Logística 4.0: o que é e como pode impactar o seu empreendimento

Aqueles que ainda não estão familiarizados com a expressão “logística 4.0” terão que aprender em breve, já que o termo tem ganhado cada vez mais destaque por se basear no uso de recursos altamente tecnológicos em prol da otimização de processos logísticos.

Saiba o que é logística 4.0, a que se aplica e o que a difere da logística tradicional.

Leia também: Como melhorar a logística do seu e-commerce.

O que é logística 4.0?

Com o avanço das tecnologias e o desenvolvimento da indústria 4.0, os processos logísticos também acabaram passando por modificações e atualizações. Mediante o atual cenário tecnológico, surge a necessidade de uma cadeia de suprimentos mais eficiente e linha de produção organizada de forma a lidar com as demandas de entrega.

Nessas circunstâncias, a logística 4.0 pode ser vista como o meio pelo qual é possível cumprir com demandas básicas utilizando de tecnologia para ampliar o Market Share. O principal objetivo da logística 4.0, portanto, é fazer uso de processos cada vez mais inovadores em concomitância ao crescimento organizacional.

Com o passar do tempo, estima-se que cada vez mais processos logísticos e operacionais se tornem automatizados, cooperando para com a ampliação da produtividade e a eficiência de toda a operação. Geralmente, no caso da logística 4.0, são utilizados recursos como: sistemas de gestão, Big Data, Computação em Nuvem e BI.

Como funciona a Logística 4.0 e ao que se aplica

No modelo tradicional de indústria, a produção é feita visando grandes quantidades de produtos, sempre em grande escala, com acúmulo de estoques e a meta de sempre ter produtos disponíveis para não correr o risco de descumprir demandas.

A medida em que os sistemas avançam e surge a indústria 4.0, os processos passam a visar muito mais as exigências do cliente e produção de itens específicos, fabricando o que é realmente necessário em um período menor.

Em decorrência desse novo cenário, as empresas não precisam mais de grandes centros de distribuição e ganham com eficiência e qualidade. Assim nasce a logística 4.0: da necessidade de automatizar e otimizar processos de forma mais competitiva.

A logística 4.0 se aplica a todas as empresas que visam utilizar tecnologia como principal forma de promover crescimento organizacional. Nessas corporações, a tendência é de que os processos passem a contribuir com excelência para o aumento de produtividade e eficiência nas operações.

Os impactos da logística 4.0 nos negócios

A logística 4.0 não se limita ao uso de computadores. Mais do que isso, é praticada por meio de ferramentas, softwares e aplicações em nuvem para garantir total controle dos procedimentos.

Nesse sentido, as operações logísticas caminham juntas ao avanço dos meios tecnológicos, permitindo que negócios consolidem processos mais organizados e sejam mais transparentes com seus clientes.

Logística 4.0: saiba como reduzir custos logísticos com auxílio da HandOver

Hoje, fica claro o quanto os processos logísticos estão cada vez mais envoltos pela logística 4.0. Se antes a linha de produção visava quantidade, hoje preza pela qualidade dos processos e sucesso dos clientes.

Tendo isso em vista, as empresas passaram a investir em formas de otimizar processos e reduzir custos logísticos, e a HandOver, startup alinhada à logística 4.0, pode auxiliar nesse movimento através de seus armários inteligentes.

A HandOver é uma empresa de armários inteligentes (lockers) que oferece diversos serviços com benefícios para negócios que trabalham com a venda e entrega de produtos. Seja para Cross Docking, Transit Point, ou Pick-up point, os lockers da HandOver podem ficar disponíveis 24 horas, com aplicativo para acesso às informações e destrancamento digital.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre os serviços que a HandOver fornece e que podem ajudar na redução de custos logísticos.

Leia também: Lockers inteligentes como Cross Docking e os benefícios na operação do cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×