Como implementar uma logística sustentável no seu negócio?

Buscar soluções para uma logística sustentável tem sido um desafio — ou melhor, uma estratégia fundamental — para muitas empresas modernas e com compromisso socioambiental.

Afinal, além dessas práticas contribuírem com a redução de impactos ao meio ambiente, também agregam inúmeros valores à imagem e à própria gestão desses negócios.

Em outras palavras, investir em soluções mais sustentáveis para a sua logística pode trazer vantagens práticas para o planeta, para a sociedade, assim como para sua marca e seu bolso.

Portanto, se você quer saber como implementar uma logística sustentável em seu negócio, continue conosco e confira algumas dicas que separamos neste post. Vamos começar?

Afinal, por que tanto se fala em logística sustentável hoje?

De acordo com estudos, sozinho, o setor de logística e transporte é responsável pela emissão de quase 15% de gases poluentes na atmosfera ao redor do mundo.

Trazendo essa análise para dentro do Brasil, só em São Paulo, esse impacto é ainda maior, onde se estima que as operações logísticas representem 30% de toda a emissão de CO2 na cidade.

Vale ressaltar, que estamos falando de um país de dimensões continentais, ainda movido pelo modal rodoviário. Dessa forma, os desafios para a implementação de uma rede mais ampla de logística sustentável são aumentados.

Por outro lado, considerando o last mile (termo que se refere aos últimos trechos de uma entrega), muitas empresas já encontram soluções e alternativas inteligentes. Dessa forma, conseguem equilibrar eficiência operacional e sustentabilidade, como veremos em exemplos práticos mais à frente.

Além disso, surgem como alternativas inteligentes e práticas, o advento de novas tecnologias, bem como o surgimento de novas tendências e soluções no mercado. Todas já facilmente encontradas por aqui.

Leia também: 5 grandes benefícios da logística 4.0 que sua empresa precisa conhecer

Logo, cabe aos gestores se atualizarem e as implementarem conforme suas necessidades e estratégias.

E quais vantagens da logística sustentável para um negócio?

Como bem destacado, atualmente, apostar em uma logística sustentável para seu negócio não se limita unicamente a reduzir a poluição ou qualquer outro impacto ambiental relacionado às suas operações.

Muito além disso, essa prática pode ter também um viés estratégico fundamental nos dias de hoje e, inclusive, agregar valores cruciais para a sua gestão, como:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • experiência do consumidor.

A respeito disso, uma pesquisa nacional aponta que quase 90% dos consumidores brasileiros dão mais valor às marcas sustentáveis. Assim, é possível ter uma ideia melhor de como a logística sustentável vai além do compromisso socioambiental assumido pela empresa.

Em outras palavras, essas pessoas estão dispostas a pagar mais e a preferir seus produtos, caso percebam algum valor agregado em relação a ações sustentáveis neles ou em suas operações.

Assim sendo, podemos listar inúmeras vantagens de uma logística sustentável aplicada em diferentes aspectos de um negócio, tais como:

  • redução de custos operacionais;
  • aumento de produtividade em diversos processos;
  • agilidade nas entregas, em especial, no last mile;
  • redução na emissão de gases poluentes e outros impactos ambientais;
  • fortalecimento da marca e do posicionamento da empresa;
  • melhor experiência do consumidor final.

Que tipo de solução pode tornar sua logística mais sustentável?

Da armazenagem ao transporte, atualmente há uma infinidade de soluções e ações que podem ser implementadas na prática para uma logística mais sustentável.

Evidentemente, cada empresa tem suas especificidades e características operacionais, o que requer implementações diferentes para cada caso.

No entanto, podemos listar ideias e dicas viáveis, completamente aplicáveis de logística sustentável nos dias de hoje, que já são realidade para muitos negócios no Brasil. Por isso, separamos alguns exemplos e sugestões a seguir. Confira!

Embalagens conectadas

Muito além do uso de materiais sustentáveis e biodegradáveis, algumas empresas têm investido em tecnologias em suas embalagens, a exemplo, os QR Codes.

Em geral, essas embalagens modernas já dispensam rótulos ou adesivos, tendo suas artes impressas diretamente no material e esses dispositivos agregam uma conectividade útil em diversos aspectos.

Em outras palavras, o QR Code pode ajudar tanto operacionalmente, no rastreamento do produto, como comercialmente.

Dessa forma, possibilita informar e comunicar o cliente sobre o conteúdo da embalagem, assim como descartá-la corretamente.

Transporte limpo

O uso de transporte limpo e sem emissão de CO2 é sem dúvidas uma das tendências mais promissoras da logística sustentável, e já é realidade para muitos negócios.

Em grandes centros urbanos, é possível se deparar com entregadores de bike, patinetes e até mesmo a pé em seus trajetos.

Fora os benefícios ambientais, esses modais costumam também proporcionar mais agilidade, praticidade e eficiência nas operações de last mile, além de agregarem valor à imagem e ao posicionamento dessas marcas.

Lockers inteligentes

Uma outra solução em alta e que tem relação direta com o conceito de logística sustentável é o uso de lockers inteligentes.

Na prática, são hubs estratégicos — geralmente instalados próximo ou nos centros urbanos — que contam com armários, que possibilitam a coleta e distribuição de produtos mais rapidamente aos seus destinos.

Isso significa, uma forma de otimizar a distribuição reduzindo os trajetos e a necessidade de uma armazenagem convencional, como CDs, depósitos e armazéns. 

Além disso, por estarem localizados mais próximos dos clientes, as entregas podem ser realizadas muito mais rápidas e por modais limpos, como os que destacamos no tópico anterior.

ACESSE O EBOOK: Guia Completo sobre Armários Inteligentes

Automação de processos

Hoje, graças ao advento de novas soluções tecnológicas, diversos processos logísticos podem ser automatizados, desde a armazenagem até o transporte.

Logo, soluções como rastreamento de cargas, gestão de estoques, Inteligência Artificial, IoT, entre outros exemplos, podem não somente otimizar suas operações, como também reduzir necessidades de recursos e pessoas.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância da logística sustentável nas empresas.

Como bem vimos, além de assumirem um compromisso socioambiental fundamental nos dias de hoje, esses negócios também podem agregar inúmeros benefícios práticos à sua imagem e gestão.

E aí, gostou das dicas? Acredita no papel da logística sustentável como fator de transformação do setor? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e ajude a incentivar esse debate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×