Diante o forte aumento de consumo no comércio eletrônico, alguns conceitos que só eram de conhecimento de grandes players do varejo, estão cada vez mais populares. Um deles é o omnichannel.
E existem algumas estratégias que fazem esse conceito ser aplicável, como melhorar a experiência do usuário no site, aplicativo e-commerce da loja online. É muito importante também, investir em otimização na logística de entrega.
Uma das formas de fazer isso é com o Pick up in store. E é exatamente sobre esse conceito que vamos falar por aqui. Trazendo dicas e informações úteis sobre como aplicar no seu negócio e quais as vantagens. Vamos conferir?
O que é Pick up in store?
Pick up in store (ou apenas pick up store) é um termo que, traduzido para o português, significa “retirar na loja”.
Esse conceito é um dos pilares do omnichannel justamente por unir, de uma forma bem evidente, o comércio eletrônico com o comércio físico.
Na prática, ele acontece de maneira bem simples. O cliente efetua a compra na loja virtual e, no momento da compra, escolhe a opção de retirada na loja.
Então, se dirige até ela, e retira o produto. Essa retirada pode ser feita com assistência pessoal, onde um funcionário faz essa entrega em mão ou através de lockers, por exemplo. No segundo cenário, o cliente é quem faz o processo, sem precisar de assistência.
Por que usar essa estratégia?
A importância do Pick up store na estratégia omnichannel por si já seria motivo o suficiente para implementar esse sistema no seu negócio.
Mas além disso, essa estratégia pode proporcionar redução de custos na logística do seu negócio. Isso porque, utilizando o Pick up store, nessa opção, todos os gastos de transporte da entrega ficam por conta do próprio cliente.
Não só a redução de custos, como também a melhoria de prazos para o cliente final. Afinal, aquele cliente que quer comprar online, mas está com pressa para receber, pode optar por essa opção e retirar ainda no mesmo dia. Atendendo a tendência de mercado de same-day delivery.
Outras vantagens do Pick up in store
As vantagens citadas acima são as principais, e além delas, podemos listar mais algumas:
- Menos gastos com envios de produtos para o Centro de Distribuição
- Possibilidade de redução do preço final do produto
- Mais opções de pagamento, que pode ser feito na retirada da compra
- Aumento do número de consumidores dentro da sua loja física
- Aumento das oportunidades de conversão de vendas dentro da sua loja física
Como levar o Pick up in store para a sua loja
Para implementar no seu e-commerce, o primeiro passo é ter uma loja física. E então, é necessário criar um espaço específico para essa retirada.
Esse local pode ficar posicionado em um local estratégico, onde o cliente precise percorrer a loja, e assim conhecer outros produtos, para aumentar as vendas na loja física.
Outra sugestão, pensando na experiência do cliente, é deixar esse local de retirada bem na entrada, para que o cliente possa fazer a retirada rapidamente.
Como citado acima, esse ponto de retirada pode ser um balcão, com um colaborador dando a assistência. Ou essa retirada pode acontecer em um locker, que funciona como pick up point.
Lockers como pick up points
Utilizar smart lockers ou armários inteligentes como ponto de retirada do pick up in store pode ser uma excelente opção para lojas que estão preocupadas com a experiência do cliente.
Visto que a retirada pode ser muito prática. Em poucos cliques, o cliente consegue retirar seu produto, sem precisar de contato ou esperar atendimento.
Em resumo, a estratégia de retirada na loja, além trazer diversos benefícios para o e-commerce, para a loja física e para o cliente, é uma estratégia facilmente aplicável em qualquer negócio.
Gostou dessa estratégia? Preencha o formulário abaixo e fale com um especialista para levar o Pick up in store para a sua loja através de lockers inteligentes.