Como escalar vendas através das entregas com lockers?

Diante de um mercado dinâmico e altamente competitivo, torna-se necessário buscar soluções inovadoras capazes de melhorar a experiência do cliente. Nesse sentido, procurar por alternativas para otimizar a logística de armazenamento e entrega de produtos deve ser uma das prioridades das farmácias e de outros segmentos de comércio. O que muitos desconhecem é que, para esses desafios, as entregas com lockers podem ser a saída.

Pensando nisso, e tendo em vista a possibilidade de aumentar as vendas e a lucratividade da farmácia a partir dos armários inteligentes, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de descobrir as melhores alternativas para o seu negócio!

Como funcionam os armários inteligentes?

Os armários inteligentes são uma solução relativamente nova que trouxeram inovação e praticidade para o mercado atual. Tratam-se de guarda-volumes, idealizados pela HandOver, que têm facilitado a dinâmica de entregas pelas empresas.

O serviço, que hoje é adotado por diversos empreendimentos para otimizar o armazenamento e a distribuição de produtos, funciona da seguinte maneira: vários armários são posicionados no lado exterior das lojas como pontos de armazenamento.

Assim, após a aquisição de um produto via Internet, a loja contratada pode deixá-lo em um desses pontos para que o cliente o retire em horário conveniente. A retirada, por sua vez, pode ser feita por intermédio de um aplicativo conectado ao locker e disponível ao usuário.

A alternativa também se adequa àqueles empreendimentos que buscam trazer maior capilaridade à distribuição das demandas. Afinal, os lockers inteligentes também funcionam como um micro centro de distribuição. Nesse caso, a loja encaminha o produto até um dos armários, que permanece lá até a retirada pelo entregador final. 

A solução surgiu a partir de uma necessidade identificada pelo CEO Sauer que, ao adquirir um produto no Canadá, teve dificuldades para retirá-lo na loja. Isso porque o horário de funcionamento do estabelecimento e seu horário de trabalho não correspondiam. 

Por que as entregas com lockers são a melhor solução?

Como se sabe, a pandemia de Covid-19 alterou radicalmente os hábitos de consumo da população, especialmente em função das regras de bloqueio e isolamento social. Estima-se que o e-commerce tenha ganhado cerca de 13 milhões de novos clientes em 2020.

O número de consumidores online representou um aumento de 29% em relação ao ano anterior. No sentido inverso, cerca de 20% das lojas físicas do país não sobreviveram às restrições e precisaram fechar as portas no mesmo ano.

A migração do público, entretanto, revelou novas necessidades e forçou a adaptação de muitos negócios para se diferenciar diante da concorrência. Uma delas, por exemplo, foi a experiência de entrega do produto ao consumidor final. 

Segundo o mesmo levantamento, as principais reclamações dos clientes no comércio digital são relativas ao prazo de entrega, seguido pela qualidade do atendimento. Os lockers, nesse sentido, resolvem grande parte dos desafios encontrados, permitindo que o negócio concilie atendimento online e conveniência da entrega da mercadoria.

Quais são as soluções disponíveis para farmácia?

Assim como em diversos outros segmentos de mercado, a adoção da solução para farmácias pode trazer bons resultados, tanto no curto quanto no médio e longo prazo. Nesse sentido, são duas as soluções mais adequadas para o negócio. Confira!

1. Clique e Retire

O Clique e Retire da HandOver é a solução mais fácil de entender, na qual o locker funciona como ponto de retirada direto pelo cliente. O comerciante pode, assim, encaminhar os itens comprados pelo consumidor via Internet conforme a sua localização. Os armários, nesse caso, ficam distribuídos em pontos estratégicos, desde shoppings até postos de combustível. 

2. Transit Point

A solução Transit Point, diferentemente do Clique e Retire, funciona como ponto de transbordo. Nesse caso, o produto sai dos grandes centros de distribuição e é distribuído no armário mais próximo ao cliente. Desse modo, a encomenda pode ser transportada até o endereço por veículos mais eficientes e econômicos, como bicicletas.

De que modo as entregas com lockers podem escalar as vendas?

Considera-se escalável uma empresa que consegue aumentar o seu faturamento sem aumentar as despesas e os custos operacionais na mesma proporção. Nesse sentido, além de proporcionar uma boa experiência de entrega ao cliente, é importante que os gestores se atentem para a otimização dos processos envolvidos.

Os lockers como solução de entrega, diante desse contexto, permitem adotar algumas estratégias importantes, como o crowdshipping e demais serviços já elencados.  

No caso da solução transit point, por exemplo, é possível contar com micro centros de distribuição na cidade, os quais asseguram uma entrega mais rápida possibilitam a redução de custo. Isso se deve à possibilidade de armazenamento temporário mais próximo ao cliente.

Além disso, a entrega pode ser realizada por pessoas comuns, com veículos de transporte mais eficientes e econômicos. Isto reduz significativamente o custo com as operações last-mile, ou seja, com a etapa final de entrega que consome de 30% a 50% dos gastos com envio. Da mesma forma, o clique e retire permite escalar as vendas.

Neste caso, o cliente é quem se desloca até o ponto de armazenamento, em horário conveniente. Isto permite reduzir custos com frete, o que inclusive melhora a experiência do usuário e viabiliza a aquisição de produtos sem novos acréscimos.

As consequências, como você pode imaginar, são as melhores para o empreendimento: redução do frete e do tempo de entrega e aumento da margem de lucro. Tais benefícios permitem expandir o e-commerce a um custo baixo e impulsionar as vendas.

Quais são as outras vantagens das entregas com lockers?

Além da escalada das vendas, os lockers também favorecem o processo de logística reversa. Além de funcionarem como pontos de armazenamento temporário e micro centros de distribuição, afinal, é possível utilizar os lockers para trocar e devolver produtos. 

Isso pode auxiliar muito na dinâmica dos consumidores que precisam retornar a encomenda. Neste caso, o cliente pode deixar o produto em um desses pontos para que ele seja retirado pela empresa e substituído, se for o caso.

Com uma boa organização logística, a empresa pode se utilizar desta solução para conciliar entregas e retiradas nos mesmos pontos de armazenamento. Outro benefício agregado é a segurança do armazenamento. Com tecnologia moderna, os armários da HandOver só podem ser abertos via aplicativo e ID programado. 

Ou seja, somente cliente e empresa têm acesso ao armário. Por último, vale destacar a capacidade de controle das atividades pela farmácia, por intermédio de uma plataforma inteligente de gestão, exclusiva para empresas que utilizam o serviço. O sistema é passível de integração a qualquer outro operador logístico adotado.

Diante da necessidade de expandir as vendas, alguns negócios de farmácia têm demandado soluções inovadoras para e-commerce. Nesse sentido, a utilização dos lockers como ponto de transbordo ou de Compre e Retire HandOver são excelentes alternativas.

As entregas com lockers, afinal, permitem reduzir custos nas operações de last-mile, otimizar o processo de entrega e ainda melhorar a experiência do cliente. Os benefícios permitem avançar nas vendas online e destacar-se diante da concorrência.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como escalar vendas no segmento de farmácia, não deixe de conferir as soluções da HandOver para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×