Gestão de Ativos mais eficiente: inovação para armazenamento

Gestão de Ativos mais eficiente: inovação para armazenamento

A gestão de ativos é uma atividade estratégica para as empresas. Afinal, falamos de um processo que contribui para a sua produtividade e competitividade, ajudando-a melhorar a experiência do cliente.

Mas não basta pensar sobre o assunto, é preciso investir em técnicas e ferramentas que garantam o sucesso da operação. Ou seja, inovar no armazenamento é o segredo para conquistar bons resultados e fazer o seu negócio crescer.

Quer aprender a fazer uma gestão de ativos mais eficiente? Continue a leitura!

O que é gestão de ativos?

Antes de mais nada, você precisa entender que ativo é qualquer bem da empresa, tangível ou não tangível. Assim sendo, podemos citar como exemplos as matérias primas, as máquinas e ferramentas e os produtos no estoque. Em outras palavras, tudo o que pode ser transformado em dinheiro.

Diante disso, a gestão de ativos é um conjunto de atividades que visam extrair todo o valor desses ativos. Trata-se de um trabalho complexo, que começa antes mesmo da aquisição do bem. Além do estudo sobre a necessidade do investimento, é feito um monitoramento durante todo o seu ciclo de vida, finalizando com o seu descarte.

Leia também: Logística reversa para e-commerces: lockers como solução

Qual a importância de uma gestão de ativos eficiente?

Em primeiro lugar, precisamos destacar que a gestão de ativos tem forte influência sobre os lucros da organização. Afinal, os gestores esperam que os investimentos realizados tragam um retorno positivo.

Mas isso não é tudo! Quando executada de maneira eficiente e com auxílio de ferramentas e estratégias modernas, o processo assegura o uso adequado dos bens da empresa, além de:

  • ampliar a durabilidade dos bens da empresa;
  • garantir a disponibilidade do item;
  • evitar a interrupção das atividades;
  • reduz custos;
  • ajudar a ajustar o estoque à demanda;
  • facilitar a previsão de demanda.

Deixar de investir em inovação é um erro que conduz a diversos problemas. Os modelos mais antigos não favorecem a organização dos estoques, geram perdas nos estoques e podem afetar o relacionamento com o cliente, que ficará sem o produto no tempo e quantidade desejadas.

Quer saber mais sobre os Guarda-Volumes Inteligentes? Acesse nosso Guia Completo sobre Armários Inteligentes

Como inovar no armazenamento de seus ativos?

Depois do que apresentamos, você deve ter entendido que o seu negócio precisa de uma solução de armazenamento segura e eficiente . Isso porque, além de extremamente importante, o  controle dos ativos impacta a produtividade do seu time, e aumenta a eficiência operacional do trabalho técnico, diminuindo atrasos na produção, reduzindo custos com operadores para controlar os ativos e evitando prejuízos devido a furtos de equipamentos

Sendo assim, é hora de modernizar e aperfeiçoar esse processo! Como fazer isso? Uma boa alternativa é investir em Armários Inteligentes. Entenda melhor a seguir!

Armários inteligentes são a solução ideal

Contar com Armários Inteligentes é a modernização que sua empresa precisa. Isso porque eles organizam o controle de ativos e podem otimizar o dia a dia de suas equipes, pois servem como:

  • ponto de retirada e devolução de ferramentas de trabalho;
  • ponto de armazenamento de ativos da empresa;
  • estação USB para carregamento de equipamentos; 
  • armazenamento de padrões de análise para laboratórios;
  • armazenamento de princípios de ativos para fabricação de medicamentos; 

Como vimos, a solução tem múltiplas funções e contribui de maneira estratégica para a melhoria do armazenamento de ativos. Vale destacar que, no atual momento de enfrentamento ao Covid-19, o uso desses armários inteligentes é um diferencial. Isso porque, a retirada dos equipamentos e itens é feita sem contato humano — o que traz rapidez e segurança.

Não há dúvidas de que a gestão de ativos é uma tarefa desafiadora. Entretanto, existem maneiras de torná-la mais eficiente, especialmente na etapa de armazenamento. Como você viu, os lockers inteligentes são uma solução interessante e que merecem fazer parte de suas estratégias. Pense nisso!

Gostou deste post e quer ficar sempre por dentro das novidades do nosso blog? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×