Skip to main content

Cada vez mais evidente, o dinamismo da vida atual tem evidenciado constantemente a importância da flexibilização de horários nas rotinas diárias. As empresas com opções de horários flexíveis de trabalho e o próprio home office, são sinais de que a vida está se adaptando para ser mais conveniente para diferentes realidades de rotina.

A crescente do e-commerce é outro sinal de que as pessoas estão cada vez mais fazendo escolhas baseadas na conveniência. Mas só vender online e entregar em casa já não basta para que uma loja realmente entregue uma experiência conveniente para o consumidor.

É necessário ir além, oferecer opções customer centric, onde o consumidor esteja no centro da decisão. Ou seja, opções onde ele possa escolher qual é o melhor horário para receber sua compra. 

Uma opção para que isso seja possível é o out of home delivery. E aqui vamos entender o que é e como aplicar essa estratégia.

O que é out of home delivery?

Out of home delivery significa entrega fora de casa. Ou seja, são modalidades de entrega onde o entregador não vai até a casa do destinatário para entregar a compra, mas sim em um local, em geral escolhido pelo cliente.

Dessa forma, a entrega pode ser feita de maneira assíncrona, isto é, o entregador e cliente não precisam estar disponíveis no mesmo horário. Diferente de um entrega síncrona, onde o cliente precisa estar em casa para receber a entrega, e se isso não acontecer, o entregador perde a viagem.

A estratégia de out of home pode ser aplicado de diferentes formas, como por exemplo:

  • dark stores
  • pick up in store
  • click & collect

As dark stores são locais estratégicos utilizados para armazenamento, picking e distribuição de produtos online. Geralmente eles estão espalhados em pontos mais próximos de onde o consumidor se encontra.

Já o pick up in store é quando a loja possui tanto a loja online quanto a física. E dá a opção para que o cliente retire a compra realizada online, na loja física mais próxima.

No click & collect, os lockers inteligentes funcionam como ponto de retirada. Eles podem ficar localizados em diversos pontos, como estacionamentos, shoppings, galerias e lojas. Eles ficam em locais mais próximos aos centros urbanos para facilitar a retirada da compra

Benefícios do out of home delivery para o e-commerce

Que o out of home delivery traz várias vantagens de comodidade e conveniência para o cliente já ficou claro. E para a loja ou varejo online, quais são as vantagens?

Em primeiro lugar, melhorar a experiência do consumidor, como todo gestor de e-commerce sabe, não é só um benefício para o cliente, mas também para a loja. Isso porque clientes satisfeitos têm uma maior tendência a voltar a comprar e a gerar uma mídia espontânea.

Em segundo lugar, que pode ser tão importante quanto o primeiro, é a redução de custos. Quando utilizado o sistema de out of home delivery, o trecho mais caro e mais suscetível a erros da entrega é eliminado. Que é a parte em que o entregador vai de casa em casa. Nesse trecho, podem haver erros de endereço e ausência do destinatário. Ambas as situações geram gastos de reentrega e retorno de encomendas.

Esse trecho é a last mile e ele corresponde de 30% a 50% do valor total de entrega, por isso, encurtar esse trecho, pode trazer uma drástica redução de custos totais de entrega.

Por que usar lockers inteligentes no out of home?

As três opções de aplicação do out of home apresentadas acima: dark stores, pick up in store e click & collect, são possíveis de implementar através de lockers inteligentes

Isso porque os lockers inteligentes são a solução ideal para entregas feitas de maneira prática, onde não há a necessidade de contato entre o entregador e o cliente final.

Agora que você já entendeu a importância de ter uma opção out of home delivery no seu e-commerce, fale com a gente e saiba como implementar essa estratégia através dos lockers inteligentes handover!