Skip to main content

É evidente que a maneira em que as compras são feitas muda a cada dia. As vendas físicas já foram a única opção, e então as vendas por telefone, e finalmente a venda online com a chegada do e-commerce. 

Mas essa não foi a última vez que as vendas se atualizaram. Dentro do e-commerce, várias atualizações e termos surgem quase que diariamente.

Leia também: Logística para e-commerces: os 8 conceitos mais importantes – Handover 

Agora, por exemplo, estamos presenciando uma nova geração, o surgimento e ascensão do q-commerce. Ainda não sabe o que é o q-commerce? Continue a leitura, que nesse artigo, a gente vai te explicar.

Afinal, o que é q-commerce?

Q-commerce é a abreviação de Quick commerce. Que por sua vez, se traduzirmos para o português, seria algo como comércio eletrônico rápido. E, evidentemente, suas principais características são a agilidade e velocidade.

O q-commerce, conceitualmente, não é algo que realmente foi inventado agora, mas o termo começou a ser propagado recentemente. Afinal, o  comércio eletrônico vem em uma tendência de reduzir constantemente o tempo de entrega.

Mas o quick commerce vai além, e tem isso como princípio. Podemos exemplificar bem com o modelo de delivery de alimentos, no qual esse conceito se baseia. Até porque, quando fazemos um pedido de um lanche, é esperado receber em alguns minutos.

Então, a questão que o q-commerce traz é:  por que esse recurso não pode ser aplicado a entrega de produtos no e-commerce?

Por que considerar o q-commerce para o meu negócio?

Uma das mudanças mais notórias nas vendas nos últimos anos foi a de colocar o consumidor no centro (o customer centric). E, pensando em como as pessoas estão cada vez mais focadas em otimizar tempo, essa deve ser uma das prioridades para um negócio obter sucesso com os seus clientes.

Outro fator importante a se observar, é a concorrência. Pois, por se tratar de uma tendência de mercado, é provável que seus concorrentes, se já não estão na modalidade, estejam em breve. 

E, se o seu cliente procurar um produto no site ou APP da sua loja e comparar o mesmo produto ou um similar com uma entrega em menos de uma hora, a escolha vai ser fácil para ele.

Diferenças entre q-commerce e e-commerce

Apesar do quick commerce ser uma categoria dentro do próprio e-commerce, existem algumas diferenças entre um e-commerce comum e o q-commerce. 

No e-commerce comum uma entrega, considerada rápida é de 3 a 5 dias, enquanto no q-commerce essa entrega seria de 30 minutos.

O transporte também costuma ser diferente nos dois cenários, sendo mais comum o uso de carros e caminhões no modelo comum, enquanto no quick commerce é comum o uso de motos e bicicletas.

Em se tratando do consumidor, o benefício oferecido no e-commerce normalmente são descontos, já para o novo modelo é a velocidade.

Como transformar meu e-commerce em um q-commerce

Estabelecidas as diferenças entre esses dois tipos de comércio eletrônico, já podemos ter uma ideia de que prioridades devem ser mudadas e que setores trabalhar para que isso aconteça.

O setor logístico precisa virar uma prioridade altíssima para que essa estratégia funcione. A preocupação com a last mile também deve ter uma atenção especial.

Além disso, aqui vão algumas dicas para transformar seu e-commerce em um q-commerce:

  • Monitorar constantemente seu estoque, para que não hajam faltas, que podem gerar atrasos;
  • Estoque mais enxuto de variedades, mas completo em quantidade e qualidade de itens;
  • Diversificação logística, com opções de terceirização de logística ou crowdshipping, por exemplo;
  • Trabalhar com micro hubs logísticos em pontos estratégicos da cidade;
  • Opções como dark stores para maior capilaridade logística;
  • Por último, mas não menos importante, estar alinhado com as expectativas do cliente

O futuro das vendas online

Os clientes já esperam cada vez mais conveniência, e as lojas online têm percebido isso e priorizando cada dia mais entregas mais rápidas.

Já podemos perceber isso acontecendo com grandes players do varejo, como Magalu, Amazon, Americanas e Mercado Livre, por exemplo. E a tendência é que isso se estenda a lojas menores.

Sendo assim, deve-se começar a ficar de olho nessa tendência de q-commerce para não ficar para trás no mercado.

Quer saber como fazer entregas mais rápidas no seu e-commerce e transformá-lo em um q-commercde? Fale com a gente!