Logística Integrada: os benefícios desse modelo de operação para a sua empresa

Devido à velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem cresce a competitividade das empresas, e as transportadoras precisam criar meios de se adaptar para atender de forma eficiente as necessidades do mercado.

Os processos precisam ser rápidos, com qualidade, econômicos e fornecer uma boa experiência ao cliente. É frente a essa situação que a logística integrada se destaca sendo um diferencial competitivo para as empresas.

O que é a logística integrada?

Por um tempo o conceito de logística englobava somente atividades direcionadas ao armazenamento e ao transporte de mercadorias e produtos. Mas, com o crescimento de necessidades do mercado, o conceito antes limitado a duas atividades se ampliou e atualmente envolve muito mais funções dentro de uma empresa.

Foi notada a necessidade de uma interação maior entre os fornecedores, produtos e clientes. Dessa maneira, com a ajuda da tecnologia a interação mais direta entre essas partes se tornou possível. Surgindo então a logística integrada, a qual trabalha em conjunto com outras áreas, levando em consideração muito mais fatores antes de definir e desempenhar suas atividades.

A logística integrada como o próprio nome já sugere é a integração de todos os processos que a envolvem, desde a compra do produto até a entrega efetiva do produto ao consumidor final. O resultado dessa integração é justamente uma gestão ampliada, e que possui um controle mais abrangente de todos os processos relacionados com a logística. 

Áreas de atuação da logística integrada

Para fazer a logística integrada funcionar em sua empresa, o gestor precisa primeiramente entender em quais áreas e aspectos ela deve ter atuação. As atividades desse setor são normalmente separadas em três grupos, considerados como principais, são eles:

  • Logística Inbound: tem relação com o fluxo de entrada de mercadorias. Nesse grupo as relações com fornecedores e transportadoras, recebimento, descarga e armazenamento acontecem com frequência. Dessa maneira entende-se que é curso do produto desde o fornecedor até chegar ao armazém da empresa.
  • Logística industrial: é responsável por toda a movimentação interna da mercadoria. Tais como o abastecimento das linhas de produção e o controle dos fluxos internos do armazém e dos estoques.
  • Logística outbound: estão relacionados com o fluxo de saída do produto acabado, assim como a separação do material, planejamento de rotas, contratação de transportadoras e toda a parte de distribuição, até que a mercadoria chegue ao cliente final.

Saiba mais: Conheça a diferença entre a logística Inbound e Outbound

Principais benefícios da logística integrada para as empresas

Ter eficiência e agilidade em processos internos mostra que a empresa tem controle do seu fluxo logístico. Isso acontece com a organização de todas as atividades dos setores da instituição de maneira igualmente otimizada, desde a matéria prima até a distribuição. Pois existem alguns benefícios consideráveis para adotar a logística integrada em sua empresa.

Conheça os principais benefícios desse modelo de logística:

  • Disposição e coordenação adequada de todos os processos;
  • Trabalho rápido do setor de produção;
  • Organização eficaz e de forma inteligente;
  • Confiança das informações;
  • Sistematização dos processos;
  • Redução de custos dos processos de logística;
  • Redução dos desperdícios;
  • Tempo hábil para a movimentação de itens.
  • Vantagem competitiva;
  • Diminuição de riscos;
  • Aperfeiçoamento da gestão;
  • Aumento dos lucros.

Saiba mais: Entenda como um galpão logístico e armários inteligentes geram benefícios na logística

Melhore a logística da sua empresa com a ajuda da HandOver

A HandOver é uma plataforma digital onde as pessoas podem alugar lockers que atuam como guarda-volumes inteligentes, pontos de entrega, retirada e troca de produtos.

Esse modelo de negócio vem ajudado muitas empresas a conseguir entregas mais rápidas e que geram conforto ao cliente final, pois ele escolhe onde e quando retirar o produto. Possuir logística integrada facilita muito a distribuição e o fluxo interno de mercadorias, além de render mais lucros para a empresa.

Conheça mais sobre a HandOver e sua especialidade em logística com lockers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×