O que é mais vantajoso para a sua logística de entrega, frete CIF ou FOB?

Frete CIF ou frete FOB

CIF e FOB são modelos de contratação de fretes para todo tipo de transporte, seja aéreo, cabotagem, rodoviário e marítimo. Eles também são usados para fazer diferentes tipos de trocas.

É importante que, antes de fechar um dos dois tipos de frete, o comprador saiba qual a modalidade de frete se encaixa melhor para o modelo de negócio e produto.

Conheça os 8 principais conceitos que você precisa saber para a logística do seu e-commerce!

CIF – Cost, Insurance and Freight

A tradução do significado da sigla CIF é “custo, seguros e frete”.

Isso quer dizer que no valor do produto já está embutido os custos do produto, os custos de seguros e o frete. Dessa maneira, não é necessária a contratação do frete a parte por conta do cliente.

Nesse tipo de frete todos os riscos ficam por conta da empresa fornecedora, pois o frete é pago na origem. Isso significa que o vendedor precisa garantir a segurança da mercadoria.

FOB – Free on Board

A tradução da sigla FOB significa “livre a bordo”.

Diferente do frete CIF, no frete FOB o produto vendido está livre de frete, sendo assim o valor do frete do produto não está incluso em seu valor.

Quando a carga é embarcada, o fornecedor não tem mais obrigações específicas mediante a movimentação daquele pedido. A partir desse momento o comprador passa a ser o responsável por resolver qualquer problema ou a pagar possíveis impostos que venham a surgir.

Saiba mais: Logística para e-commerce: os 8 conceitos mais importantes

Qual a principal diferença entre o frete CIF e o Frete FOB?

A principal diferença entre esses dois tipos de frete é o momento em que a cobrança é realizada, de custos, seguro e risco do frete. No frete CIF, o fornecedor é o responsável pela segurança da mercadoria até chegar ao destinatário. No frete FOB, quem contrata o serviço de entrega é o responsável pelos custos de segurança da mercadoria.

Vantagens do frete CIF e FOB

CIF

De maneira geral o frete CIF é muito vantajoso para quem faz a compra de um produto, pois oferece bastante praticidade e conforto. É uma forma confiável de receber mercadorias, e com segurança. A vantagem para o vendedor, é que os compradores são mais receptivos com esse modelo de frete.

FOB

O frete FOB é demasiadamente vantajoso para quem faz a venda, pois conta com um nível menor de responsabilidade, a qual acaba no momento que o produto é embarcado. Esse tipo de frete também possui vantagem para compradores que contam com sua própria estrutura logística para transporte.

Empresas que oferecem os dois tipos de modelo, contam com a positividade de quem compra pela versatilidade oferecida.

Leia também: Logística para e-commerce: Como melhorar a performance?

A HandOver facilita a logística da sua empresa

A HandOver é uma plataforma digital onde as pessoas podem alugar lockers que atuam como guarda-volumes inteligentes, pontos de entrega, retirada e troca de produtos.

A startup oferece a solução transit point, que inclui uma estratégia de logística de entrega e distribuição, que possibilita o com os lockers mais próximos dos clientes, atuando como pontos de trânsito na logística last mile de e-commerce, empresas de logística, varejo físico.

Saiba mais: [EBOOK] Reduza seus custos logísticos: 5 dicas + bônus

O armário instalado em pontos estratégicos na cidade, recebe produtos de um Cross Docking, e uma empresa de logística faz as entregas aos clientes finais .

Você quer conversar com um especialista HandOver para analisar a sua demanda?

There is 1 comment
  1. […] Durante as suas pesquisas para otimizar a sua logística, é capaz que você se depare com essas siglas: CIF e FOB.  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×