O Clique e Retire atuando no modelo Omnichannel

Clique e retire

A metodologia Omnichannel aplica-se ao modelo Clique e Retire por meio dos lockers inteligentes da HandOver. Então, continue lendo e saiba mais sobre a integração desses canais.

Inegavelmente, o Omnichannel preza pela integração, não apenas de lojas físicas e online, mas de todas as áreas, como sendo parte de uma única estratégia.

Leia também: Como melhorar a logística para e-commerce da sua empresa

O método Omnichannel aplicado ao modelo Clique e Retire

Primeiramente, no caso do modelo Clique e Retire, a proposta Omnichannel é de expandir a experiência de compra.

Leva em consideração o fato de que, hoje, os clientes fazem compras por meio de celulares e computadores, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além disso, os clientes também podem optar por avaliar o produto na loja física e comprar pelo e-commerce. Ou, ainda, comprar na loja online e retirar na loja física.

Logo, o meio físico e o meio virtual não podem ser vistos como concorrentes, e sim como duas partes de um todo.

Entenda mais: Acesse nosso ebook sobre como implementar a operação de Clique e Retire

Os lockers inteligentes e o crescimento do modelo Clique e Retire

Os lockers inteligentes são armários espalhados estrategicamente em vários pontos da cidade, assim atuam como pontos de retirada.

Portanto, é para onde o e-commerce envia os itens comprados pela internet (de acordo com a localização do cliente).

Esses pontos podem estar em shoppings, postos de gasolina ou metrôs por exemplo. Mas o importante é ser um local com grande fluxo de pessoas.

Assim, o modelo Clique e Retire, em lockers inteligentes, proporciona aos consumidores o que eles mais procuram em uma venda pela internet: Comodidade em receber o produto.

Força crescente do e-commerce aumenta demanda por lockers inteligentes

A pesquisa realizada pela Mind Miners e Shopper Vista, intitulada “Click and Collect:

A visão dos varejistas e shopper sobre a tendência do clique e retire, indicou que, entre as principais razões que fazem um consumidor desistir de comprar algo estão: Valor do frete (81%); prazo de entrega demorado (55%); receio com relação à qualidade do produto (44%).

Entre 2015 e 2017, mais de 220 mil locais foram fechados, o que mostra o quanto o e-commerce ganha força no mercado.

Portanto, há uma necessidade latente de integrar lojas físicas e lojas online para oferecer ao consumidor um melhor aproveitamento da experiência.

E os pontos de retirada (pontos de venda que se tornaram centros de distribuição) são um dos pilares desse método Omnichannel.

Hoje, o Clique e Retire é uma opção utilizada em cerca de 20% das vendas online, e vem ajudando as lojas a enfrentarem os obstáculos presentes na cadeia logística de entregas.

Aliás, a cadeia logística representa 11,7% dos custos para a receita total, além de gastos extras, como com furtos de cargas (que variam de 12% a 30%).

Leia também: O que é varejo Omnichannel?

HandOver fornece lockers inteligentes para iniciativas Omnichannel

A HandOver possui lockers inteligentes que viabilizam a troca, entrega e retirada de produtos, facilitando o o last mile das entregas para as empresas.

Ela oferece aos consumidores métodos mais fáceis e econômicos de receber o produto adquirido pela internet.

Navegue pelo site para saber mais sobre os lockers inteligentes da HandOver e como funcionam.

Artigo produzido por HandOver
HandOver
HandOver

Viemos para melhorar a logística nas cidades e a mobilidade urbana das pessoas através da transformação do velho guarda-volumes de chaves em um ecossistema de guarda-volumes inteligentes.

×