Entenda como o modelo PUDO é aplicado na logística

PUDO, ou Pick Up & Drop Off, é uma metodologia que nasceu para otimizar a logística de entrega ao fornecer um local em que o cliente pode realizar retirada de mercadorias (pick up) ou depósito de produtos (drop off) para troca.

O objetivo do PUDO, além de otimizar a logística de entrega, é estabelecer um bom relacionamento entre varejistas e clientes.

Saiba mais: O Omnichannel sendo aplicado no modelo Clique e Retire.

As inovações no modelo PUDO

Ao longo do tempo, o modelo PUDO foi se desenvolvendo e ganhando novos formatos. Em geral, a intenção de todas as atuais opções de PUDO são melhorar a logística de entrega e tornar o processo mais fácil para o consumidor e para a própria empresa.

O principal objetivo do PUDO é dispensar a necessidade de ter alguém na residência para receber o entregador. É geralmente nessa etapa da jornada que ocorrem problemas, quando o cliente não se encontra para receber o produto e a transportadora se vê obrigada a fazer outras tentativas de entrega (aumentando os custos).

Espécies de modelo PUDO

Hoje, com o avançar de tecnologias, é possível encontrar alguns tipos de PUDO disponíveis no mercado. São eles:

Clique e Retire

Há grandes varejistas no país que já usam esse modelo. Nele, ao realizar uma compra pelo site de uma marca, o cliente pode direcionar a encomenda para a loja física mais próxima e retirá-la nesse local.

Outra opção do Clique e Retire é encaminhar a compra até um armário inteligente, como os da HandOver. As vantagens: ao contrário da loja física, o locker permanece disponível 24 horas por dia e, em muitos casos, está instalado em um local mais viável ao consumidor.

Pick-up point

O pick-up point são locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings, farmácias, entre outros lugares credenciados para receber as encomendas compradas pela internet até que o consumidor retire os produtos (respeitando um prazo máximo de sete dias).

Social pick up point

Surgiu como uma variação do tradicional pick up point, com o diferencial de permitir que qualquer pessoa forneça um espaço ocioso de sua residência como ponto de retirada de encomendas compradas via e-commerce por outros consumidores. É uma forma sustentável de conseguir renda extra (e não traz custos).

Lockers

Os lockers são o tipo de PUDO mais conhecido do mercado atualmente. Se trata de armários inteligentes que fornecem a empresas e consumidores a possibilidade de fazer a retirada de uma encomenda em local estrategicamente posicionado, no horário que melhor convier ao cliente.

Os armários costumam funcionar 24 horas por dia e, no caso da HandOver, podem ser controlados pelo próprio aplicativo da plataforma digital.

O Transit Point é um exemplo de operação com lockers viabilizada pela Startup HandOver.

Os lockers para Transit Point da HandOver otimizam a logística de entrega por meio de uma solução que viabiliza a distribuição com custos reduzidos, ao mesmo tempo em que assegura a eficiência da entrega de encomendas através dos armários inteligentes.

Leia também: Lockers inteligentes ou Pick-up Point qual o melhor modelopara entrega de produtos.

Otimize a logística com ajuda da HandOver

A HandOver é uma solução de logística que fornece armários inteligentes onde empresas e clientes podem realizar entregas, retiradas e trocas de produtos por meio de guarda-volumes estrategicamente posicionados. A HandOver conta com plataforma digital pela qual os envolvidos podem interagir e, até mesmo, destrancar os lockers (sem necessidade de chave ou cartão de acesso).

Ao navegar pelo site é possível conhecer mais sobre a HandOver e seus armários inteligentes para logística de entrega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×