Conheça os guarda-volumes inteligentes, a nova moda da economia compartilhada

Locker x economia compartilhada

Os guarda-volumes inteligentes estão ganhando cada vez mais espaço graças à ascensão da economia compartilhada. Saiba como isso influencia no seu dia-a-dia.

Os lockers inteligentes são uma solução criada para viabilizar a entrega de mercadorias comercializadas pela internet. Se trata de um sistema muito prático, já que permite aos consumidores retirar a encomenda quando quiserem, uma vez que o produto fica disponível em um dos pontos de retirada, funcionando como um tipo de economia compartilhada.

Leia também: O que são lockers com serviço de guarda-volumes?

Mas o que é economia compartilhada?

Economia compartilhada é um conceito relativamente novo, que está fazendo muitos economistas e estudiosos se dedicarem a compreender como funciona a economia de compartilhamento.

No geral, se diz que economia compartilhada é aquela em que a oferta de produtos ou serviços pode ser feita pelo próprio consumidor, ou seja, o cliente também pode ser um fornecedor (e vice-versa).

Por exemplo: Se pensarmos na situação de um motorista de aplicativo (Uber, 99, Lady Driver, etc.), se trata de um consumidor que compartilha um serviço (no caso, de transporte) com outras pessoas. E assim ele recebe uma remuneração.

Hoje há modelos de economia compartilhada em diversos segmentos, tais como: bens de consumo, alimentação, divisão de espaço (coworkings), serviços, e até mesmo financiamentos.

Locker x economia compartilhada

Os guarda-volumes inteligentes possuem algumas semelhanças com outros modelos de entrega que estão sendo desenvolvidos para otimizar o comércio online.

Alguns oferecem a retirada de um item (comprado pelo site) na própria loja física, outros vão além e integram o sistema de economia compartilhada com experiência omnichannel.

Os guarda-volumes inteligentes apostam em pontos de retirada estrategicamente posicionados para que o consumidor busque ou devolva encomendas o mais perto possível de onde estiver. Além de facilitar transações, os pontos de retirada ajudam a aquecer a economia.

Como os guarda-volumes inteligentes influenciam a economia

Os guarda-volumes inteligentes possuem diversas vantagens, principalmente para o e-commerce, já que algumas questões envolvendo o sistema tradicional de entregas apresentam desvantagens para o consumidor.

Além do valor de frete (cada vez mais abusivo graças às constantes altas no valor do combustível), a espera pelo produto pode irritar o cliente, além de mantê-lo “preso” em casa tendo que alterar planos e rotina para esperar pelo entregador.

Leia também: Lockers inteligentes, como Cross Docking, e os benefícios na operação do cliente

Vantagens para o e-commerce

Um guarda-volumes inteligente pode funcionar até 24 horas por dia, sendo esse um de seus principais diferenciais. O cliente que só pode retirar um produto a noite, por exemplo, pode fazê-lo sem ter que se preocupar.

Basta chegar ao local estipulado com o código recebido. A grande vantagem para os varejistas é que a praticidade dos guarda-volumes inteligentes instiga os consumidores a comprarem cada vez mais pela internet.

Por essas e outras, os guarda-volumes inteligentes se tornaram uma ótima alternativa de economia compartilhada, gerando assim um grande interesse por parte dos e-commerces no país.

HandOver oferece sistema completo de guarda-volumes inteligentes para e-commerces

A HandOver é uma startup de guarda-volumes inteligentes, ou seja, não oferece apenas o aluguel de lockers, mas sim uma experiência completa de entrega, trocas, devolução e armazenamento de encomendas.

Com o intuito de oferecer soluções de mobilidade e logística, os guarda-volumes inteligentes da HandOver são seguros, práticos e acessíveis.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o serviço de lockers inteligentes da HandOver.

Artigo produzido por HandOver
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×