5 dicas para reduzir custos e problemas na logística da sua empresa

Descobrir como diminuir os custos e problemas na logística da empresa é um desafio para muitos e-commerces, principalmente no last mile. Acompanhe 5 dicas e veja como a HandOver pode ajudar.

A logística de uma empresa, assim como o nível cada vez mais alto de exigências por parte dos clientes, representa desafios que devem ser superados para otimizar o posicionamento de uma empresa no mercado.
Mas como é possível reduzir custos na logística de uma empresa? Acompanhe 5 dicas e veja como ter auxílio profissional para lidar com essa questão.

Leia também: Lockers inteligentes como Cross Docking para Logística Last Mile e os beneficios na operação do cliente.

Como reduzir custos com o last mile e melhorar a logística da sua empresa

Investir em logística de entregas, visando otimizar os processos envolvidos no last mile, é uma das melhores formas de reduzir gastos e diminuir a incidência de problemas nessa fase, que é mais vulnerável e custosa.

Há vários problemas relacionados à etapa de entrega, por exemplo, como ausência do destinatário para receber a encomenda, atrasos por parte das transportadoras, trânsito e até mesmo roubo de cargas.

Nesse sentido, uma ótima solução é adotar serviços específicos para logística Outbound, como lockers, Cross Docking, Transit Point, entre outros. Em vista disso, as principais dicas para melhorar a logística da sua empresa, principalmente no setor de entregas, são:

1- Saber como otimizar a logística Outbound

Dentro da logística Outbound, a empresa é que vai até o consumidor final, como acontece com as encomendas adquiridas via e-commerce, e cabe ao lojista ter total atenção ao processo de distribuição desses pedidos, monitorando de perto o trajeto e investindo em soluções que, além de diminuir custos para a empresa, sejam igualmente vantajosas para o cliente.

Leia também: Saiba a diferença entre a logística Inbound e Outbound

2- Armários inteligentes

Os lockers, ou armários inteligentes, ajudam a reduzir os custos logísticos e oferecem ao cliente uma possibilidade viável para retirada da compra. Ou seja, ao invés de ter que ficar em casa esperando pela transportadora, o cliente pode ir até o locker e pegar o produto. A responsabilidade do e-commerce ou varejo físico fica em fazer o transporte até o armário inteligente e monitorar o processo para garantir que tudo saia como o planejado.

Os armários inteligentes podem funcionar até 24 horas, dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento, o que permite ao cliente retirar o produto quando melhor lhe convir. Além disso, representam um custo menor com transportadoras, já que a entrega deixa de ser individual.

3- Cross Docking

O Cross Docking pode incluir múltiplos fornecedores, assim como pessoas físicas. Se trata de uma solução muito adotada em cadeias de varejo, sendo que envolve um alto nível de eficiência por meio de plataforma com armários para distribuição e recebimentos.
Nesse sentido, graças aos armários inteligentes, o Cross Docking dispensa a necessidade de investir em grandes áreas para estoques.

4- Transit Point

O Transit Point se assemelha ao Cross Docking no sentido de poder funcionar como um centro de distribuição avançado, porém sem estoque. O sistema foi criado como solução para lidar com casos de áreas que estão localizadas muito distante de armazéns.

Ou seja, nesse sistema, as encomendas são alocadas em armários inteligentes para que possam ser enviadas para a entrega, que pode ser feita por entregadores de moto ou bicicleta, dispensando caminhões ou grandes veículos que sentem dificuldade de locomoção em grandes centros urbanos.

Leia também: Qual a diferença entre Cross Docking e Transit Point

5- HandOver

A HandOver é uma Startup que ajuda na logística de empresas ao entregar maior eficiência, redução de custos e otimização no processo de entrega de encomendas, e isso acontece graças aos lockers inteligentes, que podem ser utilizados na ponta ou no meio da cadeia logística.

Conheça as vantagens da HandOver para logística no last mile

A logística de empresas, principalmente no last mile, quando feita de forma otimizada, garante aos gestores a capacidade de reduzir custos e problemas em processos que envolvem a distribuição e entrega de encomendas.

Nesse cenário, a HandOver surge como uma solução de armários inteligentes que podem ser aplicados para diversos fins, como no sistema Cross Docking, no Transit Point, no Pick up, entre outros envolvidos na logística Outbound.

Navegue pelo site e entre em contato pelo formulário para conversar com um especialista da HandOver e, juntos, descobrirem como os armários inteligentes podem auxiliar na logística da sua empresa.

HandOver
HandOver

Viemos para melhorar a logística nas cidades e a mobilidade urbana das pessoas através da transformação do velho guarda-volumes de chaves em um ecossistema de guarda-volumes inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×