O last mile é parte integrante de um processo logístico em e-commerces. Isso porque, após uma compra online, é de responsabilidade da empresa garantir que a encomenda chegue até seu local de destino.
Tendo isso em mente, é possível entender o last mile como a etapa final de entrega de algo que foi comprado pela internet. Por isso, ela também é chama de última milha.
Mas como o last mile impacta na logística?
Leia também: Entenda como a HandOver ajuda e-commerces na redução dos custos logísticos
Como a última milha impacta na logística
Hoje, a última milha pode impactar na logística em diversas frentes. De tal forma que as principais são:
- Acompanhamento da entrega: parte dos clientes não se contenta em receber um código de rastreio. Então, eles desejam fazer o acompanhamento da encomenda em tempo real, saber onde o entregador está e quando, precisamente, chegará até sua residência;
- Custos para o lojista: a última milha é uma etapa que pode sair muito cara para o empresário. Pois, fatores como trânsito, localização do destino e ausência do cliente podem configurar gastos extras;
- Orientações quanto à entrega: para que o last mile ocorra de forma eficaz, sem problemas, é preciso manter comunicação constante com o entregador e com o cliente. Isso, sobretudo, garante que não haja conflito de informações;
- Eficiência na entrega: realizar a entrega no local correto, no horário programado e para a pessoa certa, são questões que fazem parte de um processo de last mile eficiente. Isso evita problemas no trajeto e atrasos nas entregas.
Leia também: Lockers inteligentes como Cross Docking e os benefícios na operação do cliente.
Como melhorar a logística de entrega no last mile
Sem dúvida, a operação de Transit Point é uma solução perfeita para otimizar o processo de last mile por meio de uma entrega de produtos mais inteligente e bem articulada.
A HandOver é uma Startup brasileira que fornece armários inteligentes como Transit Point. Nós existimos para melhorar o processo de entrega, reduzir custos e aumentar a eficiência.
Simule com a gente: Entenda como os armários inteligentes reduzem os custos logísticos.
Como o modelo de Transit Point da HandOver melhora a logística de entregas
O Transit Point nada mais é que uma ponte entre as encomendas e seus destinos. Isto é, os pacotes são encaminhados até os lockers da HandOver, por onde passa o entregador (muitas vezes de bicicleta) para recolhê-los e fazer a entrega direta para o cliente.
Dessa forma, o last mile se torna mais bem planejado e resolve problemas com trânsito, entregas em locais de difícil acesso (como grandes centros urbanos) etc.
Ou seja, os armários ficam instalados em pontos estratégicos da cidade, de forma que o pacote pode ser deixado o mais próximo possível da residência do cliente, facilitando o last mile para o entregador.
Leia também: Conheça a diferença entra a logística inbound e outbound
Saiba mais sobre Transit Point no last mile
A HandOver é uma plataforma pela qual empresas podem alugar lockers que atuam como armários inteligentes para retirada de produtos pelos entregadores (responsáveis por efetuar o last mile de forma otimizada).
Navegue pelo site para conhecer mais sobre essa solução.