Entenda como a tecnologia está impactando as operações logísticas

Veja como a tecnologia pode transformar operações logísticas, e como o uso de armários inteligentes auxilia no processo de entrega de produtos aos clientes.

Um dos principais objetivos das operações logísticas é garantir a entrega ideal do produto ao cliente, de forma correta, gastando o menor tempo possível, e com custo que não ultrapasse o necessário.

Atualmente, o digital está ganhando muita força, então, a logística dos e-commerces passa a exigir cada vez mais atenção.

E por meio de tecnologia, é possível otimizar o processo de entrega, gerando uma jornada mais eficiente e menos complexa.

Leia antes: Logística para e-commerces: os 8 conceitos mais importantes

O uso de tecnologias nas operações logísticas permite integrar processos, manter as etapas em curso e melhorar a comunicação entre equipes e departamentos. Saiba mais sobre o assunto:

Como a tecnologia impacta positivamente as operações logísticas

Melhora o fluxo das operações e ajuda a reduzir custos

A adoção de tecnologia nas operações logísticas faz com que os processos fiquem bem alinhados, tornando a rotina mais ágil e produtiva, além de combater o desperdício de tempo durante a troca de informações.

Essa padronização de processos também ajuda no sentido de tornar as operações mais simplificadas, combatendo possíveis gargalos e permitindo que as tarefas sejam realizadas de maneira mais eficiente.

A redução de custos é uma consequência positiva de toda essa estruturação. É possível devido à diminuição de desperdícios, de excessos, do tempo de ciclo de vida da jornada de entrega, e das paradas durante esse processo.

Ajuda a simplificar processos

A implementação de soluções mais tecnológicas viabiliza a estruturação e padronização de uma rotina que é fundamental para que todos os recursos investidos sejam amplamente aproveitados, com mais eficiência.

Isso ajuda no combate a possíveis erros na etapa de coleta e armazenamento de dados no sistema, auxiliando a otimizar também as análises de informações.

O uso de tais dados, quando otimizados, viabiliza à empresa ter mais controle sobre os processos, já que muitas tarefas passam a ser feitas de forma automatizada, aumentando a produtividade de equipes e departamentos.

Dessa forma, até mesmo a tomada de decisões pode se tornar mais simples.

Possibilita a incorporação de Logística 4.0

Com a Indústria 4.0 surgiu a possibilidade de integrar os meios de produção à tecnologias através de um gerenciamento de dados eficiente e de novos processos oriundos desse novo nível de estruturação. A junção de tudo isso deu origem ao conceito de Logística 4.0, uma forma otimizada de pensar operações logísticas.

As vantagens trazidas pela Logística 4.0, por meio de novas e revolucionárias tecnologias, permitem que as operações logísticas se utilizem de novos métodos e abordagens. Isso tudo pode ser traduzido em:

  1. Mais agilidade nas jornadas;
  2. Mais eficácia nos processos;
  3. Melhor comunicação;
  4. Padronização e automação das estratégias da empresa.

Leia também: Logística 4.0: o que é e como pode impactar o seu empreendimento

Armários inteligentes permitem a otimização de operações logísticas

O uso de armários inteligentes representa a adoção de uma tecnologia que impacta diretamente a eficiência das operações logísticas. Os lockers da HandOver, por exemplo, permitem que empresas possam dispor de pontos estratégicos para entrega, retirada e troca de produtos, além de outras funcionalidades, como guarda-volumes inteligentes.

Os armários inteligentes da HandOver estão ajudando diversas empresas a otimizarem as operações logísticas por meio de entregas mais rápidas, que representam benefícios para o cliente (que pode escolher quando e onde retirar a encomenda), e para a própria empresa.

Investir em operações logísticas mais integradas, além de facilitar a distribuição e o fluxo interno de mercadorias, também rende mais lucros à empresa.

Navegue pelo site para saber como utilizar os armários inteligentes da HandOver como ponto de retirada, Transit Point ou Micro Centro de Distribuição nas rotas de entrega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×