3 dicas para o planejamento logístico de fim de ano no e-commerce

3 dicas para o planejamento logístico de fim de ano no e-commerce

De acordo com pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, as vendas de fim de ano devem apresentar um aumento de 30% no e-commerce brasileiro. Consequentemente, isso requer um melhor planejamento logístico por parte das empresas.

Mas afinal, o que ainda dá para sugerir como dica e inovação, com tão pouco tempo para o Natal e em um cenário ainda confuso por conta da pandemia?

Para responder essas e outras questões, listamos 3 dicas para você inovar em seu planejamento logístico e se destacar com as operações neste final de ano. Sendo assim, vamos direto às dicas. Boa leitura!

1. Atendimento omnichannel

Com o aumento da demanda no final de ano, investir em um atendimento omnichannel, certamente, será um grande diferencial para o seu planejamento logístico.

Em outras palavras, sua loja ou negócio precisa focar nos mais variados canais possíveis — tanto online, como offline.

Portanto, para aproveitar as oportunidades geradas nesse período do ano, saiba utilizar bem as ferramentas de comunicação e venda à disposição. Isso permitirá que o cliente tenha uma gama ampla de opções para comprar ou falar com sua marca.

2. Reforce seus processos de packing

O packing ou empacotamento, é um importante processo no planejamento logístico de qualquer empresa. No entanto, ele se torna ainda mais imprescindível em tempos de maior demanda de pedidos.

Para se ter uma ideia, só no período de pandemia, as devoluções de produtos aumentaram cerca de 22% no país e boa parte desse número está associada a avarias e má qualidade das entregas.

Nesse sentido, embalagens de baixa resistência, pouca proteção dos produtos, métodos inadequados para a montagem de kits, entre outros, são algumas falhas comuns, que podem atrapalhar o seu planejamento logístico nessa época.

3. Reduza custos com novos modelos de entrega

Sem dúvidas, o aumento consecutivo dos combustíveis e dos fretes tem sido uma das principais dores de cabeça para diversas empresas que buscam reduzir custos em suas entregas.

Entretanto, apesar disso, diversas marcas têm apostado em inovações e soluções inteligentes. Elas não só permitem economizar gastos operacionais, como também otimizam suas entregas com sistemas e modelos de distribuição modernos, tais como:

  • transit point: nesse caso, o e-commerce utiliza lockers inteligentes de empresas especializadas, que ficam localizados em pontos estratégicos dos centros urbanos, e entregadores coletam os itens para a entrega final;
  • clique e retire: nessa modalidade, a loja também utiliza de armários inteligentes e o próprio cliente pode retirar seus pedidos, economizando tempo e custo com fretes.

Além da questão da otimização das entregas e da redução de custos, vale destacar, ainda, que tais modelos geram os seguintes benefícios: 

Em resumo, essas são 3 dicas essenciais sobre como melhorar o seu planejamento logístico. Agora, basta se planejar e aproveitar as oportunidades que a demanda de final de ano proporciona ao e-commerce.

Se você curtiu as ideias e quer implementar algumas dessas soluções na prática, não deixe de acessar o site da HandOver para conhecer o sistema de lockers inteligentes mais completos do país!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×