Clique e Retire: o que é e por que entregar produtos em lockers inteligentes

Guarda-volumes inteligente personalizado HandOver

Trazer novidades para a área logística permite não só integrar atividades mais modernas, mas também atender e superar as expectativas dos clientes. Assim, uma das formas de obter isso é por meio de novas práticas. Uma delas é o Clique e Retire.

Você já adota esse método de entrega? Se ainda não, é hora de começar a mudar isso e trazer a sua empresa para um novo cenário, focado para uma melhor experiência do cliente. Esse ponto é essencial nos últimos tempos.

Por isso, mostraremos a seguir o que é o Clique e Retire e como o uso dos lockers inteligentes pode ser uma boa alternativa para potencializar os resultados do seu e-commerce e, também, potencializar sua imagem no mercado. Quer saber mais? Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é o “Clique e Retire”?

O Clique e Retire é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas de e-commerce. Por meio dela, uma pessoa pode fazer uma compra em uma loja online e optar por, ao invés de receber o item em casa, buscá-lo em um ponto de retirada.

Com isso, o cliente recebe uma notificação ao realizar a compra. Ela indicará os potenciais locais nos quais poderá fazer a retirada e o tempo médio para que fique disponível. Da mesma forma, quando ele estiver pronto para a retirada, a pessoa receberá um outro alerta de disponibilidade. Assim, poderá ir até o local para pegar o seu produto.

Essa é uma estratégia de entrega rápida, que permite melhores resultados e reduz o tempo para chegada na residência do cliente. Com isso, promove uma experiência única, focando em trazer melhores resultados para ele.

Leia também: Comprar online e retirar produtos em lockers inteligentes: 5 vantagens

Quais os benefícios de adotar uma estratégia “Clique e Retire”?

A última milha das entregas: o que lockers podem fazer por ela?

Mas afinal, se há a possibilidade de receber os itens no conforto de casa, por que seria vantajoso oferecer o Clique e Retire para os clientes? Essa resposta é simples. Muitas vezes, essa experiência pode ser mais prática para eles.

Assim, você oferece múltiplas possibilidades. O comprador, assim, pode escolher aquelas que são mais confortáveis e práticas para sua rotina. Com maior liberdade de escolha, isso tende a conquistar a atenção dele.

Além disso, é possível potencializar o faturamento do seu e-commerce com os pontos de retirada de produtos. Isso porque cada vez mais os clientes visam minimizar custos com suas compras, ao mesmo tempo que buscam praticidade.

Assim, se estiverem próximos a um ponto de Clique e Retire, e puderem economizar com o frete, com certeza optarão por essa possibilidade. Afinal, pense como eles: imagina realizar compras em diversos sites e precisar pagar um frete por cada um deles? No final, a conta sai muito cara.

Desta forma, o Clique e Retire é uma opção de economizar com essas questões, além de trazer maior comodidade. Muitas vezes, essa é uma possibilidade mais ágil de entrega e, assim, ele consegue ter acesso ao produto mais rapidamente.

Como potencializar as estratégias de “Clique e Retire”?

Como potencializar as estratégias de “Clique e Retire”?

Bom, como você viu antes, as estratégias de Clique e Retire são muito vantajosas para os e-commerces. E para quem deseja potencializar ainda mais os resultados, pode utilizar a combinação com novas ferramentas e soluções.

Quer saber mais? Mostraremos a seguir algumas questões que podem auxiliá-lo a conquistar uma melhor experiência do cliente e melhor gestão de entregas. Vejamos a seguir.

Omnichannel

Em primeiro lugar, você precisa entender como funciona a proposta da estratégia omnichannel. Isso diz respeito à possibilidade de integrar diversos canais, com maior fluidez e eficiência.

Lembre-se que seus clientes realizam as compras por vários locais, incluindo lojas físicas. A integração permite, também, trazer uma ideia importante: esses espaços não são concorrentes e precisam andar lado a lado para melhores resultados.

Mas como o omnichannel e o Clique e Retire podem se unir? Simples. Um cliente pode realizar a compra pelo e-commerce e, por comodidade ou, então, necessidade, realizar a retirada no ponto de venda físico.

Isso ocorre, muitas vezes, porque a pessoa mora sozinha em um local, e não pode contar com alguém para receber a encomenda. Assim, é mais prático realizar a retirada. Ou, então, prefere essa opção para economizar com a entrega.

Esses pontos podem ser próximos à loja física mesmo, postos de gasolina, pontos próximos a transporte público (terminais de ônibus, metrôs, trens, entre outros). O importante é que sejam locais de fácil acesso para o comprador.

Assim, é possível fornecer conforto e comodidade para ele e, consequentemente, elevar as vendas do seu negócio. Muito bom, não é mesmo? Além disso, aproveite para conhecer quais outras vantagens do varejo omnichannel e tire suas dúvidas.

Estratégia PUDO

Você já ouviu falar na estratégia PUDO (Pick Up & Drop Off)? Ela surgiu, justamente, para permitir processos de troca mais fáceis, facilitando a logística reversa. Com isso, é possível melhorar a experiência do cliente nessa etapa.

Afinal, normalmente, se há um processo de troca ocorrendo, é porque há algum tipo de insatisfação e o cliente pode estar em modo defensivo. Por isso, quanto melhor for a gestão dessa etapa, maiores as chances de evitar problemas de imagem.

Assim, ele pode deixar o item com defeito ou que não tenha gostado em um locker e retirar o item novo, de acordo com o tempo livre que tiver disponível para ir ao local. Muito mais fácil.

Mas não é utilizado apenas para isso.  Ele permite, também, facilitar a vida de quem não pode receber o produto naquele momento. Assim, pode ser implementado com o Clique e Retire, bem como em consonância com outras estratégias, tais como:

  • Pick-up point;
  • Social pick-up point;

Para entender melhor esse conceito, leia também: Pickup and Dropoff (PUDO): o que são e quais seus benefícios?

Por que unir o “Clique e Retire” com os lockers inteligentes?

Um dos grandes aliados para a estratégia de Clique e Retire são os lockers inteligentes. Eles são fundamentais para viabilizar essa possibilidade e, também, trazer maior autonomia para o cliente. Afinal, ele pode fazer a retirada sem a intermediação de um atendente.

Veja a seguir alguns dos pontos que mostram as vantagens da união dessa estratégia com a ferramenta.

Agilidade

Se há disponibilidade do produto em loja física e ele está próximo a um locker inteligente, é possível viabilizar a retirada para o cliente em poucas horas (em média, as empresas disponibilizam em 2 horas). Assim, é só notificar o comprador de que o item já está disponível.

Isso é essencial, muitas vezes, quando o cliente está próximo ao ponto e possui urgência no item. Por exemplo, deseja comprar uma ferramenta em um e-commerce para solucionar uma questão rapidamente em sua casa. Com essa possibilidade, em poucas horas ele consegue fazer a compra com o preço do e-commerce e ter o item em mãos.

Com isso, sua empresa sai ganhando no processo, conquistando o consumidor e viabilizando a compra. E ele também tem suas vantagens, pois consegue conquistar um maior custo-benefício.

Impacto social positivo

Um dos pontos importantes a serem considerados é o impacto social que o Clique e Retire traz. Isso porque, muitas vezes, há pessoas que não são atendidas pelas transportadoras e Correios, por morarem em áreas consideradas de risco. Assim, gera-se um processo constrangedor para elas.

Com os lockers, elas podem realizar as compras online e retirar nos pontos indicados que, muitas vezes, são trajetos de trabalho para elas. Assim, sua empresa consegue abarcar essa população e, consequentemente, aumentar a renda. Ótimo, não é mesmo?

Facilidade para logística reversa

Os negócios que trabalham com logística reversa sabem o quanto isso pode ser complexo, muitas vezes. Afinal, depende da disponibilidade do cliente ir até os Correios para enviar o produto, bem como de um elemento externo para que o processo ocorra. Delicado, não é mesmo?

Com o Clique e Retire, a pessoa pode ir até o locker inteligente indicado pelo sistema e deixar o item ali. Quando houver um processo logístico da sua empresa até o local, é possível recuperar o item e, assim, finalizar o processo de logística reversa.

Liberdade e autonomia para o cliente

Se há algo que cada vez mais tem se tornado importante para o cliente é ter liberdade e autonomia quando vai realizar suas compras. Quanto menos intermediações ele tiver, melhor. É, inclusive, um dos motivos pelos quais muitos optam pelas compras online.

No Clique e Retire com o uso dos lockers inteligentes, é possível, assim, que ele compareça ao local e pegue sua compra. Isso sem precisar ter contato com atendentes, podendo fazer no horário e momento mais confortável.

Redução de custos logísticos

Outro ponto importante é que o uso do Clique e Retire, alinhado com os lockers inteligentes, permite a redução dos custos logísticos. Isso porque normalmente eles estão instalados em locais nos quais a empresa já iria fazer o transporte de itens (por exemplo, para reposição de estoque em lojas presentes nos shoppings).

Assim, não é preciso ainda fazer o transporte na cidade. Com isso, economiza-se com custos logísticos.

Adoção de armazenagem estratégica

Outro ponto importante é a possibilidade de adotar a armazenagem estratégica neste tipo de operação. Assim, você consegue alinhar estratégias diferentes e que podem se complementar nas rotinas da empresa.

Por exemplo, quando não houver demanda pelo uso dos lockers inteligentes, você pode usá-los como um posto avançado para processos logísticos. Isso pode ser interessante, por exemplo, em capitais, nas quais se torna necessário reduzir custos para locação de espaços.

Com o uso dos armários, você pode utilizá-los como pontos estratégicos. Assim, é possível facilitar o processo de last mile em seu negócio.

Afinal, se você tem um posto avançado nas capitais, pode utilizar meios de transporte menos custosos para realizar as entregas. É o caso, por exemplo, de bicicletas ou, até mesmo, transportadores que façam o processo a pé.

Quais os cases de sucesso de “Clique e Retire” usando lockers inteligentes?

Quais os cases de sucesso de “Clique e Retire” usando lockers inteligentes?

Bom, mas quem utiliza o Clique e Retire com lockers inteligentes e é bem-sucedido? Um dos cases de maior sucesso é o da Amazon.

Afinal, foi a big tech que popularizou o uso dos armários inteligentes nos Estados Unidos e Europa. Esse processo começou em 2011, quando a empresa passou a instalar os primeiros lockers em Seattle, Nova York e Londres, para testar o processo.

Os resultados foram tão positivos que, atualmente, a empresa possui 2 mil armários espalhados por mais de 50 cidades. E, assim, trouxe a brecha para que outras empresas pudessem começar a investir nisso.

Inicialmente, ocorreu um processo de estranhamento por parte dos clientes, que não estavam habituados ao processo. Contudo, por meio da divulgação e educação feita pela Amazon, foi possível transformar isso em um grande case de sucesso, sendo replicado por diversas outras empresas.

No Brasil, por exemplo, começamos a ver isso tomando cada vez maior proporção. Afinal, os empreendedores começam a perceber o quanto o e-commerce pode ganhar com a adoção do Clique e Retire em conjunto com os armários inteligentes.

Com o aumento crescente do e-commerce, essa torna-se uma solução incrível para escalar suas vendas. E, consequentemente, aumentar a sua rentabilidade. Muito bom, não é mesmo?

Como é utilizado o Clique e Retire em shoppings?

Como falamos antes, os lockers inteligentes podem ser utilizados de diversas formas estratégicas pelas empresas de e-commerce que atuem, também, com pontos físicos. Vamos mostrar alguns pontos a seguir.

Em primeiro lugar, eles podem ser utilizados para viabilizar a possibilidade de entrega para muitas pessoas que estejam localizadas em áreas que são classificadas como de risco e, portanto, não são atendidas por transportadoras e serviço dos Correios. Assim, a localização presente em pontos estratégicos, como shoppings e locais de maior movimento, permite atrair esse público para sua loja.

Assim, eles podem ser implementados como pontos de Clique e Retire, por exemplo, em estações de metrô, terminais de ônibus, centros comerciais, entre outros pontos. Esses locais são, muitas vezes, pontos de passagem dessas pessoas entre o trajeto da residência ao trabalho.

Desta forma, você viabiliza a possibilidade de acesso e aproxima esse público do seu negócio, potencializando as vendas. Além, é claro, de melhorar a imagem da empresa no mercado.

Leia também: Por que utilizar um locker no shopping como guarda-volumes?

Há, também, outras formas de uso dos lockers inteligentes em pontos estratégicos. Vejamos a seguir alguns dos principais exemplos.

Estoque descentralizado

Um primeiro ponto é contar com um estoque descentralizado, ou seja, são mantidos itens em locais distintos, não-próximos do armazém principal.  Eles podem estar presentes em locais como regiões distintas de uma mesma cidade ou, então, municípios próximos.

Para isso, dependerá, principalmente, das características da região, da estratégia logística adotada pela empresa e o perfil do seu público. Por isso, é fundamental analisar cada uma dessas variáveis com cuidado, estudando-as caso a caso.

Desta forma, os lockers podem atuar não só como pontos de Clique e Retire mas, também, como pontos para composição de estoques descentralizados. Assim, pode ser possível agilizar, até mesmo, o processo de disponibilidade para o seu cliente e, ao mesmo tempo, abastecer a loja física mais facilmente.

Armazenagem estratégica

Os lockers também são boas opções para adotar a armazenagem estratégica. Mas, em primeiro lugar, é importante compreender o que isso significa.

Ela é um conjunto de ações que são realizadas pela gestão logística de uma empresa de varejo. O objetivo, com isso, é otimizar os processos logísticos e uma melhor qualidade de serviços.

Por exemplo, o uso dos lockers para otimização de last mile é uma forma de gerar menos custos neste processo. Afinal, esse é o ponto mais caro do processo e, assim, exige cuidados para evitar que ocorram descontroles financeiros que coloquem em xeque a continuidade da empresa.

Cross docking

O cross docking é uma estratégia alinhada com uma distribuição lean (enxuta), subvertendo a lógica tradicional da logística. Está alinhado, principalmente, com um processo de produção just in time.

O “cruzamento de docas”, assim, está alinhado com processo de diversos itens terem destinos afastados uns dos outros e, por isso, exigem vários caminhões para o trajeto. Como você pode perceber, isso é altamente custoso.

Essa estratégia permite, assim, que itens de origens diferentes, mas com destinos próximos, possam ser combinados e, assim, minimizar custos. E esse passo pode ser realizado por meio dos armários inteligentes.

Se você adotá-la de forma pura, o item não fica mais do que 24 horas no centro de distribuição. Assim, não há armazenamento no local, o que não acarreta em necessidade de criar um novo estoque.

Nesse caso, normalmente os produtos ficam em lockers inteligentes. Assim, é possível pensar em como alinhar essa estratégia com o Clique e Retire, por exemplo, e ter estratégias mais eficientes e menos custosas no dia a dia.

Por que é importante escolher bons fornecedores de lockers inteligentes?

Armário inteligente personalizado HandOver
Armário inteligente personalizado HandOver

Como você pôde perceber ao longo deste conteúdo, os lockers inteligentes têm um papel estratégico para o uso do Clique e Retire.

Por isso, é fundamental que você faça uma escolha consciente de um bom fornecedor do serviço. Isso será fundamental para obter um melhor resultado e, consequentemente, minimizar eventuais riscos de problemas futuros.

Assim, alguns pontos que são importantes de serem analisados ao escolher a empresa responsável são:

  • Verifique a experiência dela no mercado;
  • Analise se ela trabalha com tecnologias de otimização de processos (como o uso de inteligência artificial);
  • Confira se ela possui bons parceiros como aliados em seu portfólio;
  • Veja se ela oferece um bom suporte ao cliente;
  • Confira se ela está sempre em busca de otimizar e atualizar aquilo que é oferecido pela empresa.

Onde encontrar o melhor fornecedor de lockers inteligentes?

A HandOver é uma das melhores opções para você que deseja otimizar seus resultados com os lockers inteligentes. Alguns dos nossos diferenciais são:

  • Somos pioneiros na adoção dos lockers inteligentes como Transit Point no Brasil, sendo uma das primeiras empresas a trazer o serviço para o país;
  • Adotamos análise de inteligência artificial para definir qual o melhor lugar para que você escolha aquele que será mais estratégico tanto para sua empresa quanto para os clientes;
  • Temos um app intuitivo, de fácil uso, que facilitará as estratégias de uso dos lockers;
  • Empresas importantes são nossas parceiras, como Dafiti, Parque D. Pedro Shopping, James, B2W Digital, Mercado Livre, Carbono Zero Courier, Courri, entre outras;
  • Promovemos 25% de redução de custo nas suas operações de logística last mile;
  • Temos um índice de satisfação de 9.3 com nossos clientes;
  • Temos comunicação aberta e facilitada para que você possa tirar suas dúvidas conosco.

Então não deixe de contar conosco para a adoção de estratégias de Clique e Retire! Aproveite, converse com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre o tema. Podemos auxiliá-lo nessa adoção.

Vamos juntos? Entre em contato e saiba mais sobre os lockers inteligentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×