Estoque descentralizado: entregue mais em menos tempo

Estoque descentralizado: entregue mais em menos tempo

Um dos grandes desafios que os empreendedores encontram é definir qual a modalidade ideal de estoque do e-commerce. Um dos mais utilizados é o estoque descentralizado, pois ele permite entregar mais produtos em um tempo mais curto. Com isso, há uma série de outros benefícios para a empresa.

Entre eles estão a satisfação do cliente, redução de custos, aumento da competitividade e da rentabilidade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post e entenda como a melhor decisão impacta no sucesso do negócio.

Leia também: Como ter galpões logísticos dentro das capitais? Lockers são a solução!

Qual a importância da gestão de estoques?

Administrar o estoque é uma estratégia fundamental para o sucesso de um empreendimento. Afinal, os produtos possibilitam as vendas e, como resultado, o faturamento de uma empresa. Por isso, os materiais precisam estar disponíveis quando solicitados. Também, que sejam entregues em tempo hábil ao cliente.

Desse modo, a gestão de estoques permite saber quanto é necessário adquirir para ter um fluxo adequado, ou seja, sem falta de recursos nem excesso de produtos armazenados, que geram custos desnecessários.

No caso de e-commerce, há várias modalidades de estoque, como:

  • físico próprio;
  • compartilhado;
  • terceirizado;
  • consignado;
  • descentralizado.

Ainda há outros. No entanto, esses são os mais utilizados para as vendas online, principalmente o estoque descentralizado.

O que é estoque descentralizado?

Trata-se de uma modalidade de estocagem na qual os produtos são mantidos em locais diferentes. Esses centros de distribuição podem estar na mesma cidade, estado ou regiões diversas. Isso dependerá principalmente do tamanho, das condições e do público consumidor de determinado empreendimento.

Dessa maneira, dependendo da localização que o consumidor fez a compra, a empresa aciona o armazém ou ponto de distribuição mais próximo para fazer a entrega. Além dos grandes centros de distribuição, os chamados lockers também são uma das formas de estoque descentralizado.

Quais são as vantagens dessa modalidade de estoque?

Como há diversos locais de armazenamento e expedição, a entrega passa a ser mais rápida. Isso porque o ponto mais próximo ficará responsável pela expedição. Assim, os custos com envio são menores e há menos chances de haver atrasos.

Como resultado, a experiência e a satisfação do cliente melhoram. Essas vantagens se desdobram em outras, como:

  • ganho de vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
  • aumento do faturamento da empresa;
  • conquista de mais espaço no mercado.

No entanto, para atingir esses benefícios, é preciso ter um controle de estoque eficiente. Afinal, será preciso monitorar mais de um centro de distribuição. Por esse motivo, normalmente são empresas de maior porte que optam pelo estoque descentralizado.

Isso acontece porque, além de atuarem em uma área maior, contam com mais recursos para manter mais lugares de armazenamento. Para definir os locais de pontos de distribuição, avalie em quais regiões há maior número de vendas, bem como quais áreas o seu negócio pode explorar mais.

Portanto, o estoque descentralizado é uma excelente estratégia para conseguir entregar mais produtos em menos tempo. Com isso, é possível reduzir os custos de envio e aumentar a satisfação dos clientes. Como consequência, seu negócio será mais competitivo e estará no rumo certo do sucesso.

Quer saber mais? Então, leia o nosso artigo sobre Cross Docking e Transit Point, conheça as diferenças entre os dois sistemas de logística e tire suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×