Descubra 4 benefícios de aplicar o Business Intelligence (BI) na logística

Descubra 4 benefícios de aplicar o Business Intelligence (BI) na logística

Como estamos na era digital, os conceitos de indústria 4.0 e logística 4.0 se tornam cada vez mais presentes na rotina das empresas. Desse modo, é essencial acompanhar os avanços da tecnologia. Um deles é o Business Intelligence, que oferece resultados incríveis. 

Além disso, também serve como apoio fundamental na tomada de decisões. Ou seja, é uma solução que sua empresa não pode deixar de utilizar. No entanto, é um assunto que ainda gera muitas dúvidas para os gestores. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe. A seguir, você vai entender o conceito do Business Intelligence e, ainda, vai descobrir os principais benefícios da sua aplicação no negócio. Confira!

Afinal, o que é Business Intelligence?

Antes de mais nada, precisamos entender bem o que é Business Intelligence (BI). Também conhecido como Inteligência Empresarial, é um conceito que tem como objetivo gerar, analisar e compartilhar dados importantes. Para isso, o BI é composto de práticas, aplicativos, ferramentas e softwares.

As informações são armazenadas em um Big Data, isto é, um banco de dados especialmente modelado para o seu negócio. Assim, possibilita que tanto os executivos, quanto os gestores ou outros usuários tomem as melhores decisões para a empresa.

Então, o Business Intelligence tem papel fundamental nos resultados de um negócio. Isso porque através dele  é possível traçar as melhores estratégias para a organização, seja em logística, marketing ou pesquisa de mercado, por exemplo.

Por que aplicar o Business Intelligence na logística?

Como você viu, o Business Intelligence oferece um apoio muito importante para todos os setores de uma empresa. E não seria diferente com a logística. A seguir, entenda quais são os principais benefícios.

1. Dashboard em tempo real

A logística trabalha com um grande volume de informações. Logo, aguardar que funcionários coletem dados, os organizem e elaborem relatórios seria inviável em virtude da demora. 

Por sua vez, o BI oferece dashboards modernos e interativos. Neles, o gestor tem acesso a todos os dados precisos e em tempo real. Assim sendo, consegue tomar decisões mais rápidas e assertivas.

2. Melhoria dos processos

Quanto mais processos manuais, maiores são os riscos de falhas. Também é preciso mais tempo para executá-los. Porém, as soluções do Business Intelligence possibilitam a melhoria das operações. Ou seja, permitem identificar erros e gargalos por meio de índices. 

Como consequência, é possível saber exatamente o que e como fazer para melhorar os resultados. Por exemplo, permite a análise das muitas variáveis que impactam no Last Mile, permitindo que as entregas sejam feitas com mais eficiência, garantindo maior satisfação dos clientes.

3. Armazenagem inteligente

Os dados do BI possibilitam analisar com precisão as variações das demandas dos produtos. Além do mais, fornece todas as informações sobre o Supply Chain, bem como pedidos feitos, status do estoque atual e pedidos em entrega. 

Com isso, o gestor consegue traçar estratégias mais eficazes para o armazenamento, sem excessos ou faltas.

4. Simplificação das rotas

Outra grande vantagem do Business Intelligence na logística é a existência de sistemas específicos que calculam as melhores rotas, levando em consideração a maior rapidez, o menor custo e demais condições que o gestor julgar necessário. 

Ou seja, é possível personalizar o sistema e adaptar as rotas de acordo com as especificidades de sua empresa. Portanto, o Business Intelligence amplia as possibilidades da logística da sua empresa, tornando sua gestão mais assertiva, inteligente e otimizada. Com isso, os resultados do seu negócio melhoram significativamente, fazendo com que sua organização conquiste espaço de destaque no mercado.

Quer saber mais sobre como melhorar a logística da sua empresa? Então, entenda o porquê é importante otimizar o order fulfillment em sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×