Dark Store: o que é e como aumenta os lucros

Dark Store: o que é e como aumenta os lucros

Em tempos de logística omnichannel, o uso das chamadas Dark Stores tem se destacado como estratégia fundamental entre diversas empresas para otimizar a última milha das entregas. O principal intuito é reduzir o tempo e otimizar seus processos de distribuição, em especial, nos grandes centros urbanos.

E é justamente sobre o tema que, hoje, resolvemos preparar um post exclusivo para abordar o papel essencial das Dark Stores no Varejo. Aqui, mostraremos um pouco como elas funcionam e como podem agregar valor às suas operações logísticas.

Leia também: Como ter galpões logísticos dentro das capitais? Lockers são a solução!

Sendo assim, sem muitas delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!

Afinal, o que são as Dark Stores? 

Na tradução literal, Dark Store significa “loja escura”, o que remete a uma ideia de uma “loja invisível” à vista do consumidor. E, na prática, é exatamente isso!

As Dark Stores são locais estratégicos utilizados para armazenamento, picking e distribuição de produtos online. Geralmente eles estão espalhados em pontos mais próximos de onde o consumidor se encontra.

Em outras palavras, as Dark Stores operam como pequenos centros de distribuição e armazenagem das empresas. Porém, em versões mais otimizadas, dinâmicas e divididas em pequenos “hubs” ou “lockers” urbanos. 

Quais as vantagens das Dark Stores?

Entenda como as Dark Stores se tornaram uma alternativa estratégica na logística e como isso pode impactar diretamente o lucro das empresas.

As Dark Stores operam de forma independente e estão localizadas em pontos estratégicos de entregas. Nos últimos anos, essa alternativa se tornou ainda mais vantajosa para as empresas do varejo.

O aumento das demandas online e as contínuas mudanças no consumo do brasileiro explicam essa tendência.

Para se ter uma ideia melhor, um levantamento da Mastercard apontou que, entre 2020 e 2021, as vendas do e-commerce cresceram 75% no país.

E isso, sem dúvidas, tem impacto não somente nas operações logísticas das empresas, mas também nos custos dessas entregas.

Assim, o uso das Dark Stores se ampliou nesse período, tanto como solução para a otimização na distribuição, como para a redução de gastos operacionais. Consequentemente, isso também proporciona um aumento das margens de lucros desses negócios.

Segundo uma pesquisa da Capgemini, as entregas de lojas dark aumentam, em média, 7% as margens de lucro das companhias. Isso se dá, basicamente, ante à economia agregada e ao melhor rendimento das entregas nessa modalidade.

E como funcionam na prática? 

É importante ressaltar que, hoje, há uma infinidade de soluções propostas pelas Dark Stores nos centros urbanos. Logo, é possível encontrar diferentes modelos disponíveis no mercado, cada qual com seus diferenciais.

Ademais, a tendência dos lockers é o que podemos destacar como solução ainda mais dinâmica e eficiente no momento.

Afinal, estes pontos estão em locais ainda mais próximos ao consumidor. 

Na prática, as lojas Darks e os lockers operam da seguinte forma: 

  • os pedidos saem dos CDs da empresa; 
  • os produtos são distribuídos em lockers estratégicos, conforme a localização dos clientes; 
  • os itens são armazenados temporariamente nestes locais, em uma operação conhecida como transit point;
  • a entrega é realizada por diferentes modais de transporte. 

Além da otimização operacional e estratégica, as Dark Stores também agregam em outros aspectos. Por exemplo, na implementação de tecnologias, automatização da gestão, versatilidade de funcionamento, entre outros.

Enfim, esses são alguns pontos essenciais sobre o uso de Dark Stores no Varejo e seus benefícios práticos. Vale reforçar que, mais do que otimização logística, tal estratégia proporciona aumentar o lucro e, consequentemente, agregar melhores experiências ao consumidor. 

Gostou? Quer saber mais sobre a versatilidade das Dark Stores? Então, aproveite para ler também nosso próximo artigo e entenda como os Lockers Inteligentes podem aumentar seu volume de vendas. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×