Skip to main content

Como vem ocorrendo em diversas áreas, na logística, a utilização da inteligência artificial também representou transformações profundas. Praticamente todos os processos do setor apresentam um forte ganho de eficiência com o seu uso.

Para quem atua na área, adotar a tecnologia significa mais do que simplesmente melhorar sua operação. A inteligência artificial, ou simplesmente IA, já é essencial para manter o mínimo de competitividade para encarar o mercado.

Confira neste post as principais aplicações da inteligência artificial na logística e porque ela representa uma transformação para o setor.

Projeção de tendências

Antecipar o comportamento dos seus clientes pode ser um grande diferencial para sua operação logística, não é mesmo? Imagina saber com antecedência os produtos mais demandados, e de onde virão os pedidos. O quanto isso facilitaria o seu planejamento logístico?

Pois, a inteligência artificial já permite essa projeção. Isto é feito cruzando dados sobre históricos de consumo, com tendências obtidas pela internet, em redes sociais e outras fontes. Assim, é possível antecipar seu plano logístico e reduzir custos com estoques e armazenagem.

Armazenagem inteligente

O processo de armazenagem também é altamente impactado pela IA. Primeiramente, pela automatização dos processos. Assim, todas as tarefas de transporte e organização das mercadorias podem ser feitas por meio de softwares inteligentes e sistemas robóticos.

Por meio da IA é possível quantificar e organizar as mercadorias. Além disso, é possível prever variáveis como o tempo de armazenagem e roteiros mais comuns. Isso permite manter estoques enxutos, aumentar a precisão logística e reduzir gastos.

Transporte mais eficiente

A inteligência artificial também vai garantir que o transporte da mercadoria seja mais eficiente. Isso, desde o ponto de partida até às mãos do cliente. Sendo assim, os algoritmos de IA vão ajudar a definir não apenas a melhor rota, como também o veículo correto para a entrega.

Além disso, vai monitorar, em tempo real e de forma automatizada, todo o transporte. Se necessário, sugerir alterações de rota ou de plano de entrega. Tudo isso vai resultar, além de menos despesas, em uma melhor experiência para o cliente.

Lockers inteligentes

Imagine quantos clientes já deixaram de comprar do e-commerce por não ter ninguém para receber a mercadoria em casa. Isso aconteceu com o CEO da HandOver. E desta forma, através desta experiência surgiu a ideia de investir em lockers inteligentes.

Os smart lockers da HandOver utilizam a IA para identificar os melhores locais para instalar o ponto de entrega. Isso é feito por meio de cálculos realizados com base em padrões de demanda e de produtos mais requisitados.

A tecnologia pode identificar, por exemplo, o tipo de produto mais pedido pelos clientes de determinado bairro. Assim, calcula a localização exata para instalar o locker, bem como sua estrutura, de acordo com as características do produto. Esse processo reduz o tempo e o custo da entrega.

Como você viu, em breve seu negócio de vendas online terá que aderir à inteligência artificial para sua logística. E atualemnte a HandOver já oferece soluções que utilizam essa tecnologia para facilitar os processos de entrega de seus produtos.

Quer saber mais sobre como a HandOver pode ajudá-lo? Entre em contato com a nossa equipe e agende um bate-papo.