Provedores logísticos: qual a diferença entre o 1PL e o 5PL?

Provedores logísticos: qual a diferença entre o 1PL e o 5PL?

Afinal, quais são as diferenças dos provedores logísticos do 1PL até o 5PL? As empresas precisam de matéria-prima para conseguirem produzir e, para isso, os fornecedores são necessários, ou seja, os provedores logísticos. Entretanto, existem muitos tipos deles e cada um tem uma importância diferente dentro da empresa. 

Leia antes: Logística para e-commerces: os 8 conceitos mais importantes

Em suma, é necessário que tudo esteja caminhando corretamente e da forma desejada para garantir que o melhor material chegue ao cliente. Nesse contexto, entra em ação a logística que é criada pela HandOver e que tem como intuito o objetivismo e a facilidade de organização para uma marca.

Por isso, se quiser saber mais sobre os provedores logísticos e tirar suas dúvidas, continue a leitura deste artigo!

1PL – First Part Logistics 

No 1PL, uma empresa realiza toda a logística do cliente. Dessa forma, é como se houvesse um contrato por determinado tempo e que o cliente não precisa se preocupar com nada visto que consegue o melhor desempenho com outras marcas especialistas no assunto.

2PL – Second Part Logistics  

No 2PL, as empresas estão se expandindo e crescendo. Sendo assim, precisam de ajuda para cuidar de assuntos dos quais não possuem domínios ou contatos. Ao contratar provedores logísticos, essas marcas conseguem economizar e conseguir os serviços pelo menor preço, sempre com a satisfação garantida.

3PL – Third Part Logistics 

No 3PL, uma marca entrega toda a logística pronta e detalhada para outra empresa. Em geral, as empresas que optam por 3PL pensam em formas de flexibilizar o tempo e diminuir as contratações, deixando com que técnicos especializados cuidem de todo o processo e que tenham a garantia.

Em suma, neste processo, há a gestão de todos os processos e mercadorias em conjunto das entradas e saídas.

4PL – Fourth Part Logistics 

O 4PL é um pouco mais completo que o 3PL e inclui tudo o que está adicionado no tópico anterior. No entanto, nesta alternativa há outro fator que influencia: o 4PL faz a manipulação de todo o estoque e mercadoria. Os profissionais são responsáveis por criar formas de manter o estoque funcionando e sem a falta de materiais. 

Com a falta de provedores logísticos e uma boa organização do estoque, muitos produtos podem ficar em falta durante uma alta procura ou, então, estragar com alta quantidade e baixa procura.

5PL – Fifth Part Logistics 

O 5PL é ainda mais complexo que os anteriores e inclui todos os processos de integração. Dessa forma, negocia com as melhores propostas, incluindo sempre os recursos do 1PL, 2PL, 3PL e 4PL. Essa alternativa é focada para empresas que são maiores como as SAS e que precisam de recursos robustos.

A HandOver pode te ajudar com a sua logística

A HandOver pode te ajudar com todos esses processos através de nossos sistemas de gestão que permite a análise segura e objetiva de todos os itens importantes dentro de sua empresa.

Nossa empresa é especializada em provedores logísticos e consegue oferecer o melhor serviço para marcas que querem crescer. E, claro, não abrem mão da organização e flexibilidade. Venha nos conhecer agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×