Centro de distribuição avançado: aumentando a eficiência das suas entregas

Quem trabalha com e-commerce sabe o quanto os processos logísticos são importantes para a competitividade do negócio. É nesse cenário que o centro de distribuição avançado aparece como solução inovadora na cadeia de suprimentos. Você conhece o significado dessa metodologia?

Basicamente, a missão é reduzir custos, contar com operações mais eficientes, e, acima de tudo, superar as expectativas dos consumidores.

Leia também: Como ter galpões logísticos dentro das capitais? Lockers são a solução!

Neste post, mostraremos como essa dinâmica garante resultados positivos para sua empresa. Siga a leitura e confira!

Afinal, o que é um centro de distribuição avançado?

O centro de distribuição avançado é uma configuração logística onde há um escalonamento da cadeia de suprimentos. Isto é, o estoque é direcionado para várias instalações de armazenagem, de modo que os pedidos dos clientes sejam atendidos com mais agilidade e eficiência.

A ideia é otimizar tempo avançando os itens para diferentes áreas geográficas. Então, quando o consumidor realiza um pedido, o produto já está no centro avançado mais próximo para realização da entrega.

Em que consiste a armazenagem estratégica?

A armazenagem estratégica diz respeito a ações de gerenciamento para otimizar processos logísticos. 

Nesse modelo, a alocação das mercadorias tem como foco a redução dos custos de armazenamento, bem como o aumento da qualidade dos serviços.

Suas operações apresentam 5 pilares básicos, são eles:

  • recebimento;
  • movimentação das mercadorias;
  • estocagem; 
  • separação de pedidos; 
  • expedição de mercadorias.

Por que investir nos lockers inteligentes?

Os lockers inteligentes — ou smart lockers, termo original — consistem em um conjunto de armários que fazem o papel de um centro de distribuição avançado nas cidades.

Em resumo, eles são posicionados em lugares estratégicos e têm por finalidade a entrega ou devolução de mercadorias. Além disso, podem acessar os compartimentos do locker apenas as pessoas com autorização para tanto.

Trata-se de uma estratégia bastante eficiente para acelerar a logística dos e-commerces, podendo ser utilizada tanto na logística reversa como também retirada de produtos.

Quais os principais benefícios da implementação dessa estratégia?

Quais os benefícios da implementação dos Centros de Distribuição Avançado?

A gestão das estruturas escalonadas enseja inúmeros desafios, mas, ao mesmo tempo, oferecem importantes vantagens competitivas. A seguir, confira os principais benefícios da estratégia.

Redução de custos

Considerando a grande extensão territorial do nosso país, um dos maiores obstáculos do setor logístico é a economia nos processos de transporte.

Ao adotar a estrutura escalonada do centro de distribuição avançado, é possível fazer a consolidação de grandes volumes de carga, de forma que se realize o transporte de cargas fracionadas até o cliente em movimentos de pequena distância.

Resultado: os custos de transporte serão naturalmente mais baixos.

Agilidade nas entregas

Outro reflexo positivo do sistema de centro de distribuição avançado é a agilidade no processo de entrega. A descentralização do estoque permite atender os clientes dentro da menor janela de tempo possível.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, aliar eficiência à economia de custos é uma peça-chave para que empresas de diferentes segmentos alcancem um alto desempenho.

Com o centro de distribuição avançado, é possível assegurar a entrega de produtos de forma mais rápida e barata, aumentando, com isso, o nível de satisfação dos clientes e também a sua fidelidade.

Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contato com o time de especialistas da HandOver e descubra a melhor forma de otimizar as operações logísticas do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×