Guarda-volumes inteligentes: o que são e quais vantagens para meu negócio?

Guarda-volumes inteligentes: o que são e quais vantagens para meu negócio?

Já imaginou quão bacana seria ter à disposição um armário inteligente para guardar tudo o que você deseja? Inteligente a ponto de simplesmente aproximar o celular no leitor do display, ou ainda incluir uma senha, sem necessitar de contato direto ou chaves.

Segurança e praticidade: essas são apenas duas das muitas sensações que os guarda-volumes oferecem aos consumidores. Não é à toa que a utilização deles começou nas superpotências mundiais como Estados Unidos da América, Europa e Japão e agora, essa maravilha vem ganhando espaço aqui no Brasil também.

Que eles facilitam o dia a dia, você já sabe, mas que tal conhecer um pouco mais sobre a tecnologia de acesso aos guarda-volumes inteligentes? Continue conosco!

Acesso por QR Code

Muito utilizado, o QR Code é o meio mais confortável de pagar, receber e até doar, acredite, essa lista só cresce, mas o importante aqui é destacar que o QR Code também pode ser empregado com a função de chave para os guarda-volumes.

É muito simples — diferente das chaves convencionais que precisam de contato direto — basta aproximar o celular junto ao leitor do armário, ler o QR Code e o acesso será liberado automaticamente. Muito prático, né?

Acesso por senhas

Se você é o tipo de pessoa que adora o uso de senhas, vai se apaixonar por esse meio de liberação dos armários.

Funciona de forma semelhante ao uso dos cartões de crédito online, sabe? Nesse tipo de acesso aos armários, o usuário recebe a senha eletrônica, vai até o compartimento e digita o código, liberando o acesso dos armários que são monitorados remotamente.

Acesso por link

Um outro meio muito seguro e prático para acessar os guarda-volumes é o link. 

É muito simples, mas vamos exemplificar: quando uma compra é finalizada, a loja, através do WhatsApp ou e-mail, dirá que o seu produto estará disponível para retirada em um smart locker, que poderá se encontrar dentro de um shopping por exemplo.

Com isso, você receberá um link para abertura da porta e retirada do bem. Versátil, não é?

Quais as vantagens práticas agregadas pelos lockers inteligentes?

Você acompanhou que o uso de guarda-volumes inteligentes não traz vantagens unicamente para o seu negócio, mas favorece também o cliente. Este tipo de solução permite agregar inúmeros valores à toda economia, o que inclui os moradores, comerciantes, gestores públicos e privados, etc.

Para entender melhor como os lockers inteligentes influenciam tudo isso, nós separamos alguns benefícios práticos em diferentes aspectos. Confira!

Para o consumidor

Economia

Em geral, clientes podem optar por retirar pessoalmente suas encomendas nos lockers inteligentes por ser uma alternativa mais econômica e prática do que pagar um frete até a sua casa.

Além disso, os guarda-volumes costumam ficar em pontos estratégicos das cidades, o que facilita a coleta e retirada dos produtos por parte dos compradores.

Agilidade no recebimento

Qual cliente não quer economizar e, de quebra, poder ter seu produto em mãos o mais rápido possível?

Sem dúvidas, a agilidade das entregas proporcionada pelo uso dos lockers inteligentes é mais uma vantagem prática agregada à vida do comprador e das empresas.

Afinal, os e-commerces e estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço conseguem disponibilizar a retirada do cliente em pouco tempo, quando não, no mesmo dia.

Isso ocorre porque, em geral, são entregas pequenas e que dispensam operações com transportadoras e fretes maiores.

Segurança

Outro ponto de destaque para os clientes que usam os guarda-volumes para coletar suas encomendas é a questão da segurança.

Os guarda-volumes inteligentes estão instalados em locais de grande movimentação de pessoas, contando com sistemas avançados para abertura conforme já te mostramos.

Além disso, em tempos de pandemia, o uso dos guarda-volumes inteligentes dispensam qualquer contato pessoal para coletar ou depositar encomendas.

Para o estabelecimento

Além das vantagens práticas para o consumidor e os negócios que utilizam os lockers nas distribuição de produtos, o estabelecimento que implementa os guarda-volumes também é beneficiado. Veja!

Aumento da gama de serviços oferecidos

Um shopping ou uma universidade, por exemplo, que implementa o guarda-volume inteligente para seus usuários está também ampliando a sua gama de serviços.

E, na prática, isso proporciona muitos benefícios, como:

  • mais pessoas frequentando seus ambientes;
  • melhora a experiência dos consumidores;
  • gera mais modernidade;
  • fomenta negócios;
  • contribui com a economia local.

Como funciona um guarda-volumes inteligente?

Como bem destacamos, os guarda-volumes inteligentes são armários instalados estrategicamente em pontos de grande movimentação, como faculdades, shoppings, centros comerciais etc.

Na prática, você “aluga” um ou mais guarda-volume e o utiliza para guardar, depositar e coletar itens e produtos diversos nesses locais.

Além disso, o funcionamento de abertura de seus guarda-volumes inteligentes é algo extremamente dinâmico, prático e moderno, já que dispensa o uso de cadeados e chaves, o  que demandaria sempre a presença de uma pessoa no local.

Ao contrário disso, os lockers abrem por meio de aplicativos e contam com sistemas de segurança avançado. Isso permite mais tranquilidade e comodidade no uso da solução.

Por fim, os guarda-volumes inteligentes também podem ser compartilhados com outras pessoas de sua confiança, como sócios, amigos, familiares, entre outros, bastando apenas usar o Sharing ID (ID de compartilhamento). 

Modalidade Clique e Retire

Lá fora, chamada de Pick-up point ou Click & Collect, essa modalidade de entrega é amplamente utilizada por clientes do varejo.

Na prática, o consumidor final pode se dirigir até o locker e retirar a sua compra do armário inteligente mais próximo, quase sempre em poucas horas após a sua compra, sem precisar esperar algum entregador.

Para o e-commerce, essa modalidade de Clique e Retire é algo extremamente cômodo, prático e moderno, podendo agregar muitas vantagens às suas estratégias de entregas e proporcionar experiências ainda melhores aos seus clientes.

Como os guarda-volumes inteligentes podem ser utilizados?

Imagine que você tenha uma loja virtual, mas não tenha um ponto físico para que seus clientes retirem pessoalmente as suas encomendas. Logo, os guarda-volumes inteligentes surgem como uma solução para isso e para muitas outras necessidades.

Dessa forma, considerando o exemplo acima, você conseguiria depositar suas entregas em Lockers estratégicos espalhados em diferentes pontos da cidades — grandes shoppings, parques ou faculdades, por exemplo —  para que o consumidor possa retirá-lo pessoalmente.

Porém, não termina aqui! O uso de guarda-volumes inteligentes pode ter diversas outras funcionalidades práticas, tais como os modelos que descreveremos a seguir. Confira!

Armazenamento de produtos

Os guarda-volumes também podem servir como alternativa de armazenamento temporário de produtos, documentos e itens diversos.

Por exemplo, caso você ou seu cliente deposite um produto no locker, mas que por algum motivo, não seja possível retirá-lo de imediato, o item poderá ficar armazenado com total segurança pelo tempo sugerido.

Guarda-volumes de objetos

Sim, os guarda-volumes inteligentes também podem atender às necessidades que os modelos convencionais já cumpriam: guardar objetos e itens por um tempo determinado.

Podemos considerar como exemplo, lockers instalados em shopping centers ou faculdades, nos quais os clientes ou estudantes podem depositar seus produtos momentaneamente em uma das gavetas e continuar os seus passeios, estudos e trabalhos, sem precisar carregar peso ou se preocupar com a segurança dos bens.

Pontos de coleta

Conforme acabamos de exemplificar, os guarda-volumes inteligentes podem ter a funcionalidade de um ponto de coleta de suas encomendas, algo que é extremamente útil e prático na rotina do varejo e e-commerce.

Na prática, oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes pode ampliar ainda mais os seus canais de distribuição e logística de seu negócio, bem como proporcionar mais opções ao consumidor.

Em geral, os pontos de coleta costumam ser mais econômicos e práticos do que fretes, por exemplo. Além disso, em muitas ocasiões, eles podem ser mais rápidos e dinâmicos para o usuário.

Assim, dependendo de onde os guarda-volumes inteligentes se encontrarem na cidade, a sua loja ou estabelecimento pode passar a ter pontos de entrega em locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas.

Pontos de troca

Outra função interessante dos guarda-volumes inteligentes é a possibilidade de servir como ponto de troca de produtos e isso pode ser trabalhado nas mais variadas formas.

Por exemplo, entre pessoas e negócios que decidem trocar objetos, itens, encomendas, malotes, entre outros.

Pontos de devolução

A logística reversa pode ser uma verdadeira dor de cabeça para muitos negócios, tanto no quesito operacional, como no financeiro. 

Além disso, a necessidade de devolução de algumas vendas pode aumentar ainda mais a insatisfação do consumidor, especialmente quando há demoras, gargalos, custos e dificuldades para resolver o problema.

Com os guarda-volumes inteligentes, é possível criar esses pontos de devolução em locais estratégicos, onde os compradores podem depositar os seus produtos e, ao mesmo tempo, sua empresa já substituí-los ou agilizar uma nova entrega.

Onde podem ser instalados os guarda-volumes inteligentes?

Guarda-volumes inteligentes: o que são e quais vantagens para meu negócio?

A tendência dos lockers inteligentes já é ampla e diversificada em várias cidades da Europa. Aqui pelo Brasil, esse tipo de solução também começa a ganhar força e a se popularizar nas grandes capitais do país.

Em São Paulo, por exemplo, já existem  armários sendo utilizados diariamente por empresas e consumidores de todos os tipos.

Porém, de maneira geral, para exemplificar onde os guarda-volumes inteligentes podem ser encontrados e como esses pontos estratégicos podem servir na prática para o seu negócio, enumeramos alguns locais comuns. São eles:

Restaurantes e bares

Os lockers inteligentes também se tornaram alternativas de guarda-volumes em muitos bares e restaurantes, nos quais oferecem ao cliente a possibilidade de guardar seus pertences com segurança enquanto almoça, janta e se diverte.

Além  disso, esses estabelecimentos também podem funcionar como pontos de distribuição de produtos de outras lojas e comércios. 

Simples para quem vende, prático para quem coleta e bom para o restaurante, que pode aumentar seus lucros fazendo esse intermédio.

Faculdades

Agregando ainda mais à atmosfera jovem, moderna e dinâmica de uma universidade, os guarda-volumes inteligentes podem servir para inúmeros propósitos dentro de um campus.

Os lockers podem ser usados para guardar materiais de estudo, troca de produtos, armazenamento, entrega de materiais e documentos, entre muitos outros.

Parques e praças

Esses locais costumam receber um grande fluxo de pessoas diariamente e, portanto, podem servir como um excelente ponto para entregas e coletas de seus produtos.

Alguns parques e praças públicas já contam com seus lockers e isso deve se tornar uma tendência cada vez maior nos próximos anos, como serviço complementar oferecido pelas prefeituras e órgãos que administram esses espaços.

Dessa forma, mais pontos de distribuição estarão disponíveis — e em locais estratégicos — para o seu negócio na cidade.

Prédios comerciais e galerias

Outros locais estratégicos que os guarda-volumes inteligentes se encontram ou podem ser implementados, são prédios comerciais, galerias, feiras, grandes estacionamentos etc.

Em geral, esses lugares também costumam ter um grande fluxo de pessoas. Desse modo, podem servir como um excelente ponto de distribuição de produtos por meio de lockers, sendo algo vantajoso tanto para a administração local, como para as empresas e clientes da região.

Condomínios Residenciais

Os guarda-volumes inteligentes também se popularizaram em alguns condomínios, tornando-se mais um serviço oferecido pelas suas administrações.

Assim, moradores e comércios locais agregam mais praticidade, segurança e facilidade em suas negociações, permitindo, por exemplo, que compradores armazenem ou retirem seus pertences a poucos passos de sua casa.

Shoppings centers

Imagine poder disponibilizar um espaço físico para suas entregas e coletas dentro de um grande shopping ou centro comercial de sua cidade.

Muitos desses estabelecimentos já contam com esse tipo de solução e têm otimizado a distribuição de muitos produtos de lojas virtuais.

Além disso, como bem destacamos acima, a instalação de guarda-volumes inteligentes em shoppings também pode ter a funcionalidade de guarda-volumes convencionais, em que os clientes podem deixar seus bens com segurança e praticidade enquanto passeiam ou realizam suas compras.

Por que os lockers inteligentes da HandOver são a melhor opção?

A HandOver é uma startup brasileira que nasceu com a missão de permitir que negócios e clientes otimizem as suas entregas e consigam guardar, compartilhar, distribuir e coletar qualquer coisa facilmente.

E para conhecer os diferenciais únicos e exclusivos dos guarda-volumes inteligentes da HandOver, nós destacamos alguns exemplos de tecnologias e soluções que só essa empresa entrega atualmente no Brasil. Confira!

Inteligência Artificial (IA) na escolha dos pontos

A escolha dos locais de implementação dos guarda-volumes inteligentes da HandOver não é feita por acaso. Tudo é pensado na praticidade e nos benefícios que serão proporcionados com a decisão de colocá-los em um ponto estratégico, com acesso facilitado.

Por meio de tecnologias de Inteligência Artificial, nossos sistemas conseguem analisar e mensurar quais são as regiões, os tipos de produtos e perfil dos clientes mais comuns por lá.

Achou complicado? Então, vamos a um exemplo prático: a partir de dados e informações do mercado, é possível, por exemplo, estimar que determinado tipo de produto está sendo mais entregue em Copacabana ou no Morumbi pelas lojas locais.

Supondo que esse produto seja sandália ou acessório feminino, a HandOver vai estudar, com base nesses dados, qual o ponto mais estratégico e que concluir qual o tipo de armário atenderá melhor essa demanda na região.

Isso significa que, buscamos uma solução quase que personalizada àquilo que o seu negócio precisa naquele momento.

Abertura por aplicativo

Os guarda-volumes inteligentes não têm esse nome à toa. Na HandOver, os lockers são abertos por meio de aplicativos e IDs programados, que mais ninguém vai conseguir usar, a não ser clientes e empresas.

Então, nada de chaves, cadeados ou trincos do passado. Por ser um aplicativo dinâmico, leve e fácil de usar, o cliente tem acesso prático ao locker, podendo coletar por conta própria a sua encomenda.

Em outras palavras, isso dispensa agendamentos de horários, funcionários e entregadores.

Plataforma de gestão

Pensando em agregar ainda mais praticidade e modernidade ao seu negócio, a HandOver também oferece uma plataforma exclusiva para empresas e e-commerces que utilizam os seus armários inteligentes na logística.

Isso significa que você pode ter total controle dos lockers boxes disponíveis e usados para as suas entregas. Dessa forma, consegue ter acesso aos horários e dias das aberturas dos clientes aumentando sua organização e planejamento.

Além disso, você consegue otimizar a sua distribuição, evitando custos e a perda de tempo por não saber onde e quando deixar as suas encomendas.

Segurança

Outro grande diferencial dos armários inteligentes da HandOver é o quesito segurança. Afinal, além de todas as tecnologias, tanto para a abertura, como para monitoramento dos lockers com câmeras e alarme, esses guarda-volumes contam com uma estrutura de altíssima qualidade e resistência, impedindo tentativas de arrombamento ou furto de forma manual.

Além disso, como bem destacado, a abertura das portas só é possível via aplicativo ou pela central própria da HandOver. Esse detalhe impossibilita também a aplicação de fraudes ou roubos de senhas.

Suporte especializado

Por fim, a HandOver conta com um suporte técnico de especialistas, disposto a ajudar, tirar dúvidas e resolver problemas que envolvem o funcionamento dos guarda-volumes inteligentes.

Ainda, graças às tecnologias agregadas nessas soluções, a HandOver proporciona atendimento de alta qualidade, possibilitando que quase tudo seja resolvido à distância e com total rapidez, o que evita contratempos. 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o uso de guarda-volumes inteligentes como alternativa para diversas necessidades de empresas e clientes.

Como bem vimos, muito além de uma solução de otimização logística, esses lockers permitem agregar diferentes valores e funcionalidades na rotina dessas negociações, desde  redução de custos até melhores experiências nas compras.

Se você quer saber mais como funcionam e onde encontrar os armários inteligentes da HandOver, não deixe de acessar nosso site oficial e se informar com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×