Dar a devida atenção a aspectos logísticos traz grandes vantagens para empresas de diferentes segmentos, e aqui também ganha destaque a chamada logística reversa.
Quando feita de maneira adequada, você consegue reduzir custos, contar com processos mais eficientes e ainda contribui para a satisfação de seus clientes.
E, para te ajudar a compreender mais sobre o que é a logística reversa e como realizá-la com eficiência, foi que preparamos este conteúdo.
Leia antes: Armários Inteligentes: o que são? Como e onde usar?
Nele, vamos conversar sobre seu conceito, suas etapas, vantagens e estratégias que vão te ajudar a fazê-la da maneira apropriada.
Então, continue conosco até o final e faça uma ótima leitura.
O que é a logística reversa?
Esse é um conceito que se tornou mais popular a partir de 1990.
Sua preocupação central era mais voltada para a questão ambiental, ou seja, os impactos que empresas causavam no meio ambiente.
A logística reversa era ponto de atenção, principalmente, para aqueles que comercializavam, por exemplo:
- produtos hospitalares;
- agrotóxicos;
- baterias;
- pilhas;
- remédios;
- embalagens de produtos químicos;
- lâmpadas fluorescentes;
- óleos e lubrificantes;
- eletrônicos.
Isso porque descartar de maneira inadequada esses materiais poderia causar sérios danos ao planeta.
Por conta disso, a logística reversa veio para facilitar o retorno desses itens para o fabricante, tornando possível o descarte adequado.
Sendo assim, começou a existir uma crescente busca por meios que permitissem a implementação da logística reversa, tornando possível, até mesmo, a reciclagem de muitos desses materiais.
Porém, atualmente ela pode ser pensada nos mais diferentes contextos. Afinal, se na logística habitual o cuidado é fazer com que um produto chegue ao cliente com o mínimo de custos e o máximo de rapidez, na logística reversa o foco é fazer com que o item retorne ao fornecedor.
E isso também pode ser aplicado em seu e-commerce, principalmente quando se trata de:
- trocas;
- devoluções;
- reparos de mercadorias.
Sendo assim, buscar maneiras de utilizá-la com mais eficiência vai contribuir para reduzir a insatisfação que fez com que os produtos retornassem à sua empresa.
Quais as etapas que a logística reversa costuma seguir?
Nesse contexto, pode-se pensar na logística reversa em três etapas diferentes, visando uma melhor estruturação e simplificação da maneira como um item retorna ao seu fabricante.
Primeira etapa
Aqui, devolve-se o produto – ou mesmo a embalagem, como de agrotóxicos, por exemplo – ao revendedor ou distribuidora.
Segunda etapa
Neste momento, a devolução é feita para quem realizou a importação ou ao fabricante da mercadoria.
Terceira etapa
Nesta última etapa, a devolução é feita para o responsável em reciclar, reutilizar ou fazer o descarte da maneira devida.
Em seu e-commerce, como você faz a venda diretamente para o consumidor final, sua preocupação será em realizar apenas duas dessas etapas.
Ou seja, receber dos seus clientes e repassar para seus revendedores, distribuidores, fabricantes ou responsáveis em descartar, consertar, reciclar ou fazer o reuso do item.
Saiba mais sobre a última milha das entregas: A última milha das entregas: o que lockers podem fazer por ela?
Por que é vantajoso contar com ela em sua empresa?
Bem, inicialmente para que seja falado sobre as vantagens de se estruturar a logística reversa, é importante pensar nos motivos que fizeram seus clientes devolver suas respectivas mercadorias.
Geralmente isso se dá por conta de:
- defeitos de fabricação;
- inadequação dos produtos por falta de informações;
- problemas na qualidade dos materiais, dentre outros.
Ou seja, problemas que afetam a experiência do usuário ao contar com os seus serviços.
Nesse sentido, a gente sabe que as negociações do e-commerce ocorrem de forma diferente daquelas feitas em lojas físicas.
E isso se dá principalmente em relação à maneira como se geram as expectativas.
Por exemplo, ao realizar uma compra, ele não terá o produto no mesmo momento.
Também o fato de não poder tocá-lo e observá-lo de perto, poderá fazer com que idealize que o item seja diferente do que realmente é.
E, quando existem problemas, o mínimo que a empresa pode fazer é evitar que as situações sejam desconfortáveis e possíveis de causar insatisfações maiores. Para isso, basta adotar práticas de logística reversa que agilizem e simplifiquem esses processos.
Sabendo disso, você sabia que existem alternativas para isso?
Quais estratégias você pode usar e que vão te ajudar a realizar uma logística reversa eficiente?
A primeira delas é disponibilizar canais em seus ambientes virtuais que permitam fácil acesso à comunicação.
Dessa forma, você conseguirá com que seus clientes tenham acesso às orientações que precisa para saber o que deverá ser feito. Assim, o produto retornará corretamente ao seu estabelecimento.
Porém, devido às questões de tempo e problemas no deslocamento até a transportadora, podem surgir dificuldades para que se realize o envio destas mercadorias por meio de um serviço de entregas comum.
Nesse contexto, contar com smart lockers tem se mostrado uma estratégia eficiente para lidar com situações como essas.
Eles consistem em um conjunto de armários que ficam em lugares estratégicos e que podem ser usados para a entrega ou devolução de mercadorias.
Contam com serviço inteligente de segurança que garante acesso aos compartimentos apenas para quem tem autorização.
Sendo assim, eles são muito eficientes quando se trata de agilizar as atividades do seu e-commerce no que diz respeito à logística reversa.
Além disso, permitem que você possa aumentar o número de entregas que sua empresa realiza.