Skip to main content

Entenda as diferenças entre Last mile, First mile e Middle mile, e veja por que é fundamental investir no Last-mile para otimizar o processo logístico de entregas.

Quem tem uma loja ou e-commerce e trabalha com entregas aos clientes sabe o quanto o Last-mile é indispensável para o sucesso da venda e fidelização.

Entenda mais sobre a last mile, as outras fases da entrega (first mile e middle mile), e o que pode ser feito para otimizar esse processo logístico dos e-commerces.

O que é First mile, Middle mile e Last mile?

First mile

É a  primeira etapa do processo de transporte de mercadorias. Geralmente diz respeito a transportes intercontinentais, realizados pelas vias marítimas para transferir itens de um fabricante até Centros de Distribuição de outros países;

Middle mile

Já o middle-mile se refere ao transporte intracontinental, ou seja, aquele que geralmente é feito pelas vias aéreas ou rodoviárias, em que redes de varejo, atacadistas ou distribuidores transportam itens dos Centros de Distribuição até os Centros de Transbordo.

No centro de transbordo ocorre o processo de cross docking, com a identificação e transferência dos pedidos para rotas de distribuição e de entrega.

Last mile

A last mile abrange o último estágio do transporte, quando os produtos são direcionados às entregas para que cheguem aos seus destinos finais, ou seja, ao cliente (que pode ser pessoa física ou pessoa jurídica).

Se trata do processo que entra em contato direto com os clientes finais, e por isso é tão relevante para consolidar o sucesso da operação.

Leia também: 4 dicas para melhorar a experiência do cliente na última milha

O impacto da Last mile

Como dito, a last mile é o momento em que a empresa lida diretamente com o cliente, quando mostra ao seu público o quão eficiente é o processo de entrega de mercadorias e, por isso mesmo, gera muita preocupação nos gestores. Afinal, a encomenda deve chegar até seu destino da melhor forma possível (rápida e segura).

Além disso, também é de conhecimento das empresas que a last mile pode representar a parte mais cara da logística de entregas, já que tende a envolver a utilização de serviços terceirizados (transportadoras), além de problemas com o local de entrega (distância, periculosidade, dificuldade de acesso ou ausência do cliente no momento em que o responsável chega até o lugar).

Por isso, fica evidente o quão importante é investir na Last mile.

Como a logística pode ser otimizada pelas empresas no processo Last mile?

Planejar da melhor forma possível o processo de entrega

Planejamento é sempre fundamental para evitar gargalos e imprevistos. Dessa forma, dentro da logística last mile, é preciso definir como será feita a entrega, desde a chegada da encomenda ao centro de distribuição até o momento em que o cliente recebe o pacote.

Os gestores devem determinar critérios de entrega, como adoção de armazenamento inteligente, parceria com transportadora ou serviços dos Correios. Independentemente da escolha, é preciso deixar o processo bem claro ao cliente.

Investir em tecnologia

A tecnologia ajuda todo e qualquer tipo de negócio. Na logística, é necessário investir em soluções realmente eficientes, que ajudem a melhorar os processos e proporcionar uma clara visão do todo.

Alguns recursos interessantes para logística são:

  • Soluções inovadoras para otimizar o processo de entrega;
  • Utilização de aplicativos para facilitar o processo para o cliente;
  • Alertas de falhas.

Ter auxílio de armários inteligentes

Os armários inteligentes ajudam a otimizar processos logísticos ao oferecer aos clientes a possibilidade de retirar a compra em local próximo e seguro, sem que seja necessário esperar até que um entregador leve o pacote ao destino. Dessa forma, o cliente pode pegar o produto no melhor dia e horário.

Transit Point com armários inteligentes

O Transit Point com armários inteligentes foi criado como uma solução para lojas que precisam de um centro de distribuição avançado em áreas que estão longe demais dos CDs convencionais e armazéns. Dessa forma, o entregador pode coletar o pacote em um local mais viável e próximo do lugar de entrega.

Invista em Last-mile com auxílio dos armários inteligentes da handover

A handover é uma Startup que nasceu da ideia de que processos logísticos podem ser otimizados através de armários inteligentes. No Last-mile, a handover empresas que precisam de soluções para melhorar entregas, seja a partir da retirada do pacote pelo próprio cliente em um locker de localização estratégica ou seja para facilitar a rota do entregador.

Marque um bate-papo com um especialista handover para conhecer todas as soluções handover e veja como otimizar a last mile da sua empresa.