Skip to main content

Uma das principais preocupações das lojas online hoje é a entrega ao cliente. Isso porque a experiência de compra só finaliza no momento da entrega e ela precisa atender as expectativas do consumidor para ser positiva.

Ou seja, quando uma pessoa compra algo pela internet, ela espera que o prazo de entrega seja cumprido. Além, claro da qualidade da entrega, pois se o produto chegar com avarias, com certeza, a experiência não será positiva.

Por este motivo, separamos 4 formas que vão te ajudar a melhorar a experiência de entrega do seu e-commerce e, consequentemente, do seu cliente. Continue acompanhando!

1 – Last Mile: ofereça a melhor experiência de entrega aos seus clientes

A last mile, ou a última milha em português, é a experiência final do cliente com a entrega. Por isso, é importante estar atento aos detalhes, para entregar no prazo e seguir as diretrizes de qualidade da marca. 

Afinal, a entrega é o momento que se mede a satisfação do cliente com a empresa e, assim como no presencial, ela precisa ser perfeita. Para isso, usar abordagens como o Transit Point é importante, pois é uma das formas que auxilia na entrega de produtos por parte das lojas online. 

Esse serviço pode ajudar as lojas a otimizarem as suas entregas, entregando mais qualidade aos seus clientes e proporcionando uma experiência totalmente diferente das demais lojas. Veja como esse serviço pode melhorar as suas entregas! 

  • mais agilidade na entrega; 
  • conte com estruturas alocadas em locais estratégicos das cidades; 
  • diminuição dos prazos de entrega; 
  • mais opções de entregas para melhorar a experiência do cliente; 
  • variedade de veículos para entrega, além dos tradicionais caminhões.  

2 Rastreio de produtos: informe o seu cliente onde e quando o seu produto vai chegar 

Quando uma compra é realizada o cliente já recebe uma informação com a data estimada da chegada do produto. Por isso, para oferecer uma experiência ainda mais completa, as lojas online informam — por e-mail, SMS, mensagens no WhatsApp — como está o transporte do produto. 

Essa é uma forma de melhorar a entrega ao cliente, pois vai tranquilizar o mesmo informando onde está o produto e se já chegou na transportadora e os demais tramites da entrega. Além disso, vai deixar o prazo de entrega mais claro, deixando o consumidor a par da rota do seu produto. 

3 Multicanalidade: atenda em diversos canais e dê opções ao seu cliente

O cliente de hoje, chamado consumidor 4.0, é muito mais exigente e imediatista. Ou seja, ele espera viver experiências de compra e não apenas comprar. Hoje, as compras são mais dinâmicas, pois o consumidor tem acesso a diversas informações. Então, ofertar opções de canais para a comunicação é ideal, até mesmo para otimizar a entrega ao cliente.

Aí entra a necessidade de estar disponível onde e quando o seu cliente precisar. Ter uma operação multicanal vai te ajudar com isso e, também, nos momentos finais da sua entrega. Isso porque o seu cliente vai poder se comunicar com a sua empresa de diversas maneiras, mantendo a qualidade. 

Para isso, você pode se comunicar e responder seu cliente por e-mail, SMS, WhatsApp, chat no site, entre outras opções de canais. É importante ter um levantamento para entender o seu público e estar nos principais canais mais atrativos e eficientes para ele. 

4 – Clique e Retire: mais opções para a sua entrega ao cliente

Essa opção é um dos complementos da Como o próprio nome já diz, a modalidade Clique e Retire permite a opção ao comprador de, ao invés de receber o produto em casa, ir buscá-lo em algum ponto de retirada/distribuição daquele e-commerce. 

Dessa forma, essa estratégia permite que as entregas sejam mais rápidas, melhorando a experiência de compra do cliente. Além do mais, ao oferecer mais opções de entrega ao cliente, você proporciona maior liberdade de escolha a ele, que pode se tornar cliente fiel da sua marca.

Ofereça a melhor experiência de entrega ao cliente

A entrega ao cliente deve ser uma preocupação constante das lojas online. Afinal, a experiência do consumidor com compras pela internet é finalizada quando ele recebe o seu produto em casa — ou retira em uma unidade de retirada — e pode usufruir da sua compra.

Além disso, estar atento às novas estratégias e tecnologias que estão chegando para otimizar e melhorar a dinâmica logística dos e-commerce é fundamental para escalar a sua marca, oferecendo sempre o melhor atendimento e acompanhamento de compra ao seu cliente.

Quer saber mais? Conheça a Handover! Temos a missão de tornar a logística de entrega da sua empresa mais diversificada e satisfatória para o cliente.