As vantagens de utilizar lockers inteligentes na indústria

As vantagens de utilizar lockers inteligentes na indústria

Entre as inúmeras tendências de gestão no setor produtivo, vale destacar a utilização de lockers na indústria como uma das inovações mais flexíveis e versáteis dos últimos tempos, podendo ter múltiplas funções práticas na rotina da empresa e dos seus colaboradores.

De guarda-volumes até armários inteligentes integrados às suas operações, estes lockers permitem agregar diversas vantagens e otimizar a armazenagem de bens materiais com muito mais segurança, praticidade e modernidade.

E, se você ainda não faz ideia de como tudo isso funciona na prática, sem problemas! Hoje, preparamos um guia completo e muito bem detalhado para explicar o que são lockers inteligentes e como essa solução pode se aplicar no ambiente industrial em diferentes formatos.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!

Afinal, o que são lockers inteligentes?

De alguns anos para cá, o termo “smart locker”, ou simplesmente armário inteligente, passou a ganhar mais notoriedade, especialmente no setor de logística. 

Afinal, esses equipamentos, de fato, contribuíram para uma verdadeira transformação na forma de distribuição de produtos e itens diversos, em especial, na etapa que chamamos de last mile (o último processo de uma entrega).

Com isso, os lockers inteligentes passaram a ser desenvolvidos por empresas especialistas e, aos poucos, foram conquistando seus espaços em locais estratégicos, como shopping centers, centros comerciais, estacionamentos, parques, etc.

Mas além da função logística para empresas, os lockers também podem servir como guarda-volumes de itens pessoais, assim como de ativos de uma companhia, sendo instalados para esses fins dentro de estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes, bares, instituições, e claro, no ambiente corporativo e industrial.

E, como são implementados os lockers na indústria?

Como bem destacado, os lockers inteligentes são uma solução versátil e um tanto quanto flexível em relação às suas funções práticas e isso se comprova perfeitamente dentro de um ambiente industrial.

Para ficar mais fácil de entender, podemos destacar alguns exemplos e sugestões práticas sobre o uso de lockers na indústria. Confira!

Lockers na indústria como guarda-volumes

O primeiro exemplo de utilização de lockers inteligentes na indústria pode servir como uma sugestão de “upgrade” dos tradicionais armários que seus colaboradores usam no dia a dia.

Nos referimos a “upgrade”, justamente porque os lockers carregam tecnologias e praticidades que um equipamento convencional e completamente manual não consegue proporcionar.

Estamos falando, por exemplo, da inexistência de chaves, já que os lockers são abertos por meio de senhas, QR Code ou aplicativos instalados no telefone do usuário.

Ou seja, na prática, isso agrega mais segurança, praticidade, privacidade e, sem dúvidas, otimização na gestão de algo simples, mas de extrema importância na rotina dos funcionários.

Mas vamos a algumas sugestões de uso dos lockers na indústria como guarda-volumes.

Vestiários

Os vestiários e banheiros são de uso comum no ambiente industrial e, oferecer armários como guarda-volumes é solução corriqueira e de grande valor para os usuários nesses locais.

Logo, por que não agregar mais modernidade, segurança e praticidade nesse tipo de serviço interno? 

Pensando justamente nisso, que os lockers inteligentes passaram a ser cada vez mais implementados nessa função de guarda-volumes em vestiários na indústria, proporcionando uma série de vantagens e benefícios práticos aos usuários, como também para os gestores.

Por exemplo, com lockers inteligentes, cada funcionário pode ter seu próprio armário — ou compartilhar com outro colega — sem a necessidade de utilizar chaves ou qualquer outra ferramenta manual para abri-lo e fechá-lo.

Se, por acaso, este mesmo funcionário for desligado da empresa ou transferido para outro setor, não há necessidade de devoluções, preocupação com cópias de chaves e outros procedimentos convencionais.

Os lockers podem ser bloqueados instantaneamente ou transferidos para outros usuários de forma simples, prática e totalmente tecnológica. Como vantagens agregadas ao uso de lockers na indústria como guarda-volumes em vestiários, podemos destacar:

  • mais segurança e menos risco de fraudes, furtos e perdas de itens pessoais;
  • maior praticidade no uso;
  • otimização na gestão e controle das aberturas dos armários;
  • monitoramento de quem abriu e usou cada locker, com controle de hora e data;
  • redução de custo e tempo com produção e cópia de chaves;

Equipamentos e EPIs

Ainda com a função de guarda-volumes, outro exemplo de utilização de lockers na indústria é como armário pessoal para armazenar itens e ferramentas de trabalho, assim como equipamentos de proteção individual.

Hoje, em tempos de pandemia, acessórios de uso particular precisam ser devidamente higienizados e armazenados e, em especial, sem nenhum tipo de compartilhamento com outros usuários.

Nesse ponto, os lockers também podem agregar diversas vantagens, sendo uma alternativa inteligente e moderna para guardá-los com mais segurança e privacidade no dia a dia dos colaboradores.

Entre as vantagens desse tipo de utilização, podemos destacar:

  • uso de armários individuais para cada funcionário;
  • mais segurança e respeito aos protocolos de proteção em tempos de pandemia;
  • mais organização com os equipamentos profissionais;
  • sem riscos de enganos, trocas, compartilhamento e uso indevido de equipamentos de outros funcionários;
  • otimização e controle na gestão desses materiais.

Lockers na indústria como solução para a gestão de ativos

Um outro exemplo de utilização de lockers na indústria está diretamente ligado à gestão de ativos, o que é fundamental na rotina desses ambientes e que, sem dúvidas, pode ter processos e controles muito mais otimizados com a tecnologia hoje em dia.

E, nesses casos, há uma infinidade de funções que os armários inteligentes podem oferecer para o setor, desde a armazenagem de pequenos insumos em uma linha de produção, até ferramentas e equipamentos de manutenção de maquinários, por exemplo.

Da maneira que fizemos no tópico anterior, vamos destacar algumas sugestões de aplicação prática de lockers na gestão de ativos na indústria. Confira!

Estoque de insumos

Todo e qualquer estoque de material é considerado um ativo tangível na indústria e, portanto, necessita de uma gestão mais apurada e detalhada nesses ambientes.

No entanto, para alguns insumos menores, os lockers podem surgir como uma solução muito mais prática e inteligente dentro de uma linha de produção.

Isso porque possibilitam uma instalação mais próxima aos processos e sem, necessariamente, ocupar muito espaço físico. Além, claro, de otimizar e agilizar o uso desses insumos, agora posicionados de forma estratégica e mais perto da linha de produção.

Fora essas vantagens, a tecnologia de um locker inteligente na indústria também permite melhorar o controle e a gestão desses ativos, já que os sistemas possibilitam informar datas, horas e usuários que utilizaram o armário em cada ocasião.

Entre os principais benefícios do uso de lockers inteligentes na indústria como estoque de insumos, vale destacar:

  • otimização e agilidade à linha de produção;
  • maior controle e gestão de dados dos usuários;
  • redução de custo com armazenagem e de tempo com processos;
  • mais organização e gestão dos estoques.

Otimização de manutenções

O uso de lockers na indústria também pode servir como solução inovadora para a gestão de manutenções de equipamentos e das linhas de produção.

Imagine, por exemplo, poder ter à disposição e em local estratégico, todas as ferramentas e acessórios necessários para consertos e manutenção dos maquinários de sua indústria.

Na prática, os lockers permitem armazenar itens, peças de reposição, ferramentas, equipamentos e utensílios de forma muito mais organizada, otimizada e estratégica dentro do ambiente industrial.

Por sua vez, as vantagens disso podem ser destacadas em diferentes aspectos, tais como:

  • instalação e disposição desses itens em locais estratégicos;
  • otimização das manutenções;
  • redução de custos e tempo em caso de paralisações das linhas de produção;
  • facilidade e praticidade no uso desses equipamentos;
  • mais segurança e controle para a gestão;
  • monitoramento dos usuários.

Armazenamento de equipamentos e eletrônicos

Comprovando toda a versatilidade do uso de lockers na indústria, esses equipamentos podem servir também como solução inteligente e segura para o armazenamento de itens de uso particular, em especial, com valor agregado mais alto.

Por exemplo, notebooks, tablets, câmeras, entre outros eletrônicos comuns na rotina de gestão industrial. Dessa forma, é possível guardar tais equipamentos com mais segurança, praticidade e com total controle de acesso, graças a tecnologia de ponta agregada pelos armários inteligentes.

E além da vantagem de guardar com segurança, os lockers podem ser equipados com USB e tomadas, para que assim, os equipamentos possam ser carregados enquanto guardados no locker.

E mais ainda, o sistema do locker possui a inteligência de sempre liberar acesso aos notebooks e tablets que estão com a carga mais completa, otimizando assim o uso dos equipamentos.

Isso prova, mais uma vez, o quão flexível pode ser a utilização de lockers na indústria, atendendo às mais diferentes necessidades desses ambientes e profissionais, seja no âmbito operacional, seja no âmbito gerencial.

E, para destacar também algumas das principais vantagens sobre o uso de lockers na indústria como guarda-volumes de eletrônicos e outros equipamentos de valor agregado, podemos ressaltar:

  • mais segurança e praticidade;
  • mais proteção aos equipamentos;
  • menos riscos de desvios e furtos;
  • maior controle e monitoramento dos usuários.

Como funcionam os lockers na indústria?

Os lockers têm funções semelhantes aos tradicionais armários e guarda-volumes, com a diferença de que agregam tecnologia e inteligência artificial ao processo, o que os torna muito mais práticos, versáteis e, de fato, inteligentes.

Na prática, para o usuário, o acesso ao armário inteligente se dá por meio eletrônico. Hoje, já existem lockers com abertura por senha, aproximação do crachá, biometria, aplicativo do celular, etc.

Paralelo a isso, as empresas e gestores também agregam outras facilidades com o uso desses equipamentos em suas empresas e indústrias, tais como sistemas e softwares de gestão completos.

Para entender melhor como os lockers funcionam na prática em um ambiente industrial e conhecer outros benefícios agregados, confira alguns aspectos essenciais.

Abertura sem uso chaves

Como já bem destacado, os lockers na indústria não necessitam de chaves, já que possuem tecnologias diversas que permitem o uso mais inteligente e prático dos armários.

Mas muito além da questão da praticidade do uso, esse fator agrega muitos outros benefícios, tais como:

  • redução de custos e de tempo na confecção de chaves e cópias;
  • muito mais segurança e menos riscos de furtos ou uso indevido das gavetas por outros usuários;
  • possibilidade de compartilhamento seguro com outras pessoas e total controle dos acessos.

Além disso, em casos de desligamentos, transferências ou mesmo de sumiço de chaves convencionais, sua empresa não precisará se preocupar — e gastar mais — com troca de fechaduras, cadeados, etc.

Cada acesso é individual e pode ser gerenciado por meio tecnológico, permitindo autorizar ou bloquear novas senhas a qualquer momento e de qualquer lugar.

Software de gestão

Agregando ainda mais tecnologia à sua gestão, os lockers inteligentes operam com softwares próprios, que permitem realizar diversas funções para o funcionamento eficiente do equipamento.

Estamos falando desde a geração e controle de novas senhas, até o monitoramento de uso de cada armário e usuário da empresa.

Então, por exemplo, se há um novo funcionário contratado, automaticamente — e de forma muito simples — ele poderá usufruir de um armário já no primeiro dia de trabalho com sua senha ou dispositivo pessoal.

O gestor também pode consultar, a qualquer momento e de qualquer lugar, quem e quando utilizou determinada gaveta em um período específico, agregando assim mais segurança e controle nos ambientes.

Integração com outros sistemas

Caso a sua indústria ou empresa já opere com algum sistema de gestão interno, os softwares dos lockers inteligentes podem ser integrados e funcionar em conjunto com outras soluções, sem precisar investir ou, necessariamente, abandonar suas ferramentas tecnológicas.

Qualidade e design inovador

Implementar lockers inteligentes na indústria não é só uma questão de praticidade e modernidade, é também inovação e design.

Afinal, esses armários são desenvolvidos com materiais de alta resistência e durabilidade, além de contarem com sistemas modernos, robustos e inteligentes para garantir um uso mais prolongado e uma verdadeira experiência ao usuário.

Além disso, o design moderno e inovador agrega mais modernização aos ambientes corporativos e industriais.

Versatilidade de modelos e operações

Muito além da versatilidade das funções que destacamos ao longo deste texto, os lockers inteligentes apresentam características, tamanhos e modelos bem diversificados, podendo atender às mais variadas necessidades de sua empresa.

Na prática, isso ajuda a otimizar o espaço físico de seus ambientes e a oferecer soluções mais personalizadas a cada perfil de negócio.

Fora isso, os lockers e guarda-volumes podem apresentar funcionalidades e operações diferentes também, o que torna a solução ainda mais direcionada às necessidades de cada empresa.

Mais comodidade à empresa e aos usuários

Muitas vezes em ambientes industriais, certos procedimentos e políticas internas são obrigatórias para todos os colaboradores, tais como a proibição de acesso com mochilas e bolsas dentro da fábrica, estoque ou armazém.

Com o uso de lockers inteligentes, esses processos podem ser melhor geridos e evitar desconfortos, insegurança e até mal entendidos entre pessoas e a empresa, como falta de liberdade, necessidade de revistas, entre outros exemplos.

Outros serviços agregados

Entre as inúmeras possibilidades de operações agregadas pelos lockers inteligentes, há também a função de instalação de um HUB de serviços integrado ao armário em alguns modelos.

Em outras palavras, o próprio equipamento permite a realização de pagamentos, como estacionamentos, boletos, entre outros serviços, caso a empresa ache necessário e coerente tal diferencial.

Como implementar a solução na sua indústria?

Se você curtiu a ideia de instalar lockers inteligentes na sua indústria ou empresa, saiba que esse processo é mais simples do que se imagina. Afinal, hoje, já existem soluções nacionais e de excelente custo-benefício em todo o Brasil à disposição.

A HandOver é exemplo prático disso e é referência no desenvolvimento de lockers inteligentes e hubs logísticos, tendo soluções específicas e modernas para guarda-volumes, que se aplicam perfeitamente aos ambientes industriais.

Com tecnologia de ponta e fabricação 100% nacional, a empresa é destaque nesse mercado e oferece lockers de todos os tipos e modelos, conforme as necessidades de sua empresa.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o uso de lockers na indústria e um guia de como esse tipo de solução visa otimizar não somente a rotina de seus colaboradores, como também permite agregar benefícios práticos e estratégicos para o seu negócio.

E se você quer conhecer mais sobre esse tipo de tecnologia e como implementar um locker inteligente na sua indústria, não deixe de conversar com um de nossos especialistas. Agende uma apresentação mais detalhada da HandOver e implemente a modernidade hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×