Como ter galpões logísticos dentro das capitais? Lockers são a solução!

O uso de galpões logísticos é uma das formas de otimizar os processos logísticos nas empresas. Com a adoção deles, é possível agilizar processos, garantir um last mile mais eficiente, entre uma série de outras questões importantes.

Contudo, muitas vezes, ter um galpão logístico em capitais e grandes centros, com alta demanda por parte de clientes, pode ser custoso. Isso pode chegar ao ponto de inviabilizar o uso dessa instalação no local. Mas então, como resolver esse gargalo?

Uma das formas é por meio do uso de lockers. Você sabia disso? Mostraremos, a seguir, alguns dos pontos importantes a serem considerados para tomar essa decisão. Aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Qual a importância dos galpões logísticos?

Os galpões logísticos são braços importantes de qualquer empresa, principalmente, para otimizar o processo desse setor. Afinal, precisamos pensar no quanto a competitividade tem se acirrado, nas mais diferentes áreas, ao longo dos últimos anos.

Leia também: Centro de distribuição avançado: aumentando a eficiência das suas entregas

Assim, quanto melhor for essa etapa, mais satisfatória será a experiência do cliente. Lembre-se de que esse é um ponto muito mais próximo do contato do seu público com a marca.

Portanto, falhas nessa etapa tendem a causar um profundo impacto no negócio. Por exemplo, um atraso na entrega final pode ser muito mais impactante do que uma paralisação na linha de produção.

Isso não significa que você não deva dar atenção a outras questões, afinal, elas também causam prejuízos. Mas quando falamos em experiência do cliente, esse é um ponto-chave.

Dentro desse contexto, a presença dos galpões logísticos é uma importante ferramenta para esse fim, garantindo a realização das atividades no prazo e com menor custo. Com isso, é possível garantir melhores operações, com um maior retorno sobre investimento (ROI).

Os galpões, assim, permitem o armazenamento de itens, em locais estratégicos, favorecendo a distribuição e o escoamento das mercadorias de forma consistente. Muito bom, não é mesmo?

Quais os principais desafios na adoção dos galpões logísticos?

Quais os principais desafios na adoção dos galpões logísticos?

Além da importância dos galpões, é importante entender quais são os principais desafios que precisam ser superados atualmente. Vejamos, a seguir, alguns dos principais deles.

Congestionamentos

Boa parte das capitais — e, até mesmo, cidades de médio porte — têm um alto fluxo de veículos no dia a dia, o que gera uma série de congestionamentos. Com isso, a chegada das cargas e saídas dos galpões logísticos pode gerar profundos atrasos.

Isso cria um desafio importante: lidar com os prazos necessários para atender às expectativas do cliente diante de rotinas de engarrafamentos dos grandes centros. Dessa forma, é preciso encontrar alternativas que minimizem esses impactos no dia a dia.

Rodízio de carros

Outro ponto importante a ser considerado é a presença de rodízio de carros. Essa situação pode dificultar a entrada e saída de itens, principalmente, para os negócios que, em alguma medida, trabalham com número restrito de veículos em suas frotas.

Afinal, pequenas e médias empresas podem ter uma infraestrutura reduzida, o que limita, por exemplo, o número de veículos circulando para entregas no dia a dia. Assim, é preciso considerar esse ponto quando falamos de galpões logísticos nas capitais.

Restrições de caminhões

Justamente para evitar os congestionamentos, muitas cidades têm normas rígidas no que diz respeito à circulação de caminhões dentro do perímetro urbano. Por exemplo, em São Paulo, eles são proibidos de segunda à sexta-feira, entre 5h e 21h, e aos sábados, entre 10h e 22h, com exceção de feriados.

Com isso, é preciso considerar que a chegada nos galpões só pode ocorrer durante o período da noite ou madrugada. Assim, é preciso gerar uma programação consistente, considerando trajeto, chegada, separação dos itens e saída para entrega.

Leia também: Estoque descentralizado – entregue mais em menos tempo

Custo de locação dos galpões nas capitais

Nas capitais, há um maior custo no que diz respeito à locação de espaços, o que é reduzido quando você observa municípios da região metropolitana. Apesar de ter uma despesa de transporte para a capital, isso ainda pode compensar, ao colocar os gastos na ponta do lápis.

Como é possível integrar os galpões logísticos e armários inteligentes?

Como é possível integrar os galpões logísticos e armários inteligentes?

Diante dos desafios que listamos anteriormente, como superá-los? Uma das alternativas é a integração do uso de galpões logísticos e lockers, que podem ficar em locais próximos das capitais (por exemplo, na região metropolitana).

Antes de entender sobre a integração, é fundamental você saber sobre o que são os armários inteligentes. Trata-se de guarda-volumes que podem funcionar como um entremeio para o processo de entrega.

De forma prática, funcionam da seguinte forma: uma empresa pode utilizá-los para depositar, armazenar e retirar produtos. Os lockers têm um sistema de travas digitais e, por meio delas, apenas o responsável pela carga ou pessoas autorizadas podem ter acesso, usando uma senha única.

Leia também: Ship from store – saiba o que é e quais são os benefícios

Assim, é possível utilizá-los como intermediários entre o galpão logístico e o cliente (como Transit Point) ou, até mesmo, ser o ponto final de entrega, permitindo que o comprador possa retirar o item diretamente nos armários.

Com isso, a integração promove uma maior autonomia e flexibilidade para o setor logístico. Assim, pode-se criar possibilidades diversas, tais como:

  • descentralização dos processos de operações, que podem ficar em galpões menores espalhados pelo território, e contar com os armários inteligentes para dar o suporte nas capitais;
  • realização de posicionamento de mercadorias de forma estratégica, deixando os itens que têm maior saída em determinada região já em um local adequado para esse fim;
  • oferecimento de novas formas de entrega para os clientes;
  • uso como ponto de trânsito entre o cross docking e o last mile;
  • armazenamento temporário, caso isso caiba na estratégia da sua empresa.

Como os lockers auxiliam a melhorar o processo logístico em capitais?

Como os lockers auxiliam a melhorar o processo logístico em capitais?

Como vimos, os processos logísticos precisam de maiores cuidados nas capitais. Isso ocorre não somente porque são áreas nas quais há um maior fluxo de vendas, mas também, porque envolve diversos desafios.

Assim, confira quais são os principais benefícios que os lockers trazem para melhorar os processos logísticos.

Entrada na Logística 4.0

A transformação digital veio para ficar. Com isso, é natural que as empresas passem por uma série de mudanças significativas. Quando falamos nesse segmento, isso inclui o surgimento da Logística 4.0.

O termo é análogo ao das revoluções industriais, que alcançam sua quarta onda (gerando, assim, a Indústria 4.0). Uma de suas principais características é ter as tecnologias no centro dos processos produtivos.

Na Logística 4.0, isso não é diferente. Assim, é possível realizar as demandas básicas do negócio sem maiores problemas. Portanto, pode-se gerar processos inovadores de gestão, minimizando erros e garantindo maior produtividade na área.

Algumas das tecnologias que auxiliam na adoção da Logística 4.0 são:

  • sistemas de gestão;
  • computação em nuvem;
  • Big Data.

Mas então, como os armários inteligentes entram nesse processo? Simples. A gestão dos espaços é feita por plataformas digitais, o que garante maior autonomia, agilidade e precisão no controle dos lockers.

Além disso, a escolha do posicionamento é feita por meio de Inteligência Artificial, um dos principais aliados da Logística 4.0. Com isso, você terá o melhor da tecnologia ao seu lado para auxiliar nos processos do dia a dia.

Assim, você consegue priorizar eficiência, inteligência de mercado e redução de custos. Tudo que é altamente desejável no atual momento do mercado.

Redução de custos

Como você deve saber, a parte final do processo de entrega (o last mile ou, em português, a última milha das entregas) é uma das áreas mais custosas da logística — podendo corresponder a 30%.

Parte disso envolve, justamente, a dinâmica de entrada e saída de itens do galpão logístico em capitais. Com o uso dos lockers, você consegue minimizar essas questões e, principalmente, reduzir as chances de atrasos e imprevistos.

Pontos de trânsito (Transit Point)

Uma das estratégias utilizadas para logística é o Transit Point. Nesse caso, cria-se uma espécie de posto avançado de distribuição das cargas, contudo, sem presença de estoque no local.

Os itens que estão ali já têm destino previamente definido, o que agiliza os processos. Afinal, não é preciso a espera pela separação e expedição dos pedidos. Além disso, pode ou não demandar um funcionário no local para facilitar o processo.

Os lockers inteligentes, assim, funcionam como esses centros avançados. Quando bem implementados, permitem reduzir custos logísticos, principalmente, por não demandar uma estrutura sofisticada, bem como proporcionando alta segurança para os produtos.

Além disso, é possível diminuir os prazos de entrega, o que proporciona maior conforto para o cliente. Outra vantagem é que, como não há presença de estoque, isso auxilia na agilidade das operações.

Cross Docking

O Cross Docking está inserido dentro de modelos Lean, com o objetivo de enxugar os processos produtivos. Ele envolve a modificação das formas tradicionais de produção em armazéns e galpões.

De uma forma simples, é uma dinâmica na qual se permite processar diversos itens, advindos de diferentes fornecedores. Assim, por exemplo, um mesmo parceiro precisa enviar produtos para destinos afastados uns dos outros, encaminhando-as por diferentes veículos.

Na outra ponta, produtos que venham de fornecedores variados, mas que vão para o mesmo destino, são enviados pelos mesmos veículos. Assim, é possível reduzir os gastos com transportes e garantir maior agilidade.

Os lockers inteligentes podem fazer parte desse processo. Afinal, estamos falando de diversos atores trabalhando conjuntamente. Portanto, cada um terá que trabalhar de forma sinergética e alinhada com os demais.

Contudo, nem sempre isso é possível. Por isso, os armários servem como “ponto de encontro” para esse fim, aliados aos galpões logísticos. Pode-se, assim, entregar ou retirar objetos deles, criando uma espécie de doca no local.

Cada compartimento terá itens que vão para diferentes endereços. Dessa forma, torna-se mais fácil organizar essa estratégia, orientando as partes sobre essas questões.

A partir disso, é possível que os entregadores retirem as cargas e encaminhem para o destino final, sem maiores problemas.  Com isso, é possível criar estratégias mais eficientes de entrega, que possam, de fato, encantar o cliente. Além disso, garante-se um menor custo logístico.

Importante aproveitar para ressaltar que, apesar de semelhantes, Cross Docking e Transit Point não são a mesma estratégia. O segundo tem uma maior independência de terceiros, enquanto o primeiro gera menos preocupação com a operação logística.

Oportunidade para retirada pelo cliente

Uma das vantagens no uso de lockers inteligentes aliados aos galpões logísticos é permitir o acionamento da modalidade Clique e Retire (também chamada de Pick-up Point, ou Click & Collect). Por meio dela, o cliente final vai até o local e faz a retirada no armário mais próximo.

Esse é um ponto interessante, principalmente, para as capitais, pois muitas vezes o comprador não pode receber o produto em casa. É o caso, por exemplo, de quem mora em locais sem portaria e não tenha alguém na residência para receber a encomenda.

A pessoa pode escolher o melhor dia e horário para fazer a retirada, permitindo maior conforto e praticidade, caso assim escolha. Basta que receba o link para abertura da porta e tudo está resolvido.

Leia também: Dark Store – o que é e como aumenta os lucros

Logística reversa

Outro ponto que tende a ser custoso e demorado para a empresa é a logística reversa (quando o cliente vai devolver um item para o negócio). Com os lockers, é possível facilitar o processo.

Assim, a pessoa pode levar a um armário definido pela empresa e deixar um item lá. Quando o processo logístico for favorável (por exemplo, deixar entregas no local), o responsável recolhe o item, sem maiores problemas. Maior conforto para seu cliente, melhorando sua experiência com o negócio.

Aumento do faturamento para e-commerce

O e-commerce é uma das áreas que são mais beneficiadas com o uso da integração entre os galpões logísticos e os armários inteligentes. Isso porque, em primeiro lugar, como reduz os custos, consequentemente, eleva o lucro da empresa.

Outro ponto é que quando há a possibilidade de entregas facilitadas para o cliente, ele se sente mais propenso a realizar o processo de compra. Afinal, muitas vezes, é justamente o entrave do recebimento do produto que pode afastá-lo de determinada loja.

Então, por exemplo, um comprador que não consegue ter alguém para receber os produtos em casa pode escolher a opção Clique e Retire e conseguir acessar o armário mais próximo do seu trabalho. Isso oferece mais tranquilidade para ele.

Os lockers inteligentes já são utilizados?

Os lockers inteligentes já são utilizados?

A resposta é: sim. Muitas empresas internacionais já utilizam essa possibilidade, justamente, para evitar problemas nos grandes centros urbanos. Um dos exemplos é a Amazon, uma das pioneiras no processo de adesão do Clique e Retire.

Isso foi lançado em 2011, permitindo que os clientes pudessem buscar suas compras nos smart lockers definidos pela empresa. A pessoa podia selecionar essa opção no ato da compra. Assim, ao encerrar, era enviada uma mensagem avisando o endereço e a partir de que dia e horário era possível realizar a retirada.

A adesão ao smart locker deu tão certo que, atualmente, a empresa disponibiliza mais de 3 mil armários em diversos países, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Japão. Talvez, futuramente, ela implemente a opção no Brasil.

Como a HandOver pode auxiliar você a utilizar os lockers em capitais?

Armário inteligente HandOver - shopping Frei Caneca

Bom, agora que você já sabe sobre todos os benefícios no uso dos armários inteligentes com a integração aos galpões logísticos, é importante escolher um fornecedor confiável para isso. A HandOver é a melhor opção para sua empresa.

Confira, a seguir, alguns dos pontos que evidenciam a importância de contar conosco.

Pioneirismo no uso de lockers inteligentes

Um dos primeiros pontos é que a HandOver foi a pioneira em trazer os lockers inteligentes como transit point e hubs logísticos para o Brasil. Assim, temos a maior experiência no cenário nacional, o que se reflete em processos eficientes para sua empresa.

A expertise nos permitiu analisar quais são os pontos que mais dão resultados e identificar como trazer o melhor para os nossos clientes. E, claro, oferecer toda a segurança necessária para os processos. Muito bom, não é mesmo?

Uso de Inteligência Artificial para a posição dos lockers

Com a HandOver, você poderá ter certeza de que os armários inteligentes estarão posicionados nos pontos estratégicos de melhor acesso para sua empresa. Isso porque nós utilizamos tecnologia de Inteligência Artificial para a seleção dos melhores lugares para posicionamento deles.

Assim, eles ficarão em locais importantes para o seu negócio, unindo a melhor rota para saída dos galpões logísticos e acesso para seus clientes.

Isso ocorre por meio da análise dos dados de vendas da sua empresa. Nosso software consegue, assim, a partir de avaliações estatísticas, indicar o melhor posicionamento, que acarrete em maior custo-benefício para o seu negócio.

Plataforma para gestão dos lockers

Você sabe que uma boa gestão é fundamental para garantir melhores resultados em qualquer atividade. Para o gerenciamento de lockers, isso é fundamental. Nós, da HandOver, permitimos o acompanhamento em tempo real sobre o uso dos armários, com informações como:

  • quem está acessando os armários;
  • horários disponíveis;
  • qual o tempo de armazenagem.

Assim, é possível identificar todas as informações necessárias para tomar decisões mais bem fundamentadas e garantir o sucesso no last mile da sua empresa.

Segurança e suporte

Toda empresa, quando conta com um serviço terceirizado, precisa se assegurar de que o fornecedor garanta a segurança e o suporte necessários quando os gestores precisarem. E a HandOver oferece isso para você.

Por exemplo, os gestores logísticos podem contar com o nosso aplicativo, pelo qual tem o acesso ao locker, e ter autonomia, também, para compartilhar o LockerBox com outra pessoa, caso necessário. Todo o processo é seguro e, ao mesmo tempo, fornece autonomia para os responsáveis em relação aos armários.

Além disso, eles são compostos de materiais duráveis e seguros, cobertos com câmeras, que estão conectadas a uma plataforma digital. Assim, é possível garantir que seus itens ali armazenados estão devidamente protegidos.

Em caso de problemas, nós oferecemos todo o suporte necessário para que você possa tirar suas dúvidas, resolver questões e garantir o bom funcionamento das atividades para esse fim.

Portfólio de confiança

Para usar um serviço inovador, imagino que você se pergunte se há um portfólio de empresas que tenham confiado na HandOver e tenham obtido bons resultados. E fato é: temos bons nomes em nossa trajetória. Alguns deles são:

  • Dafiti;
  • Aerosoft;
  • Neodent, entre outros.

Diversidade de soluções

Nós somos pioneiros no uso de armários inteligentes para Transit Point. Contudo, não é nossa única especialidade. Nós temos soluções também para:

Outros diferenciais

Além de tudo que já listamos antes, ainda podemos mostrar outros diferenciais importantes da HandOver:

  • reduzimos em até 40% o prazo de entrega para o consumidor final;
  • temos índice de satisfação de 9.3;
  • apresentamos custo médio de R$ 0,08 por cada entrega que passe pelo locker;
  • atendemos aos padrões de entrega dos Correios;
  • utilizamos não só Inteligência Artificial, mas também, automação de Internet das Coisas e Data Science;
  • nossos armários têm design inovador, com material de alta qualidade e robusto;
  • HUB de serviços por meio do locker inteligente. Você pode, por exemplo, pagar estacionamentos e boletos pela plataforma;
  • versatilidade na escolha dos armários. Oferecemos diversos tamanhos e modelos, que esteja mais de acordo com as suas necessidades;
  • estamos sempre buscando o melhor para nossos clientes;
  • você conta com telas interativas nos armários, facilitando os processos de liberação, de forma intuitiva;
  • nossa plataforma oferece um painel de gestão para empresas, permitindo monitorar o armário a distância;
  • nosso aplicativo permite gerenciar as operações com empresas, além de compartilhar, guardar ou receber objetos no guarda-volumes, monitorando as ações e garantindo maior praticidade para seus processos logísticos.

Dessa forma, você pode perceber que nós nos dedicamos incansavelmente para trazer as melhores experiências. Com isso, é possível gerar um trabalho logístico eficiente e atingir os resultados esperados.

Assim, a integração entre galpões logísticos e armários inteligentes é fundamental para garantir que os processos da sua empresa sejam mais ágeis e eficientes. Além disso, minimiza os riscos de eventuais prejuízos.

Portanto, conte com a HandOver. Você terá todo o suporte e segurança necessários para tornar os processos logísticos da sua empresa mais eficientes. Também, contará com a melhor tecnologia ao seu lado.

Quer saber mais sobre nosso serviço de lockers inteligentes para aliá-los aos seus galpões logísticos? Acesse nosso site e aproveite para tirar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×