Skip to main content

Manter a agilidade nas entregas é objetivo de qualquer empresa que busca um bom desempenho em sua distribuição

No entanto, muitos fatores externos podem influenciar isso e, consequentemente, reduzir os níveis de eficiência das operações. Como é o caso do constante aumento dos combustíveis, regras de circulação nos centros urbanos, fretes altos, tráfegos intensos etc.

E é justamente este tema que vamos abordar ao longo do artigo, trazendo dicas e informações úteis sobre como manter a agilidade nas entregas e, ao mesmo tempo, driblar os desafios diários de uma cadeia de suprimentos. Vamos conferir?

Como alguns fatores têm dificultado a logística de algumas empresas?

Atualmente, diversos fatores têm influenciado a distribuição das empresas, com destaque especial para o aumento sequencial dos combustíveis. Além desse problema, outras preocupações são recorrentes na logística convencional nos últimos tempos, tais como:

  • fretes altos;
  • regras de circulação nos centros urbanos;
  • crimes contra transportadoras;
  • tráfegos intensos, entre outros.

Na prática, tudo isso tem um peso não apenas para o “bolso do negócio”, como também para a satisfação final do cliente, já que afeta a agilidade das entregas e o custo das operações.

Não é à toa que, cada vez mais, as empresas buscam soluções inovadoras e modernas que fogem desses modelos e permitem flexibilizar a distribuição, dessa forma sem ter a necessidade desses players grandes e complexos.

É o caso do uso dos lockers inteligentes, que em muitos casos substituem perfeitamente o papel de armazéns e CDs convencionais.

Como driblar esses problemas e agregar mais agilidade nas entregas?

Aproveitando o gancho acima, o uso de armários inteligentes tem sido uma saída estratégica para driblar diversos problemas rotineiros do supply chain convencional. Entre eles, estão:

  • falta de entregadores;
  • limitações de tráfego nos centros urbanos;
  • segurança pública;
  • distância entre os CDs e pontos de entrega;
  • custos com fretes;
  • capilaridade, etc.

Afinal, esses lockers estão localizados em pontos estratégicos nas cidades e tornam as entregas muito mais dinâmicas e econômicas do que as instalações logísticas convencionais.

Assim, permitem implementar diferentes estratégias às suas operações. Confira alguns exemplos adiante!

Transit Point

O Transit Point, por exemplo, é um modelo prático de eficiência logística que permite “driblar” esses problemas clássicos de uma cadeia de suprimentos.

Como o próprio nome sugere, a ideia é utilizar instalações estratégicas — como os lockers — como “pontos de transbordo” dessas mercadorias.

Ou seja, trata-se de uma operação de grande vantagem para a last mile, já que os produtos saem dos grandes CDs e são distribuídos em pequenas quantidades para esses armários localizados em pontos estratégicos nos centros urbanos e mais próximos aos destinos finais.

Em geral, essa operação ocorre na madrugada e, já pela manhã, os entregadores coletam os itens e seguem para a entrega de forma mais rápida, eficiente e sustentável, pois podem ir de moto, bike ou até mesmo a pé.

Crowdshipping

Entre as soluções inteligentes e modernas existentes hoje, há um método em uso no mercado que garante mais agilidade nas entregas, sem necessariamente depender desses players convencionais.

Estamos falando do crowdshipping. Um conceito que, em resumo, consiste em entregas feitas por pessoas comuns, com seus próprios recursos, graças ao advento dos lockers inteligentes e de suas respectivas tecnologias.

Dessa forma, ao invés de contar com transportadores convencionais, esses “entregadores” assumem o papel logístico e depositam as encomendas nos lockers próximos aos centros urbanos. 

Estes produtos poderão ser retirados pelo operador responsável pela last mile.

Enfim, essas são algumas dicas e soluções viáveis para manter a agilidade nas entregas. Em especial para os negócios que buscam driblar os desafios e problemas recorrentes na cadeia de suprimentos, ou mesmo para aqueles que querem mais otimização e praticidade em sua distribuição.

Curtiu? Quer saber mais sobre lockers inteligentes e como esse modelo logístico pode agregar mais agilidade nas suas entregas. Então, acesse o site da HandOver e confira todas as soluções da marca.