Armazenagem estratégica: benefícios de ter lockers inteligentes na operação

Armazenagem estratégica: benefícios de ter os lockers inteligentes na operação

Já conhece a armazenagem estratégica? Se não, precisa conhecê-la. Afinal, os processos logísticos são parte fundamental no funcionamento de qualquer e-commerce, pois eles estão ligados à experiência do cliente. Sem isso, os ganhos do negócio podem cair consideravelmente.

Diante disso, estratégias modernas são desejáveis. E, quando combinadas, podem garantir maior fluidez para este tipo de atividade.

Leia antes: Armários Inteligentes: o que são? Como e onde usar?

Para isso, vamos mostrar, em primeiro lugar, o que é a armazenagem estratégica e seus pilares básicos. Depois, apresentaremos os lockers inteligentes.

No final, mostraremos como essas estratégias alinhadas podem ser altamente benéficas para uma melhor gestão logística e vamos apontar suas vantagens.

Vamos juntos? Boa leitura.

O que é a armazenagem estratégica?

A armazenagem estratégica trata-se de um conjunto de ações realizadas pela gestão de logística. Dessa forma, o objetivo é otimizar esses processos. Além disso, busca-se ter uma redução dos custos de armazenamento e melhoria na qualidade dos serviços.

Tem o papel, portanto, de auxiliar nos processos de gestão e otimização na logística. Com isso, diminui-se prazos de entrega e pode-se promover um melhor atendimento ao cliente.

Ele é formado por 5 pilares básicos, que auxiliam a tornar esses processos mais eficientes. São eles:

  1. Recebimento;
  2. Movimentação de mercadorias;
  3. Estocagem;
  4. Separação de pedidos;
  5. Expedição de mercadorias.

Quais os benefícios no uso da armazenagem estratégica?

Para entender porque a armazenagem estratégica é cada vez mais implementada na logística, vamos mostrar a seguir os principais benefícios em sua adoção.

Otimização do processo de picking

Uma das etapas que demanda maior tempo e atenção diz respeito ao picking (separação dos pedidos). Quando ele é bem-sucedido, as demais etapas fluem mais facilmente.

Com a armazenagem estratégica, é possível ter processos de carga e descarga mais eficientes, avaliando possibilidades de modal mais adequados e minimizar custos para o cliente.

Possibilidade de adoção de estratégias complementares

Dentro da armazenagem estratégica, encontramos uma série de métodos que, quando aplicados, permitem uma melhor movimentação dos itens, facilitando processos e gerando um last mile mais eficiente. Estão entre eles:

Agilidade no atendimento ao cliente

Todas as etapas envolvidas no processo logístico estão envolvidas, diretamente, com a satisfação do cliente. Por meio de um armazenamento estratégico, é possível oferecer um atendimento mais rápido e personalizado.

Com isso, é possível contribuir para um melhor sucesso do cliente. Os resultados ressoam para o e-commerce como um todo.

O que são os lockers inteligentes?

Lockers inteligentes para armazenagem estratégica

Já os lockers inteligentes tratam-se de armários posicionados em locais estratégicos nas cidades. Isso facilita o escoamento dos itens e o uso pelas empresas. Eles cumprem o papel de um centro de distribuição avançado nas cidades.

Como os lockers inteligentes são utilizados na armazenagem estratégica?

Como falamos, os lockers inteligentes assumem um papel de postos avançados para a armazenagem estratégica. Sendo assim, você pode criar estratégias dentro dos padrões logísticos do seu negócio. 

Vamos a um exemplo a seguir.

O e-commerce possui um elevado número de vendas na região metropolitana de São Paulo. Contudo, os custos para armazenagem na capital são elevados. Como contornar isso?

Uma das formas é ter um armazém em uma das cidades da região, cujo custo de locação do espaço é menor. Cria-se, portanto, postos avançados por meio dos lockers inteligentes em pontos específicos da capital.

É possível contratar transportadores de last mile que tenham um valor mais acessível e modais mais sustentáveis, com entregadores de bicicleta ou, até mesmo, a pé. Além, é claro, de agilizar o processo por estarem mais próximos dos clientes.

Quais os benefícios na adoção dos lockers inteligentes para a armazenagem estratégica?

O uso dos lockers inteligentes para potencializar a armazenagem estratégica pode trazer uma série de benefícios importantes para a logística da sua empresa. Vejamos os principais a seguir.

Redução de custos

Uma das principais vantagens para a logística é a redução de custos ao utilizar esses dois pontos unidos. Dessa forma, você pode utilizar os lockers inteligentes como uma espécie de ponto intermediário e que não exige, assim, a locação de um novo galpão.

Por exemplo, para práticas de transit point, não é necessário ter um novo armazém no ponto intermediário. Pode-se utilizar, por exemplo, os lockers para armazenar os itens antes de continuar no próximo ponto de transporte.

Os custos são menores e esses valores podem retornar para outras melhorias de questões logísticas pertinentes. Interessante, não é mesmo?

Essa é uma forma, por exemplo, de viabilizar os galpões logísticos dentro das capitais. Em vez de ter grandes armazéns no local, opta-se por utilizar uma cidade próxima e ter os lockers como ponto de apoio.

Redução no tempo de entrega

Outro ponto vantajoso é a redução na fase de entrega para o cliente final, tornando o processo de last mile mais ágil. Isso permite que os lockers sejam utilizados como um centro de distribuição avançado.

Com isso, otimiza-se o tempo para avançar os itens para as mais diferentes áreas geográficas. Quer ver um exemplo? Vamos supor que uma livraria faça uma promoção de um best-seller que está sendo lançado. Sabendo da possibilidade de elevação de vendas, encaminha exemplares para os lockers, que funcionarão como postos avançados.

Portanto, torna-se mais fácil direcionar esses itens para os clientes finais, que já estarão próximos às áreas geográficas de muitos deles. Assim, permite-se que as ações sejam estruturadas melhor para estratégias dessa natureza.

Fato é: a armazenagem estratégica, quando utilizada com os lockers inteligentes, permite um processo logístico mais eficiente. Ganha-se, assim, benefícios não só para a empresa, como, também, para os clientes. Ou seja, todos saem ganhando.

Para a adoção dos lockers inteligentes, você deve contar com uma empresa de confiança e com expertise no assunto para auxiliá-lo. Para isso, conte com a HandOver.

Fomos pioneiros em trazer os smart lockers para o Brasil. Utilizamos a inteligência artificial a favor dos nossos clientes, para escolhas mais adequadas na localização dos armários. Além de termos uma série de outros diferenciais importantes para sua empresa.

Por isso, se quer um parceiro de qualidade, entre em contato conosco e aproveite para saber mais sobre nosso trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×