Skip to main content

O mundo está cada vez mais ágil e os clientes esperam essa abordagem em todas as etapas de compra. Diante disso, o Same-day Delivery surge, justamente, como uma forma de atender a essa demanda. Assim, tem sido uma grande aposta para a logística.

Mas afinal, o que é essa estratégia? De que forma ela consegue atender as necessidades da empresa e, ao mesmo tempo, encantar o cliente? E, também, quais são as melhores formas de permitir sua atuação? Confira a seguir e tire suas dúvidas. Boa leitura!

O que é o Same-day Delivery?

Em resumo, Same-day Delivery diz respeito à possibilidade de empresas oferecerem o envio de produtos e a chegada na casa do cliente em até 24 horas após a confirmação do pedido. Em alguns casos, em poucas horas a pessoa consegue receber o produto em casa.

Vale lembrar que significa ser um período de 24 horas, ainda que o nome seja “Same-day Delivery”. Isso porque, por exemplo, se o cliente realizar as compras às 18h, não significa que ele receberá até meia noite. Isso dependerá da capacidade logística da empresa.

Por que ele é a nova aposta para a logística?

O Same-day Delivery tem acontecido, principalmente, em grandes empresas varejistas (como Amazon, Magazine Luiza, Americanas, entre outras) como uma forma de gerar um diferencial que atraia mais clientes. 

E com o planejamento correto e suporte de negócios especializados em logística (como a HandOver), você poderá ter uma série de benefícios, entre eles:

  • gerar maiores oportunidades para o seu negócio;
  • potencializar vendas;
  • ganhar fidelização do cliente;
  • melhorar sua imagem no mercado;
  • destacar-se dos concorrentes;
  • reduzir custos de transporte.

Quais as melhores dicas para adotar o Same-day Delivery?

Oferecer a possibilidade do Same-day Delivery exige, obviamente, planejamento. Realizando isso da forma adequada, é possível potencializar resultados. 

Mas se você tem dúvidas de como deve adotá-lo adequadamente, relaxe que vamos trazer algumas soluções a seguir.

Automação na liberação de pedidos

Um primeiro ponto é ter um sistema que ofereça agilidade nos processos de confirmação do pedido, desde a notificação do pagamento até comunicação para os profissionais de logística para realizarem o picking. 

Além disso, com o sistema automatizado é possível identificar qual o ponto de partida mais próximo do cliente e reduzir o tempo de trajeto.

Transit point

Além disso, outra estratégia importante para a adoção do Same-day Delivery é contar com a estratégia de transit point. Desse modo, temos um ponto intermediário entre os armazéns principais e os pontos em que há um maior volume de clientes.

A empresa pode criar um processo de deixar o item em um dos armários inteligentes e ter uma equipe de motoboys e condutores de bicicleta, que retirarão o item do local e levarão até a casa do cliente, reduzindo custos e agilizando processos.

Clique e retire

A estratégia de “clique e retire” também é uma importante aliada do Same-day Delivery. Assim, o processo logístico conduz o pedido até um dos lockers e a pessoa é notificada, podendo fazer sua retirada no local mais confortável (por exemplo, próximo ao trabalho).

E quando o ponto de armazenagem está mais próximo do locker (proporcionado pelo Transit Point), a empresa ganha ainda maior agilidade neste processo. Com isso, o cliente consegue ter uma experiência ainda melhor, podendo reduzir o prazo de entrega para poucas horas, quando possível.

Por fim, a estratégia de Same-day Delivery pode ser um diferencial fundamental para tornar sua empresa a primeira escolha diante dos concorrentes. E como você viu, temos estratégias que auxiliam no apoio deste tipo de possibilidade. Conte com a HandOver! Entre em contato e veja como podemos te ajudar!