O que é Last Mile e a sua importância na logística

Last mile e a importância logística

O last mile é parte integrante de um processo logístico em e-commerces. Isso porque, após uma compra online, é de responsabilidade da empresa garantir que a encomenda chegue até seu local de destino.

Tendo isso em mente, é possível entender o last mile como a etapa final de entrega de algo que foi comprado pela internet. Por isso, ela também é chama de última milha.

Mas como o last mile impacta na logística?

Leia também: Entenda como a HandOver ajuda e-commerces na redução dos custos logísticos

Como a última milha impacta na logística

Hoje, a última milha pode impactar na logística em diversas frentes. De tal forma que as principais são:

  • Acompanhamento da entrega: parte dos clientes não se contenta em receber um código de rastreio. Então, eles desejam fazer o acompanhamento da encomenda em tempo real, saber onde o entregador está e quando, precisamente, chegará até sua residência;
  • Custos para o lojista: a última milha é uma etapa que pode sair muito cara para o empresário. Pois, fatores como trânsito, localização do destino e ausência do cliente podem configurar gastos extras;
  • Orientações quanto à entrega: para que o last mile ocorra de forma eficaz, sem problemas, é preciso manter comunicação constante com o entregador e com o cliente. Isso, sobretudo, garante que não haja conflito de informações;
  • Eficiência na entrega: realizar a entrega no local correto, no horário programado e para a pessoa certa, são questões que fazem parte de um processo de last mile eficiente. Isso evita problemas no trajeto e atrasos nas entregas.

Leia também: Lockers inteligentes como Cross Docking e os benefícios na operação do cliente.

Como melhorar a logística de entrega no last mile

Sem dúvida, a operação de Transit Point é uma solução perfeita para otimizar o processo de last mile por meio de uma entrega de produtos mais inteligente e bem articulada.

A HandOver é uma Startup brasileira que fornece armários inteligentes como Transit Point. Nós existimos para melhorar o processo de entrega, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Simule com a gente: Entenda como os armários inteligentes reduzem os custos logísticos.

Como o modelo de Transit Point da HandOver melhora a logística de entregas

O Transit Point nada mais é que uma ponte entre as encomendas e seus destinos. Isto é, os pacotes são encaminhados até os lockers da HandOver, por onde passa o entregador (muitas vezes de bicicleta) para recolhê-los e fazer a entrega direta para o cliente.

Dessa forma, o last mile se torna mais bem planejado e resolve problemas com trânsito, entregas em locais de difícil acesso (como grandes centros urbanos) etc.

Ou seja, os armários ficam instalados em pontos estratégicos da cidade, de forma que o pacote pode ser deixado o mais próximo possível da residência do cliente, facilitando o last mile para o entregador.

Leia também: Conheça a diferença entra a logística inbound e outbound

Saiba mais sobre Transit Point no last mile

A HandOver é uma plataforma pela qual empresas podem alugar lockers que atuam como armários inteligentes para retirada de produtos pelos entregadores (responsáveis por efetuar o last mile de forma otimizada).

Navegue pelo site para conhecer mais sobre essa solução.

Artigo produzido por HandOver
HandOver
HandOver

Viemos para melhorar a logística nas cidades e a mobilidade urbana das pessoas através da transformação do velho guarda-volumes de chaves em um ecossistema de guarda-volumes inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×