Devido à velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem cresce a competitividade das empresas, e as transportadoras precisam criar meios de se adaptar para atender de forma eficiente as necessidades do mercado.
Os processos precisam ser rápidos, com qualidade, econômicos e fornecer uma boa experiência ao cliente. É frente a essa situação que a logística integrada se destaca sendo um diferencial competitivo para as empresas.
Leia também: Logística para e-commerces: os 8 conceitos mais importantes
O que é a logística integrada?
Por um tempo o conceito de logística englobava somente atividades direcionadas ao armazenamento e ao transporte de mercadorias e produtos.
Mas, com o crescimento de necessidades do mercado, o conceito antes limitado a duas atividades se ampliou e atualmente envolve muito mais funções dentro de uma empresa.
Foi notada a necessidade de uma interação maior entre os fornecedores, produtos e clientes.
Dessa maneira, com a ajuda da tecnologia a interação mais direta entre essas partes se tornou possível.
Surgindo então a logística integrada, a qual trabalha em conjunto com outras áreas, levando em consideração muito mais fatores antes de definir e desempenhar suas atividades.
A logística integrada como o próprio nome já sugere é a integração de todos os processos que a envolvem, desde a compra do produto até a entrega efetiva do produto ao consumidor final.
O resultado dessa integração é justamente uma gestão ampliada, e que possui um controle mais abrangente de todos os processos relacionados com a logística.
Áreas de atuação da logística integrada
Para fazer a logística integrada funcionar em sua empresa, o gestor precisa primeiramente entender em quais áreas e aspectos ela deve ter atuação. As atividades desse setor são normalmente separadas em três grupos, considerados como principais, são eles:
- Logística Inbound: tem relação com o fluxo de entrada de mercadorias. Nesse grupo as relações com fornecedores e transportadoras, recebimento, descarga e armazenamento acontecem com frequência. Dessa maneira entende-se que é curso do produto desde o fornecedor até chegar ao armazém da empresa.
- Logística industrial: é responsável por toda a movimentação interna da mercadoria. Tais como o abastecimento das linhas de produção e o controle dos fluxos internos do armazém e dos estoques.
- Logística outbound: estão relacionados com o fluxo de saída do produto acabado, assim como a separação do material, planejamento de rotas, contratação de transportadoras e toda a parte de distribuição, até que a mercadoria chegue ao cliente final.
Saiba mais: Conheça a diferença entre a logística Inbound e Outbound
Principais benefícios da logística integrada para as empresas
Ter eficiência e agilidade em processos internos mostra que a empresa tem controle do seu fluxo logístico. Isso acontece com a organização de todas as atividades dos setores da instituição de maneira igualmente otimizada, desde a matéria prima até a distribuição. Pois existem alguns benefícios consideráveis para adotar a logística integrada em sua empresa.
Conheça os principais benefícios desse modelo de logística:
- Disposição e coordenação adequada de todos os processos;
- Trabalho rápido do setor de produção;
- Organização eficaz e de forma inteligente;
- Confiança das informações;
- Sistematização dos processos;
- Redução de custos dos processos de logística;
- Redução dos desperdícios;
- Tempo hábil para a movimentação de itens.
- Vantagem competitiva;
- Diminuição de riscos;
- Aperfeiçoamento da gestão;
- Aumento dos lucros.
Melhore a logística da sua empresa com a ajuda da handover
A handover é uma plataforma digital onde as pessoas podem alugar lockers que atuam como guarda-volumes inteligentes, pontos de entrega, retirada e troca de produtos.
Esse modelo de negócio vem ajudado muitas empresas a conseguir entregas mais rápidas e que geram conforto ao cliente final, pois ele escolhe onde e quando retirar o produto. Possuir logística integrada facilita muito a distribuição e o fluxo interno de mercadorias, além de render mais lucros para a empresa.
Conheça mais sobre a handover e sua especialidade em logística com lockers!