O que é varejo Omnichannel e quais são as vantagens para o seu negócio

varejo Omnichannel

O varejo Omnichannel significa varejo multicanal. É uma mudança que vem sendo implantada e tornará o consumo mais moderno para a sociedade.

Se antes o consumidor precisava procurar por um produto de loja em loja, além de ter que andar muito pesquisando preços, hoje pode realizar toda essa busca de produto e preço pela internet, fazer a compra e retirar o pedido na loja. É o chamado Click and collect, que transformou a forma como vemos o varejo.

O termo multicanal não diz respeito, apenas, à essa integração entre plano físico e online, e sim explorar as diversas oportunidades que podem surgir no meio digital. É muito válido salientar que alguns canais envolvidos no contexto Omnichannel são:

  • Sites de busca;
  • Site da marca;
  • Redes sociais;
  • Blog corporativo;
  • E-mail;
  • Aplicativos de troca de mensagens; etc.

Mas afinal, o que é o Omnichannel

O Omnichannel não é apenas uma variedade de canais de compra e venda. Mais do que isso, ele dá ao consumidor a possibilidade de ser tratado de forma personalizada em todos os canais da empresa, melhorando muito a experiência de compra. Isso significa que o cliente terá o mesmo tratamento em todos os pontos de contato com a marca.

Outro ponto importante diz respeito ao Click and collect, um modelo de vendas que tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado os consumidores, já que garante uma experiência de compra rápida (escolher o produto, clicar e buscar).

Vantagens do Omnichannel para o seu negócio

Comunicação integrada

Utilizar o Omnichannel demanda muito planejamento integrado e comunicação entre todos os setores, sempre visando tornar a experiência do cliente mais enriquecida. Independentemente do que o consumidor está procurando, se faz uma pergunta nas redes sociais ou se vai presencialmente até a loja, o procedimento deve ser único.

Experiência de compra otimizada

Hoje, o consumidor busca pelas melhores experiências de compra, o que vai muito além de apenas adquirir um produto. No geral, a forma como o cliente se sente durante a compra de algo é tão importante quanto a qualidade do produto ou a oferta de um bom preço.

O Omnichannel permite uma experiência de compra se torne melhor, e não por conta de uma maior presença de canais, e sim pela forma como esses canais estão combinados para entregar ao cliente uma jornada que faça toda a diferença.

Menos custos para o varejista

Omnichannel não significa aumento de custos para vender, pelo contrário! Ao adotar uma estratégia multicanal, é possível combater o excesso de custos. Isso faz todo sentido quando pensamos no prejuízo que uma oportunidade perdida traz quando não se faz uso do Omnichannel.

Todo o potencial cliente que entra em uma loja e sai de lá sem levar um produto configura uma oportunidade perdida. Boa parte disso se deve à falta de canais integrados de compra, que levem em conta as especificidades dos consumidores.

Lockers inteligentes da HandOver auxiliam na logística do varejo Omnichannel

A HandOver é uma empresa que fornece serviço de cross docking e lockers inteligentes para que o varejo Omnichannel tenha todo o suporte logístico na entrega de produtos vendidos pela internet.

Com os guarda-volumes da HandOver, tanto o varejo Omnichannel quanto os clientes tiram proveito de formas mais práticas e seguras de realizar a entrega, retirada e troca de mercadorias em pontos estratégicos da cidade.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a HandOver e seus lockers inteligentes.

Artigo produzido por HandOver
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×