Armários Inteligentes: o que são? Como e onde usar?

Guarda-volumes inteligente HandOver

Armários inteligentes (em tradução do inglês “Smart lockers”) são armários do tipo guarda-volumes, equipados com tecnologia que permite a abertura automática das portas.

Nos smart lockers, pode-se depositar, armazenar e retirar itens diversos de forma segura, graças ao sistema de travas digitais que é monitorado remotamente, com as portas sendo liberadas com senhas únicas. 

Com essas características, há muitas possibilidades de uso de um smart locker.

Com o e-commerce ganhando cada vez mais tração, as entregas nas grandes cidades são sempre desafiadoras para as empresas.

Leia também: A última milha das entregas: o que lockers podem fazer por ela?

Rodízios de carros, restrições de caminhões, congestionamentos, horário comercial… São muitos os fatores a se pensar para otimizar a última milha das entregas.

Visto isso, os lockers servem como ponto de trânsito de mercadorias. Estrategicamente posicionados nas cidades, eles permitem que os operadores logísticos façam entregas de bicicleta ou, até mesmo, a pé.

Além disso, com as demandas atuais do mercado, varejistas utilizam os smart lockers como meio de entrega de seus produtos; e vários estabelecimentos, de condomínios a shoppings, os utilizam como uma alternativa segura para guardar pertences.

Clientes com essas comodidades têm a facilidade de encontrar os armários em locais de fácil acesso, geralmente nos centros urbanos, e de realizar o autoatendimento, dispensando contato com outras pessoas. 

Essas vantagens estão popularizando os smart lockers, já adotados em diferentes áreas. Confira abaixo diferentes aplicações.

Quais são as soluções que os armários inteligentes oferecem? 

Smart lockers para Cross Docking e Transit Point

No Brasil, a HandOver é a empresa pioneira no uso de armários inteligentes como intermediária na operação last mile.

De acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, estima-se que cerca de 30% dos custos logísticos se devem ao last mile (processo que envolve manuseio de produtos para levá-los do centro de distribuição até o destino). 

Conforme a pesquisa, todas as etapas envolvidas podem trazer alto custo, principalmente com possíveis imprevistos e atrasos entre elas, que geram mais prejuízos. 

Leia também: Armazenagem estratégica: benefícios de ter lockers inteligentes na operação

Pensando nisso, posicionar os smart lockers para o last mile otimiza o número de etapas na logística.  

Dessa forma, os armários recebem a mercadoria dos centros de distribuição, e armazenam-na, até que seja retirada por entregadores que a levarão ao consumidor final.

Para gestores que ainda não adotam o modelo cross docking ou transit point em sua logística de entrega pela complexidade e custo das opções tradicionais para implementá-lo, o uso de armários inteligentes é uma boa alternativa. 

Seu serviço tecnológico e simplificado para gerenciar o cross docking e transit point ao redor de armários compactos, torna o investimento no modelo viável. Por consequência, mais empresas são capazes de expandir seus negócios.

Leia também: Armários inteligentes no e-commerce: escalando o volume de entregas

 

Clique e Retire (Pick-up point ou Click & Collect)

Nessa modalidade, o cliente final do varejo pode retirar sua compra no armário inteligente mais próximo a ele, após comprar em um e-commerce ou no canal digital da loja física.

Para o e-commerce, essa alternativa é muito interessante, pois oferece comodidade aos clientes que têm pouca disponibilidade em seu dia a dia, e não conseguem receber o entregador em casa ou retirar o produto na loja em horário comercial. 

Leia também: 

Para esses consumidores, a possibilidade de escolher a melhor data e horário para a retirada de produtos é um grande diferencial entre as opções de entrega.

Além disso, há regiões em que grandes operadores logísticos não realizam as entregas, então, a retirada em armários inteligentes pode aumentar as vendas ao eliminar uma das etapas de entrega. 

Enquanto isso, para as lojas físicas, há a redução de custos e aumento da agilidade nas vendas. As lojas não precisam mais ficar lotadas para compra, troca ou devolução de produtos, pois os smart lockers solucionam isso.

Após realizar uma compra, por exemplo, no WhatsApp da loja, o cliente pode retirar o seu produto no smart locker dentro do shopping ou em algum outro ponto. Após colocar o produto no locker, a loja envia para o cliente um link para a abertura da porta. 

O mesmo processo pode ser feito na logística reversa, quando um cliente quer devolver um produto. A loja cria a locação em um dos compartimentos, o cliente deposita e a loja faz a retirada. Sem filas.

Armário inteligente HandOver - Shopping Palladium (PR)
Locker inteligente HandOver no Shopping Palladium, em Curitiba

Sendo assim, oferecer smart lockers, disponíveis 24 horas por dia ao cliente, pode influenciar diretamente na decisão de compra.

Acesse o nosso Ebook: Operação Clique e Retire – Ofereça conforto aos clientes e aumente suas vendas

Como a Amazon usa o Smart Locker no exterior?

A opção de Clique e Retire já é conhecida no exterior, graças aos smart lockers da Amazon. 

A empresa de tecnologia lançou a ideia em 2011, permitindo que clientes de seus canais retirem compras em algum de seus smart lockers espalhados pelas grandes cidades.

Sendo assim, a pessoa recebe um aviso de que o produto já foi depositado e um código de acesso, que libera seu compartimento no momento da retirada.

Com o sucesso da empreitada, a Amazon já disponibiliza 3 mil smart lockers nos EUA, e em países como Itália, Alemanha, Japão e México. 

Isso indica grande possibilidade de adaptação em outras regiões, inclusive no Brasil.

Caixa de Correio Inteligente

Armários inteligentes podem ser instalados em condomínios para serem usados como caixa de correio, recebendo e guardando produtos e correspondências. 

Saiba mais em: Caixa postal inteligente para condomínios: conheça as vantagens

Eles ajudam tanto os moradores, dando a certeza do recebimento e segurança das suas encomendas, quanto os condomínios, que geralmente têm a responsabilidade de guardar as entregas e entregá-las aos moradores. 

No último caso, ter um dispositivo seguro evita possíveis ocorrências, libera funcionários da tarefa e traz comodidade ao morador.

Finais de semana e feriados, quando o fluxo de pedidos de delivery aumenta nos condomínios, a portaria costuma ficar lotada e os porteiros dividem a atenção entre veículos de entrega e pedestres realizando visitas.

Então, com os lockers inteligentes instalados na portaria, os entregadores conseguem deixar os pedidos e o morador fazer a retirada.

Isso torna o seu condomínio mais eficiente e seguro.

Guarda-volumes inteligente

Para empreendimentos que trabalham com serviços, oferecer uma experiência agradável ao cliente é prioridade, seja em um restaurante, shopping ou casa de eventos. 

Seu cliente se sentirá mais confortável caso não tenha nem o peso de carregar ou vigiar seus pertences, nem a preocupação com a segurança dos mesmos caso deixe aos cuidados de um funcionário. 

Por isso, a aquisição de smart lockers como guarda-volumes inteligentes é um bom investimento: eles permitem que apenas o cliente acesse-os, e também oferecem mais praticidade do que os guarda-volumes tradicionais, que dependem de chaves físicas, facilmente perdidas ou furtadas.

 O armário inteligente da HandOver no Jazz Burguer – SP

O Jazz Burguer, um restaurante na cidade de São Paulo, possui um locker da HandOver funcionando como guarda-volumes inteligente.

Com ele, os clientes do Jazz conseguem guardar seus pertences durante a sua refeição, ficando confortáveis e despreocupados.

Além do crédito de 5 reais que a HandOver concede para novos usuários do aplicativo, o restaurante ainda fornece as 2 primeiras horas como cortesia.

Logo, percebe-se que a experiência do cliente fica ainda mais completa e o locker serve como fonte de renda extra ao restaurante.

Armário inteligente personalizado HandOver
Armário inteligente HandOver com adesivagem personalizada

Além desse uso, o guarda-volumes do Jazz Burguer serve como ponto de entrega de mercadorias. 

Ou seja, você pode combinar com a loja, com o vendedor, ou com o comprador (caso seja você que está vendendo algo) para que o produto seja entregue no locker, caso os horários não combinem, por exemplo.

Como podemos ver, os smart lockers podem ter diversas aplicações, mas no final do dia, sempre permitindo que você guarde, compartilhe e receba qualquer coisa facilmente.

Por que os armários inteligentes da HandOver são a melhor opção?  

Inteligência Artificial (IA) para posicionar os lockers

A partir de dados sobre as vendas da empresa, é possível identificar padrões, entendendo as regiões com maior demanda, e os produtos mais requisitados. 

A partir disso, nosso software, com o auxílio da inteligência artificial, faz cálculos e previsões sobre os locais ideais para posicionar os lockers. Esse recurso garante a maximização dos resultados de logística e de venda.

Vamos a um exemplo, usando uma loja de roupas como referência. 

Com registro de todas as compras e entregas realizadas, a IA consegue definir que no bairro de Copacabana a loja vende muitas sandálias. 

Assim, sabe-se que a região é um bom local para instalar um armário, pois reduzirá os custos logísticos e diminuirá o tempo de entrega. Então, instalamos um armário com compartimentos compatíveis com o tipo de produto.

Leia também: Estoque descentralizado: entregue mais em menos tempo

Plataforma de gestão do uso dos lockers

Para acompanhar em tempo real o uso dos armários (quem acessa, horário, tempo de armazenagem), criamos uma plataforma de gestão com todas as informações necessárias. 

A partir dela, é possível acessar o histórico de uso e, principalmente, analisar as tendências de uso e os resultados que esse equipamento está gerando à empresa.

Gestão de armários inteligentes HandOver

Segurança e suporte HandOver

Através do uso do aplicativo da HandOver, o usuário tem acesso ao Locker e, se necessitar compartilhar o seu LockerBox (compartimento do locker) com outra pessoa, pode usar o Sharing ID (ID de compartilhamento). O sistema é seguro, prático e eletrônico; apenas quem tem acesso ao ID pode retirar o item do locker.

Os Lockers são feitos com alta tecnologia, materias resistentes, além de câmeras de segurança, 100% conectados a uma plataforma digital. Somente com o aplicativo é possível destravar o compartimento escolhido, sem chaves ou cadeados, trazendo alta segurança ao usuário e ao local onde foi instalado.

Leia também: Lockers inteligentes são seguros?

Além disso, o time de atendimento ao cliente está sempre preparado para atender quaisquer dúvidas e resolver qualquer situação a partir do gerenciamento remoto.

Conclusão

Os lockers inteligentes são uma solução tecnológica e que vem ganhando espaço ao redor do mundo.

Com cases de sucesso de modelos bem consolidados, o “ecossistema” logístico vem se saindo extremamente beneficiado, pois lojas, e-commerces, clientes e operadores logísticos usufruem solução.

There is 1 comment
  1. victor

    È possivel comprar ou locar um armário inteligente?
    Qual o custo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×