5 grandes benefícios da logística 4.0 que sua empresa precisa conhecer

A logística 4.0 representa uma nova fase dos processos logísticos, muito mais conectada, integrada e automatizada, com o objetivo de atender melhor às necessidades específicas de cada cliente.

Com a logística 4.0, a produção de uma empresa ganha em qualidade, velocidade, eficiência, além de reduzir custos e fornecer dados para a indústria 4.0. Saiba quais são os principais benefícios e veja como diminuir custos logísticos com auxílio de startup especialista no assunto.

Saiba mais: Logística 4.0: o que é e como pode impactar o seu empreendimento.

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 é um conceito que diz respeito à nova fase dos processos logísticos, muito mais engajados com o surgimento de tecnologias que atendam requisitos de eficiência, velocidade e redução de custos.

Por meio da logística 4.0, as empresas passam a contar com processos automatizados, otimizados, e com o fornecimento de dados que auxiliem nos processos de tomada de decisão.

Ela visa, acima de tudo, cumprir demandas dos clientes com qualidade, envolvendo toda a linha produtiva, desde os produtos propriamente ditos, passando pelos estoques, transportadoras, entregas, e tudo mais que possa estar envolvido na cadeia logística.

As principais ferramentas utilizadas pela logística 4.0 são: Webservices, Big Data, EDI, Mobilidade, Computação em Nuvem e Analytics.

E quais são os principais benefícios da logística 4.0?

5 grandes benefícios da logística 4.0

Redução de custos logísticos

Como já é conhecido pelas empresas, erros de matéria-prima, no processo produtivo, ou no transporte, acarretam perdas e, consequentemente, gastos. Com a aplicação de tecnologias envolvidas na logística 4.0, há a possibilidade de erradicar com essas questões e, como resultado, se diferenciar no mercado.

Satisfação (e sucesso) dos clientes

Com a aplicação de novas tecnologias aos processos logísticos da empresa, é possível entregar um serviço diferenciado, com qualidade perceptível pelo cliente, gerando alto grau de satisfação. O melhor: isso tudo pode ser feito com preços realmente competitivos, menores prazos e redução de custos (erros).

Menos perdas

A tecnologia trazida para a logística 4.0 diminui, e muito, situações que demandam retrabalho ou que envolvem extravios no transporte de mercadoria, danos e outros problemas que comprometam a produtividade e os resultados perante o cliente.

Otimização na gestão de estoques

Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Os custos de manter um armazenamento, com tudo o que isso implica, podem ser diminuídos por meio de otimização gerada pela logística 4.0 e tecnologias de just-in-time (como a metodologia Kanban, por exemplo), otimizando o ciclo produtivo de acordo com as demandas dos clientes.

Melhora na análise de dados

Uma das grandes vantagens da logística 4.0 está na presença de softwares mais inteligentes, envolvidos com a coleta e análise de dados. Soluções como Business Intelligence e BiG Data ajudam a fornecer informações cruciais sobre os processos,

que farão toda a diferença na hora da tomada de decisão e elaboração do planejamento estratégico.

Saiba como reduzir custos através de logísticas 4.0 e armários inteligentes

A logística 4.0 veio para ficar. Por meio de tecnologias desenvolvidas em prol da otimização de processos, é possível otimizar toda a cadeia produtiva e gerar dados que sirvam de base para a elaboração de planejamentos futuros e tomadas de decisão.

Hoje, empresas de todos os setores e portes buscam formas de aplicar métodos inovadores de logística e, concomitante a isso, reduzir custos logísticos, o que pode ser viabilizado pela startup HandOver.

A HandOver é uma empresa que segue alinhada às tecnologias que fazem parte da logística 4.0 e, através de seus armários inteligentes, possibilita aos seus clientes reduzir custos logísticos por meio de estratégias como: Pick-up point, Transit Point, Cross Docking e Clique e Retire.

Navegue pelo site para saber mais sobre as soluções logísticas da HandOver.

Leia também: Entenda como a HandOver auxilia e-commerces na redução de custos logísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×