Qual a diferença entre Cross Docking e Transit Point

Cross Docking e Transit Point

Compreender a diferença entre cross docking e transit point é muito importante para a logística de uma empresa.

O E-commerce cresce cada vez mais, e a cada dia pessoas estão preferindo fazer suas compras pela internet. Para que o setor possa sempre prosperar, algumas coisas são necessárias, como bom atendimento, preços competitivos e logística de entrega.

Não são tarefas simples, mas pode ser mais fácil lidar com certas questões ao adotar um sistema cross docking, solução que gera mais agilidade a um custo mais baixo, e garante clientes satisfeitos.

Outro sistema de logística também adotado por algumas empresas é o transit point. Mas afinal qual a diferença entre os dois?

O que é Transit Point?

O transit point funciona como um grande centro de distribuição avançado, porém sem um estoque. Foi desenvolvido assim para lidar com determinadas áreas que se encontram muito distantes de armazéns centrais.

Uma das principais características desse sistema é que os produtos recebidos já contam com destinos definidos. Ou seja, os itens são previamente alocados aos clientes de maneira que podem ser enviados para entrega local, dispensando a espera por colocação dos pedidos.

Para investir em transit point não é preciso muito dinheiro, já que se trata de uma estrutura simples e de fácil gerenciamento.

O que é Cross Docking?

O cross docking, por sua vez, tem formato muito semelhante ao do transit point, porém também envolve múltiplos fornecedores, atendendo clientes comuns.

Se trata de um sistema muito utilizado por cadeias de varejo, em que cada palete é identificado por um código que informa a origem e destino.
Ou seja, a aplicação de cross docking envolve alto nível de eficiência e faz uso de uma plataforma com docas para recebimentos e outro para expedições. Assim, se combate a necessidade de grandes áreas para estoque.

Leia também: Lockers inteligentes como cross docking e os benefícios na operação do cliente

E qual a importância de uma boa logística de entregas para as empresas?

Existem inúmeros fatos que mostram a importância que um sistema de logística tem para empresas que precisam otimizar o processo de entregas, distribuição, trocas e retiradas pelos clientes.

A logística permite à empresa (gestores e administradores) a capacidade de organizar, planejar e controlar os processos que envolvem o armazenamento e a entrega de mercadorias, sempre visando tornar esse caminho o mais prático e fácil possível, seja para os responsáveis ou para os clientes.

Contar com esse tipo de facilidade na hora de organizar a logística dá à empresa a possibilidade de entregar um serviço diferenciado e de qualidade ao mercado, se destacando cada vez mais frente à concorrência.

Saiba mais sobre Cross Docking e Transit Point na logística de entregas das empresas

Para que o cross docking e transit point sejam bem-sucedidos e tragam resultados, é preciso ter uma boa gestão e logística, com apoio de empresas que atuem no processo logístico, como a HandOver.

A HandOver é uma empresa que atua com cross docking e, por meio de trabalho em equipe e seus lockers inteligentes, busca oferecer serviço aperfeiçoado e sempre baseado em alta tecnologia e boas práticas de mercado.

Navegue pelo site para saber como o cross docking da HandOver pode ajudar nos processos logísticos da sua empresa.

Artigo produzido por HandOver
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×