O futuro é tecnológico! A transformação digital nos proporcionou melhorias importantes, como a adoção do Big Data, Business Intelligence, Machine Learning, automação de processos, facilidade no uso de apps em nossos dispositivos, entre uma série de outros conceitos importantes e que você não pode deixar de conhecer.
A logística é uma das áreas que absorve essas mudanças tecnológicas com muita facilidade, trazendo muitos benefícios competitivos para o dia a dia. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue lendo e tire suas dúvidas!
O que é o Big Data?
O Big data diz respeito ao uso de um grande volume de dados para:
- armazenamento;
- processamento;
- análise;
- captura.
Eles podem abranger tanto informações internas quanto externas, analisando questões que estejam envolvidas, por exemplo, com as rotas de entrega, menor tempo de entrega, entre outros pontos.
Portanto, trata-se de um campo aberto de atuações, o que permite melhorias significativas na logística.
Como o Big Data tem sido utilizado na logística?
O Big Data é uma das estratégias mais utilizadas em diferentes áreas, e isso não é à toa. Isso porque é um meio versátil de usar as informações em sua empresa de forma favorável.
A seguir, conheça alguns de seus usos:
Analisar informações
Após o envio de dados para um sistema e análise das informações, consegue-se indicar qual é o locker com o melhor custo-benefício para aquele trajeto. Isso é importante, pois nem sempre o local mais próximo da distribuição ou do destinatário é a melhor opção.
Além disso, há uma série de variáveis a serem consideradas e o Big Data auxilia nesse processo.
Aumentar a eficácia no last mile
Esse é um dos pontos mais desafiadores, principalmente, para reduzir os custos dessa etapa sem comprometer a experiência do cliente. Com o Big Data é possível, por meio de sistemas de automação, identificar quais são as melhores rotas de distribuição e reduzir, assim, os custos envolvidos.
Encontrar eventuais erros
O Big Data permite a identificação de erros com maior exatidão. Dessa forma, você terá mais facilidade para saber em que ponto deve intervir, com o intuito de corrigir essas falhas.
Quais são os benefícios de adotar o Big Data na logística?
O Big Data é uma estratégia muito eficiente para essa área, justamente, por trazer diversos benefícios para a logística. Então, veja os principais, a seguir, e saiba como seu negócio pode alavancar os resultados!
- aumenta a eficiência operacional, o que minimiza erros e garante que ajustes possam ser realizados antes de ocorrer algum tipo de falha ou prejuízo;
- melhora a experiência do consumidor, tendo em vista que quando todo o processo de vendas é eficiente, o cliente fica mais confiante na relação com seu negócio. Isso se potencializa, principalmente, ao oferecer possibilidades que tragam maior conforto — indicar o locker mais indicado para que ele faça a retirada do seu produto, por exemplo;
- aumenta a confiabilidade e transparência em relação ao seu negócio;
- possibilita a automação da sua cadeia logística, trazendo-a para o futuro do setor.
Como falamos, o Big Data pode ser utilizado, por exemplo, para encontrar o melhor locker para o cliente final e traçar uma rota para que seja possível levar o item até o local com o melhor custo-benefício.
Com isso, você consegue traçar estratégias mais eficientes e, assim, garantir não só a melhor opção para sua empresa, mas também promover uma experiência diferenciada para o consumidor.
Portanto, conte com soluções que adotem ferramentas com Big Data para trazer melhores resultados para a logística da sua empresa.
A handover pode ser sua aliada nisso! Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a modernizar seu processo logístico!