A gestão de ativos é uma atividade estratégica para as empresas. Afinal, falamos de um processo que contribui para a sua produtividade e competitividade, ajudando-a melhorar a experiência do cliente.
Mas não basta pensar sobre o assunto, é preciso investir em técnicas e ferramentas que garantam o sucesso da operação. Ou seja, inovar no armazenamento é o segredo para conquistar bons resultados e fazer o seu negócio crescer.
Quer aprender a fazer uma gestão de ativos mais eficiente? Continue a leitura!
O que é gestão de ativos?
Antes de mais nada, você precisa entender que ativo é qualquer bem da empresa, tangível ou não tangível. Assim sendo, podemos citar como exemplos as matérias primas, as máquinas e ferramentas e os produtos no estoque. Em outras palavras, tudo o que pode ser transformado em dinheiro.
Diante disso, a gestão de ativos é um conjunto de atividades que visam extrair todo o valor desses ativos. Trata-se de um trabalho complexo, que começa antes mesmo da aquisição do bem. Além do estudo sobre a necessidade do investimento, é feito um monitoramento durante todo o seu ciclo de vida, finalizando com o seu descarte.
Leia também: Logística reversa para e-commerces: lockers como solução
Qual a importância de uma gestão de ativos eficiente?
Em primeiro lugar, precisamos destacar que a gestão de ativos tem forte influência sobre os lucros da organização. Afinal, os gestores esperam que os investimentos realizados tragam um retorno positivo.
Mas isso não é tudo! Quando executada de maneira eficiente e com auxílio de ferramentas e estratégias modernas, o processo assegura o uso adequado dos bens da empresa, além de:
- ampliar a durabilidade dos bens da empresa;
- garantir a disponibilidade do item;
- evitar a interrupção das atividades;
- reduz custos;
- ajudar a ajustar o estoque à demanda;
- facilitar a previsão de demanda.
Deixar de investir em inovação é um erro que conduz a diversos problemas. Os modelos mais antigos não favorecem a organização dos estoques, geram perdas nos estoques e podem afetar o relacionamento com o cliente, que ficará sem o produto no tempo e quantidade desejadas.
Como inovar no armazenamento de seus ativos?
Depois do que apresentamos, você deve ter entendido que o seu negócio precisa de uma solução de armazenamento segura e eficiente . Isso porque, além de extremamente importante, o controle dos ativos impacta a produtividade do seu time, e aumenta a eficiência operacional do trabalho técnico, diminuindo atrasos na produção, reduzindo custos com operadores para controlar os ativos e evitando prejuízos devido a furtos de equipamentos
Sendo assim, é hora de modernizar e aperfeiçoar esse processo! Como fazer isso? Uma boa alternativa é investir em Armários Inteligentes. Entenda melhor a seguir!
Armários inteligentes são a solução ideal
Contar com Armários Inteligentes é a modernização que sua empresa precisa. Isso porque eles organizam o controle de ativos e podem otimizar o dia a dia de suas equipes, pois servem como:
- ponto de retirada e devolução de ferramentas de trabalho;
- ponto de armazenamento de ativos da empresa;
- estação USB para carregamento de equipamentos;
- armazenamento de padrões de análise para laboratórios;
- armazenamento de princípios de ativos para fabricação de medicamentos;
Como vimos, a solução tem múltiplas funções e contribui de maneira estratégica para a melhoria do armazenamento de ativos. Vale destacar que, no atual momento de enfrentamento ao Covid-19, o uso desses armários inteligentes é um diferencial. Isso porque, a retirada dos equipamentos e itens é feita sem contato humano — o que traz rapidez e segurança.
Não há dúvidas de que a gestão de ativos é uma tarefa desafiadora. Entretanto, existem maneiras de torná-la mais eficiente, especialmente na etapa de armazenamento. Como você viu, os lockers inteligentes são uma solução interessante e que merecem fazer parte de suas estratégias. Pense nisso!
Que tal levar essa inteligência, organização e autonomia para sua empresa? Fale com a gente!