Pickup and Dropoff (PUDO): o que são e quais seus benefícios?

Pickup and Dropoff (PUDO): o que são e quais seus benefícios

A comodidade é um benefício que a internet trouxe ao ecossistema do varejo. Lojas online estão otimizando seus processos para que o comprador tenha a melhor experiência e se torne um cliente fidelizado. Os PUDOs, (pickup and dropoff points) são uma forma igualmente cômoda de retirar um produto comprado online.

Como se trata de uma estratégia que beneficia o comprador e o vendedor, sua utilização está em crescimento no Brasil e pode ser a vantagem competitiva que falta em um negócio online. Sendo assim, este artigo vai mostrar o que você precisa saber e como implementar essa solução no seu negócio. Acompanhe!

Significado de pickup and dropoff points

São os lugares onde o cliente pode retirar um produto que comprou pela internet. Recebendo encomendas em PUDOs, ele pode escolher o melhor horário para comparecer ao local e retirar. Essa opção é fundamental para quem nem sempre está em casa e não pode faltar ao serviço ou trabalhar home office, por exemplo.

Esses pontos de retirada podem ser farmácias, lojas de conveniência, shopping centers etc. Não há restrição de estabelecimentos, basta que eles estejam dispostos a ceder uma parte de seu espaço físico para oferecer o serviço.

O que os melhores pickup and dropoff points precisam ter

Mesmo que qualquer estabelecimento possa ser um ponto de retirada, nem todos são ideais. Os melhores PUDOs são os que oferecem os seguintes pilares: segurança, integridade e praticidade.

Uma loja que funciona em horário comercial, consegue garantir a segurança e integridade das mercadorias, porém, falha em proporcionar praticidade, pode resolver essa situação implantando o funcionamento do setor em 24 horas. Entretanto, isso exigiria mais gastos com funcionários, segurança e adicional noturno.

Além disso, a praticidade deve se estender aos dois lados do processo de compra, ou seja, o cliente e o vendedor. Isso significa que o processo de entrega da mercadoria em um PUDO precisa ser o mais descomplicado possível. Caso contrário, o alto fluxo de recebimento de encomendas pode causar gargalos e comprometer a experiência do consumidor.

Benefícios para varejistas

Ao utilizar os PUDOs, os varejistas obtêm alguns benefícios que melhoram todo o processo de entrega. Veja:

  • redução de custos de frete, afinal, não é necessário que o entregador se dirija à residência de todos os clientes da mesma região;
  • aprimoramento do last-mile, pois todas as encomendas destinadas a uma região ficam disponíveis ao mesmo tempo;
  • economia na manutenção da frota de veículos, já que eles circulam menos em cada região;
  • aumento da eficiência nas entregas, visto que se os caminhões e vans precisam “abastecer” apenas um ponto, eles podem realizar entregas em mais regiões da cidade em um dia.

Benefícios para compradores

Eles são os principais envolvidos em uma compra online, portanto todas as implementações feitas pela empresa visam, direta ou indiretamente, beneficiá-los. Quando uma loja utiliza PUDOs, permite que o consumidor:

  • escolha a hora de retirar;
  • não precise deixar ninguém avisado;
  • tenha uma entrega muito mais rápida, pois a encomenda não fica circulando pelas redondezas, junto a outras mercadorias, até chegar sua vez.

Armários inteligentes são os melhores pickup and dropoff points

Vamos relembrar os três pilares que definem um bom PUDO: segurança, integridade e praticidade. Você também já sabe que os estabelecimentos que prestam esse serviço com mais eficiência, estão disponíveis vinte e quatro horas por dia. Então, como oferecer essa praticidade a um custo baixo?

A solução está nos armários inteligentes da HandOver. Olhando de longe, são parecidos com guarda-volumes tradicionais, mas funcionam como ponto de entrega e retirada, seguros e disponíveis o tempo todo. A melhor parte é que não requerem funcionários para liberarem as mercadorias aos clientes, pois tudo é feito online.

A pessoa que tem uma mercadoria aguardando retirada em um armário inteligente, só precisa dirigir-se a ele, desbloqueá-lo pelo aplicativo ou pelo totten acoplado ao equipamento e pegar a encomenda.

Portanto, é uma solução simples que diversos estabelecimentos podem aderir ao colocar armários inteligentes em locais de fácil acesso. A procura a esses lockers por parte de varejistas online aumenta a cada dia, então, saiba mais sobre como ele agrega ao e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×