CIF e FOB são modelos de contratação de fretes para todo tipo de transporte, seja aéreo, cabotagem, rodoviário e marítimo. Eles também são usados para fazer diferentes tipos de trocas.
É importante que, antes de fechar um dos dois tipos de frete, o comprador saiba qual a modalidade de frete se encaixa melhor para o modelo de negócio e produto.
Conheça os 8 principais conceitos que você precisa saber para a logística do seu e-commerce!
CIF – Cost, Insurance and Freight
A tradução do significado da sigla CIF é “custo, seguros e frete”.
Isso quer dizer que no valor do produto já está embutido os custos do produto, os custos de seguros e o frete. Dessa maneira, não é necessária a contratação do frete a parte por conta do cliente.
Nesse tipo de frete todos os riscos ficam por conta da empresa fornecedora, pois o frete é pago na origem. Isso significa que o vendedor precisa garantir a segurança da mercadoria.
FOB – Free on Board
A tradução da sigla FOB significa “livre a bordo”.
Diferente do frete CIF, no frete FOB o produto vendido está livre de frete, sendo assim o valor do frete do produto não está incluso em seu valor.
Quando a carga é embarcada, o fornecedor não tem mais obrigações específicas mediante a movimentação daquele pedido. A partir desse momento o comprador passa a ser o responsável por resolver qualquer problema ou a pagar possíveis impostos que venham a surgir.
Qual a principal diferença entre o frete CIF e o Frete FOB?
A principal diferença entre esses dois tipos de frete é o momento em que a cobrança é realizada, de custos, seguro e risco do frete. No frete CIF, o fornecedor é o responsável pela segurança da mercadoria até chegar ao destinatário. No frete FOB, quem contrata o serviço de entrega é o responsável pelos custos de segurança da mercadoria.
Vantagens do frete CIF e FOB
CIF
De maneira geral o frete CIF é muito vantajoso para quem faz a compra de um produto, pois oferece bastante praticidade e conforto. É uma forma confiável de receber mercadorias, e com segurança. A vantagem para o vendedor, é que os compradores são mais receptivos com esse modelo de frete.
FOB
O frete FOB é demasiadamente vantajoso para quem faz a venda, pois conta com um nível menor de responsabilidade, a qual acaba no momento que o produto é embarcado. Esse tipo de frete também possui vantagem para compradores que contam com sua própria estrutura logística para transporte.
Empresas que oferecem os dois tipos de modelo, contam com a positividade de quem compra pela versatilidade oferecida.
Leia também: Logística para e-commerce: Como melhorar a performance?
A Handover facilita a logística da sua empresa
A handover é uma plataforma digital onde as pessoas podem alugar lockers que atuam como guarda-volumes inteligentes, pontos de entrega, retirada e troca de produtos.
A startup oferece a solução transit point, que inclui uma estratégia de logística de entrega e distribuição, que possibilita o com os lockers mais próximos dos clientes, atuando como pontos de trânsito na logística last mile de e-commerce, empresas de logística, varejo físico.
O armário instalado em pontos estratégicos na cidade, recebe produtos de um Cross Docking, e uma empresa de logística faz as entregas aos clientes finais .
Você quer conversar com um especialista handover para analisar a sua demanda?