O locker inteligente, também conhecido como armário inteligente ou smart locker é uma solução, que se baseia em tecnologia, que pode pode ser aplicada em diversos cenários de negócio.
Alguns exemplos de soluções onde o locker pode ser utilizado são:
- transit point
- click & collect
- caixa postal inteligente
- gestão de ativos
- guarda-volumes inteligente
- hub de serviço
Mas antes de tudo, vamos começar entendendo como ele funciona. Dessa forma, fica mais fácil entender onde e como o locker inteligente pode ser utilizado.
O que é e como funciona o locker inteligente?
O locker inteligente é desenvolvido para armazenar, entregar e retirar mercadorias e itens com mais facilidade e segurança.
Isso porque, eles possuem um sistema de travas automáticas (digitais) que é monitorado remotamente, com as portas sendo liberadas com acessos únicos.
Esses acessos podem ser feitos através de QR Code, senha ou link, por exemplo. E, para que haja uma maior segurança e controle de abertura do locker, esses acessos precisam ser exclusivos. Seja para quem estiver guardando um item, entregando ou recebendo.
Além disso, lockers inteligentes costumam ter uma tela de atendimento, para o usuário acessar. Para que um locker seja realmente inteligente, essa tela deve ser fácil de usar e intuitiva para qualquer uma das operações que podem ser realizadas.
Agora que você já entendeu a base de como funciona o locker, podemos citar alguns tipos de negócio que podem fazer uso do locker:
- transportadoras
- condomínios
- indústria
- e-commerces
- shoppings
- farmácias
- restaurantes
- academias
- instituições de ensino
E essa lista poderia ser muito mais extensa, porque, quando falamos de tecnologia, é sempre possível ter atualizações e customizações, para atender às necessidades de qualquer tipo de negócio.
Vamos entender a aplicação do locker inteligente em alguns desses negócios e como eles funcionam em cada um desses cenários.
Onde os lockers inteligentes podem ser utilizados
Locker inteligente em transportadoras
Na logística de transportadoras, devemos evidenciar a importância da last mile, que é responsável por 53% dos gastos de um transporte.
No caso de transportadoras, o armazenamento inteligente vem para ajudar na last mile através do aumento da capilaridade logística. Uma forma de aplicar isso é através de mini hubs logísticos.
Mas para entender melhor, precisamos explicar como essas soluções com locker inteligente funcionam. Na prática, as soluções para transportadoras podem funcionar de duas principais maneiras, uma delas para a entregas de mercadorias e outra para o suporte e entrega de peças.
Essas duas maneiras são:
Transit point: onde um locker inteligente funciona como micro centro de distribuição, que proporciona entregas mais rápidas, em maior quantidade por dia e com menor custo;
Entenda como funciona em: Conheça a solução do Transit Point e entenda como ela pode revolucionar a sua logística!
Estoque avançado: ideal para prestar suporte de equipamentos. Onde as peças ficam estocadas em lockers inteligentes, sendo de fácil acesso para retirada e devolução pelos técnicos.
Ambas as soluções têm diversas vantagens, entre elas, três principais: a economia em custos, a redução de tempo e a maior sustentabilidade na operação.
Todas essas vantagens se dão principalmente por um ponto que as soluções trazem que é a redução e otimização de rotas. Quando se tem pontos intermediários, inteligentes, entre o remetente e o destinatário, as rotas da last mile podem ser encurtadas e feitas e de maneira mais eficiente.
Dessa forma, gastos com combustível, mão de obra, tempo de viagem, desgastes dos meios de transporte. Consequentemente, a economia de custos, tempo e de emissão de gases poluentes é garantida.
Locker inteligente para e-commerce
Para o e-commerce, o transit point também é uma solução possível, que traz todas essas vantagens citadas acima.
E além dessa opção, o locker também pode ser utilizado nos e-commerces como click & collect, conhecida também como clique e retire.
Nessa solução, os lockers são utilizados como pontos de retirada, onde, diferente do transit point, o cliente tem acesso diretamente ao locker.
E o processo funciona de maneira bastante simples: o cliente efetua a compra no site ou aplicativo da loja, nas opções de entrega seleciona a alternativa “retirada”, onde terá todas as informações de localização, para que possa escolher o local mais próximo a ele.
Ao finalizar a compra, o sistema do e-commerce receberá a informação de que a compra é para entrega no locker e o entregador é enviado para depositar a encomenda. Deve-se ressaltar aqui, que podem acontecer diversas compras em um curto período, e esse entregador poderá depositar todas essas encomendas em uma única viagem.
Para o entregador, o processo também é simples: ele seleciona na tela do locker a opção de entrega, informa os dados do pedido, escolhe o tamanho do pacote e deposita no compartimento.
Assim que o entregador finaliza o depósito, o cliente recebe um código – pode ser um QR code, senha ou link – que irá utilizar para a retirada. A partir de então, ele pode retirar a compra a qualquer momento, quando achar mais conveniente. Chegando no locker, ele só precisa utilizar o código que recebeu e a porta correspondente se abrirá automaticamente. E seu pedido constará como entregue no sistema da loja.
Locker inteligente para condomínios
O e-commerce brasileiro teve um crescimento de mais de 70% em 2020. Mas quando pensamos nesse dado, em geral pensamos na ponta da logística das lojas, mas esquecemos da outra ponta, os condomínios que recebem essas centenas de encomendas.
E, muitas vezes, esses condomínios não possuem um espaço dedicado a esse número de encomendas, até porque é uma tendência relativamente recente, e a maioria dos empreendimentos não possuem essa estrutura.
Além da questão de espaço, temos a questão de mão de obra dedicada. Porque, por mais que muitas vezes seja a realidade, a portaria não deveria ser responsável pela coleta, separação e armazenamento das encomendas.
Podemos ir além, e pontuar também os condomínios, residenciais ou comerciais, que não possuem portarias presenciais, apenas remotas. Excluindo qualquer possibilidade de ter alguém para receber as correspondências e encomendas dos condôminos.
E é para solucionar esse desafio, que o locker inteligente pode ser usado em condomínios. Através da caixa postal inteligente, onde os lockers inteligentes servem como ponto de entrega e retirada.
Como funciona o locker inteligente em condomínios?
Os entregadores dos Correios ou qualquer transportadora se dirigem ao prédio, onde está a caixa postal inteligente, e com poucos cliques, encontram o destinatário e depositam a encomenda no locker. E então o destinatário recebe um QR code no celular, que ele vai apontar para o locker e a porta correspondente, onde está sua encomenda, se abrirá.
Dessa forma simples, o locker consegue solucionar uma série de problemas que os condomínios enfrentam, como:
retorno de encomendas: quando as entregas chegam fora do horário de funcionamento da portaria, ou quando a portaria é remota, as encomendas têm que retornar para o Centro de distribuição;
reclamações de moradores: o primeiro sinal de que a situação não está boa em um condomínio, são as reclamações dos moradores quando não conseguem, por exemplo, receber suas encomendas;
problemas com segurança: o acúmulo de funções para o porteiro, onde ele precisa cuidar da portaria, das encomendas e da segurança do local pode gerar um problema de segurança;
falta de espaço de armazenamento: muitas vezes o próprio balcão da portaria precisa ser o local onde as encomendas ficam até serem retiradas, o que resulta em falta de espaço em períodos de alta demanda;
desorganização: a falta de um espaço dedicado para as entregas também gera uma desorganização, o que afeta não só a imagem do condomínio, como pode gerar danos nos produtos entregues.
Todos esses problemas e outros mais, podem ser solucionados com o locker inteligente. Além disso, benefícios como a possibilidade de redução de custos com mão de obra na portaria e valorização do condomínios para venda ou aluguel de apartamentos, valem ser ressaltados.
Outros negócios
Além destes, vários outros negócios podem utilizar soluções através do locker inteligente. Alguns exemplos são:
- Indústrias
- Shoppings
- Farmácias
- Restaurantes
- Lavanderias
- Instituições de Ensino
Para vários desses estabelecimentos, a solução de guarda-volumes inteligentes é ideal. Com eles, os clientes podem deixar seus pertences, para ter mais comodidade, sem precisar de chaves, com acesso exclusivo. Também pode ser utilizado como ponto de troca.
Os lockers inteligentes como guarda-volumes funcionam de maneira muito simples. Os usuários recebem um acesso exclusivo para aquela abertura, através de QR Code, senha ou link, ele abre o locker, coloca seus pertences, que só poderão ser retirados com esse código de acesso.
Outra opção para outros negócios, principalmente indústrias e farmácias é a gestão de ativos. A gestão de ativos funciona da seguinte forma:
Itens que são utilizados pelos colaboradores, como tablets, podem ser utilizados por mais de um funcionário, pois na rotação de turnos, esses itens são passados de um colaborador para o outro.
E quando se trata de um itens sensíveis ou de alto valor que são passíveis de perda, dano ou até mesmo furto, é necessário um monitoramento desses itens. Ou seja, uma gestão desses ativos.
Com o locker inteligente, esses tablets são depositados em um compartimento no fim do turno. E, por se tratar de um sistema inteligente, no locker ficará registrado por quem foi depositado, em qual compartimento e qual horário
Todos esses dados coletados pelo locker podem ser armazenados e monitorados em um sistema da empresa. Que poderá consultar e gerenciar o uso de cada equipamento de uma forma automatizada.
Além disso, é possível também fazer a carga de bateria dentro do compartimento. Ao se fazer isso, o sistema do locker consegue identificar quais equipamentos estão com bateria e, o próximo colaborador que for retirar o tablet, já será direcionado para um compartimento que possua o equipamento com a maior nível de bateria.
Lockers personalizáveis
Além de todas essas opções de soluções já desenvolvidas, os lockers são uma tecnologia em desenvolvimento e inteligente. Então, é sempre possível adaptar e até mesmo criar novas ideias em armazenamento que façam sentido com qualquer negócio.
A handover é uma empresa especializada em armazenamento inteligente, que disponibiliza a opção de personalização de design e sistema dos lockers de acordo com a necessidade e especificações de cada negócio.
Descobriu que o que sua empresa precisa são lockers inteligentes? Fale com a gente e saiba como levar essa tecnologia para o seu negócio!