Skip to main content

Os pontos de entrega e coleta já são mundialmente conhecidos. Grandes empresas como a Amazon já fazem uso dessa tecnologia para otimizar a logística de entrega.

Aqui no Brasil, o Mercado Livre e os  já perceberam a tendência e lançaram suas opções de pontos de coleta e entrega inteligentes. Os Correios optaram por uma opção mais tecnológica  de ponto de coleta e entrega, fazendo essa operação com lockers.

Quais negócios precisam de pontos de entrega e coleta?

Sabemos que o mundo está cada vez mais digital e isso reflete em basicamente todo tipo de negócio. Já não existe quase nenhum produto que você não possa comprar online.

Entenda mais em: Como e por que implementar lockers na sua logística? 

Por isso, não é exagero afirmar que basicamente qualquer tipo de negócio pode se beneficiar com  os pontos de entrega e coleta  inteligentes. É comum se pensar nesse tipo de solução mais voltada para e-commerces, mas a abrangência dessa solução vai muito além. Alguns exemplos de negócios que podem otimizar suas operações com pontos de entrega e coleta são:

  • Lavanderias
  • Farmácias
  • Serviços de Suporte 

Essa lista pode parecer um pouco aleatória, não é? Mas é para mostrar exatamente essa diversidade de opções.

Vamos explicar brevemente como funcionam os pontos de entrega e coleta em cada um desses cenários, dessa forma ficará mais fácil entender.

Pontos de entrega e coleta em Lavanderias

Lavanderias são um excelente exemplo para o uso de pontos de coleta e entrega inteligentes. Isso porque a operação logística desse negócio se baseia em coleta e entrega.

O cliente entrega suas peças e, depois de todo o processo concluído, ele irá buscá-las. Com os pontos de coleta e entrega inteligentes esse processo pode ser feito de forma muito mais automatizada, com autoatendimento.

Se esse ponto for um locker, por exemplo, o cliente pode colocar seus dados na tela de autoatendimento que liberará uma porta para que ele deposite suas peças.

Assim, o funcionário da lavanderia que irá fazer a coleta, já tem todas as informações necessárias e o acesso fácil às peças.

Da mesma forma pode ser usado para a retirada. Com os dados do cliente, assim que as peças estiverem prontas, o locker pode enviar uma notificação para o cliente, que vai se dirigir ao locker e retirar suas peças com um código único, podendo até mesmo fazer o pagamento na tela do locker.

E essas operações podem acontecer tanto juntos quanto separadas. Ou seja, pode-se oferecer só a entrega pelo locker, só a coleta ou ambos.

Pontos de entrega e coleta em Farmácias

Nas farmácias, esse ponto de entrega e coleta funciona de maneira similar ao e-commerce, com a estratégia de out of home delivery.

O cliente pode fazer a compra por qualquer canal, seja no site, App ou até mesmo via telefone e, assim que receber o código – que pode ser uma senha, um link ou QR code – ele vai retirar seu pedido.

E esse ponto pode ou não ficar na própria farmácia. Na opção em que ele fica na farmácia, por exemplo, os itens podem ser entregues com mais velocidade e, estando em um local seguro, podem estar disponíveis 24h.

Já na opção em que ele não fica na farmácia, o locker pode ficar em locais como estacionamentos, shoppings e até lojas. Essa opção permite mais abrangência de regiões que a farmácia consegue atender. 

E como falamos de ponto de entrega e coleta, podemos ressaltar aqui que esse pontos também podem ser usados para que a farmácias receba produtos e não só faça entregas.

Pontos de entrega e coleta para Serviços de Suporte 

Os pontos de entrega e coleta para serviços de suporte funcionam principalmente para atender o que conhecemos como SLA (ou Acordo de nível de serviço). Que nada mais é que o acordo feito entre as partes de, entre outros itens, o tempo de atendimento de um suporte.

Com esse ponto inteligente, também conhecido nesse caso como estoque avançado, as peças ficam estocadas em lockers inteligentes, sendo de fácil acesso para retirada e devolução pelos técnicos. 

Ou seja, nesse local podem ser feitas as entregas e coletas de peças. Tanto pelo fornecedor entregando uma peça nova, quanto pelo cliente entregando a peça com defeito e, claro, pelo técnico que irá prestar o suporte, que é quem faz a retirada em ambos os casos.

A tecnologia certa

Bom, agora que você já conhece algumas das formas de usar os pontos de entrega e coleta inteligentes, já é possível imaginar os infinitos cenários que eles podem ser aplicados.

Mas para que eles sejam eficazes, é preciso investir na tecnologia certa. É preciso escolher uma empresa que seja focada em tecnologia e que pense em cada negócio de forma individual, com soluções personalizadas para cada negócio.

E essa empresa, sem dúvidas, é a handover! Por isso, se você está pensando em levar a tecnologia de pontos de entrega e coleta inteligente para o seu negócio, seja ele qual for, fale com a gente.