Skip to main content

A pandemia tem alterado radicalmente os padrões de comportamento do consumidor e, portanto, as necessidades das empresas no que se refere à estratégia de distribuição.

A mudança de cenário exige um comprometimento ainda maior com o cliente em busca da redução de custos com operações de entrega e last mile, agilidade e experiência do usuário. Assim, a empresa pode crescer em meio às novas perspectivas do mercado.

Pensando nisso, e tendo em vista a importância de definir as melhores estratégias de distribuição para a logística do seu negócio, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Confira, então, as dicas que separamos para melhorar as suas operações!

Por que se preocupar com as estratégias de distribuição?

Para entender a importância das estratégias de distribuição e logística, é preciso recordar que seu objetivo central é garantir a disponibilidade de recursos no local e tempo adequados e nas quantidades ideais. 

Para tanto, se torna necessário observar a atual capacidade de entrega ao cliente a partir das operações em funcionamento.

Desse modo, é possível perceber falhas e inconsistências para corrigir e otimizar os processos. Assim, a empresa pode assegurar melhor produtividade e maior qualidade no serviço prestado, o que, é claro, auxilia na redução de custos para o negócio e para o cliente, além de promover o aumento da lucratividade. 

Como definir a melhor estratégia para o negócio?

Confira agora algumas dicas para definir a melhor estratégia de distribuição para o seu negócio e tornar-se forte no mercado!

Conheça o seu produto 

O primeiro passo para definir a melhor estratégia é, sem dúvidas, conhecer profundamente o seu produto. 

Se alguns itens são comercializados em larga escala, por exemplo, pode ser interessante diversificar os canais de distribuição e os centros de armazenagem para atender às necessidades dos clientes e escoar a produção. 

Produtos com maior valor agregado, por outro lado, podem exigir a escolha de um menor número de parceiros de revenda, prezando-se pela capacitação e especialidade.

Esteja atento às tendências

Em segundo lugar, é importante manter-se por dentro das tendências e novidades do mercado. Afinal, como visto, o comportamento do consumidor tem se transformado. 

E, com a expansão do e-commerce, também surgem novas soluções para atender ao público. Por fim, vale a pena conferir o que as empresas concorrentes têm feito para melhorar os serviços e a experiência do usuário nos processos de distribuição e logística. 

Monitore os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho permitem analisar de maneira extensa e detalhada os resultados do processo de distribuição na empresa. Por meio deles, o gestor pode:

  • identificar pontos de melhoria;
  • a necessidade de redirecionar recursos;
  • tomar melhores decisões para o negócio. 

Entre os indicadores que podem ser analisados, por exemplo, estão os custos com transporte, o tempo de trânsito, a avaliação de usuários, entre outros.

Por que a gestão do estoque é importante neste processo?

Ao avaliar seus processos para definir as melhores estratégias e soluções de distribuição para a logística, é indispensável considerar a gestão do estoque. Afinal, trata-se de um conjunto de processos decisivos para:

  • garantir a disponibilidade de produtos;
  • suprir a demanda na medida certa;
  • evitar desperdícios e custos adicionais;
  • facilitar o envio e o recebimento pelo cliente.

Nesse sentido, é fundamental incluir nas estratégias tecnologias e soluções de estoque que viabilizam os processos de distribuição e expedição do pedido ao consumidor final. 

Quais as melhores soluções do mercado para a distribuição?

Pensando nas necessidades do seu negócio, no comportamento do público e nas tendências do mercado, a exemplo da logística 4.0, algumas soluções aparecem como promissoras para melhorar a distribuição e o estoque. Confira algumas delas!

Transit point

Transit point ou ponto de transbordo é uma operação feita para atender demandas em áreas mais afastadas dos centros de armazenamento centrais. 

Em outras palavras, trata-se de um local de depósito temporário até que o produto seja encaminhado ao endereço do cliente. Nesse sentido, o transit point se caracteriza como centro de distribuição avançado, no qual a mercadoria depositada já tem destino certo. 

Uma das estruturas mais eficientes para este processo é o locker inteligente. Este armário, que serve como micro centro de distribuição, tem auxiliado as empresas a entregar mais, em menos tempo

Em linhas gerais, os lockers funcionam da seguinte maneira: os pedidos saem dos armazéns e são distribuídos nestes armários próximos ao endereço do cliente. 

Dessa forma, o produto pode ser retirado para entrega por veículos mais leves e eficientes. A solução permite reduzir custos de operação com last mile e estoque.

Cross Docking

Em resumo, o cross docking é um estratégia que permite reduzir custos com armazenamento e logística e tornar a gestão do estoque mais eficiente. 

Trata-se da operação pela qual uma empresa de e-commerce, ao receber o pedido, encaminha para um centro de distribuição com destino certo. Ao ser entregue pelos fornecedores no local, a mercadoria é imediatamente separada e expedida. 

A grande vantagem desta operação é que os produtos, em sua maioria, não ficam parados no estoque. Havendo maior rotatividade dos itens e menor demanda por espaço físico, a empresa pode agilizar e trazer maior eficiência às suas entregas. 

Vale lembrar que, neste caso, os lockers também constituem uma excelente solução para auxiliar no processo. Nos micro centros de distribuição, a mercadoria pode ser retirada para a entrega final Adotar uma boa estratégia de distribuição para a logística é fundamental para o crescimento da sua empresa no mercado. Afinal, operações otimizadas melhoram a experiência do consumidor final, reduzem custos e permitem inovar na entrega. 

Sendo assim, é importante estar atento às soluções que o mercado propõe para o e-commerce, como os lockers para operações de transit point e cross docking. 

Deste modo, é possível melhorar todas as etapas de distribuição, desde o picking até a expedição do pedido e entrega ao cliente final.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como definir uma boa estratégia de distribuição para a sua empresa, confira as soluções da HandOver para a sua logística!