Armários inteligentes no e-commerce: escalando o volume de entregas

Locker inteligentes HandOver

Os armários inteligentes no e-commerce atuam, principalmente, na last mile, que é a etapa final da entrega. Ou seja, eles estão no trecho que o produto percorre entre o último ponto de distribuição e o consumidor final. A Last Mile, assim como a First Mile e a Middle Mile são etapas extremamente importantes do processo logístico.

A última milha, de acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, é responsável por cerca de 30% dos custos logísticos, sendo assim o trajeto mais caro da logística.

Isso impacta diretamente as vendas e gera altos custos de entrega para o empreendedor. 

Então, os armários inteligentes colaboram para que isso não aconteça. É uma estratégia que escala o volume de entregas, sem escalar proporcionalmente os custos do e-commerce.

O transit point de e-commerces

Ter um Transit Point (ou Ponto de Trânsito) em locais estratégicos, agiliza o tempo de entrega, otimiza as rotas e reduz custos na last mile. 

Então, um transit point pode ser uma loja física, um centro de distribuição ou armários inteligentes.

O importante é saber que é a partir dali que os produtos são enviados aos clientes. 

Leia também: Logística para e-commerce: os 8 conceitos mais importantes

Como implementar armários inteligentes no e-commerce

A primeira coisa para ter um transit point com armários inteligentes no e-commerce é instalar os lockers de forma estratégica em pontos específicos de uma cidade ou região.

Para fazer a escolha dos pontos, deve-se levar em conta critérios como:

  • A concentração do volume de entregas;
  • Locais onde acontecem mais adversidades nas entregas;
  • Regiões em que, geralmente, a entrega é mais custosa e problemática ou que exijam uma entrega mais rápida. 

Definindo os pontos e otimizando as rotas de entrega

Para ajudar os e-commerces na missão de instalar os armários inteligentes nos melhores locais, a HandOver criou um software de análise dos dados geográficos.

Com base nos dados das atuais rotas de entrega do e-commerce, o software mostra onde está concentrada a maior quantidade de entregas da empresa.

Isso ajuda, também, a entender onde ocorrem mais problemas, como regiões onde o prazo de entrega ao consumidor final é maior do que o esperado.

Com essa análise é possível otimizar a rota e fazer um planejamento estratégico dos locais onde os armários devem ser instalados, permitindo que haja menos transtornos na last mile e que o produto chegue mais rápido ao consumidor final.

Mapa de calor das entregas

Iniciando a operação com os armários inteligentes

Feita a escolha dos pontos e a instalação dos armários inteligentes na operação logística do e-commerce, os lockers já estão prontos para receber as mercadorias. 

Sendo assim, o seu e-commerce já pode começar a abastecê-los no ponto de trânsito.

Então, veículos com maior capacidade de carga, como vans ou “mini-caminhões”, saem do seu centro de distribuição e armazenam os produtos nos respectivos armários pela cidade.

Leia também: Entenda como um galpão logístico e armários inteligentes geram benefícios na logística

Logo depois do armazenamento, os entregadores estarão aptos a buscarem as encomendas e entregá-las na região.

Devido ao posicionamento estratégico do locker, as entregas poderão ser realizadas de bicicleta ou, até mesmo, a pé.

Vale ressaltar que a integração do sistema de gerenciamento dos lockers com o sistema de controle de encomendas do e-commerce permite que, após o armazenamento dos produtos, os entregadores que vão retirá-los saibam exatamente qual porta abrir.

Operação transit point

Analisando os resultados: benefícios de ter um armário inteligente no e-commerce

Redução de custos na Last mile

A implementação de armários inteligentes no e-commerce como Transit Point, possibilita que custos sejam reduzidos, como custo por entrega, custos com transportadoras, custos com grandes centros de estoque e distribuição e até mesmo custos com fretes. 

Dados do mercado apontam que 34,1% dos custos com frete são em armazenamento e manuseio em operações de logísticas tradicionais, e estudos de casos com clientes da HandOver mostram que os lockers ajudam a diminuir o custo com armazenamento.

Essa redução nos custos acontece devido à posição estratégica em que os armários são instalados, pois estarão mais próximos aos clientes

Dessa forma, não é necessário a existência de grandes CDs na cidade e, além disso, as entregas podem ser realizadas de forma sustentável por bicicletas, por exemplo.

Acesse a nossa Calculadora de Redução de Custos Logísticos e simule a sua operação com lockers

Mais velocidade nas entregas

Uma das grandes vantagens de ter armários inteligentes no e-commerce como parte da operação logística é a realização de entregas de forma rápida e segura. 

Isso acontece pois os pedidos saem do centro de distribuição principal, direto para os armários.

Logo em seguida, os entregadores podem retirar o produto de forma fácil, abrindo a porta pelo aplicativo, e entregar para o consumidor final, que estará a poucos quilômetros do armário inteligente, tudo isso em menos de 24 horas.

Redução da emissão de CO2

Com base em cálculos feitos pelo SOS Mata Atlântica, cada 1,66 kg de CO2 equivale a rodar aproximadamente 9 km com um veículo normal a gasolina. 

E-commerces com armários inteligentes na logística reduzem o tempo e a distância percorrida por veículos como furgões, vans e pequenos caminhões que realizam entregas para o consumidor final.

Essa inovação ainda tem o potencial de se tornar extremamente sustentável quando utilizada junto com bicicletas, veículos menores ou veículos elétricos para a entrega final.

Como são os armários inteligentes da HandOver?

Os armários inteligentes da HandOver são desenvolvidos com tecnologia de ponta:

  • Inteligência artificial para encontrar a melhor rota de entregas para os clientes e localizar os melhores pontos para a instalação do armário, além do uso no reconhecimento facial para facilitar a utilização do armário; 
  • Tecnologias de IoT que permitem que nossos armários sejam autônomos, sem deixar de lado a segurança; 
  • Tela interativa no armário;
  • Câmera de segurança e sistema de alarme;
  • Aplicativo dedicado para operações com empresas e operadores logísticos; 
  • Painel de gestão para empresas, no qual é possível monitorar o armário e a operação logística a distância. 

Diferencie sua last mile com a HandOver

Com o foco crescente em otimização da última milha, não há dúvidas que e-commerces com armários inteligentes obtêm uma enorme vantagem frente aos concorrentes com outras operações. 

A HandOver transforma a last mile de empresas como e-commerces, marketplaces e empresas de logística de e-commerces que querem otimizar a sua operação e garantir uma entrega com qualidade ao consumidor final, além de reduzir custos na operação logística.

Conheça mais sobre a HandOver e nossa solução de Transit Point para otimizar a Last Mile de empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×