Muito se fala sobre as usabilidades – que são muitas – dos lockers inteligentes. Mas para entender exatamente a aplicabilidade dessa solução, é importante também, entender como funciona a tecnologia.
Se você ainda não conhece as funções do locker inteligente, recomendo começar por essa leitura: Locker inteligente: tudo que precisa saber sobre essa solução.
Por aqui, vamos falar mais sobre como funciona o armazenamento inteligente, para entender o porquê dessa solução ser tão versátil, para tantos tipos de negócios.
O que é um smart locker?
Para começar, vamos esclarecer o significado da palavra. O locker inteligente ou smart locker são armários inteligentes, geralmente construídos em estruturas metálicas de alta duração e resistência.
Esses lockers, podem possuir diversos tamanhos e quantidades de portas, de acordo com a necessidade de cada negócio.
Por exemplo, para condomínios, os lockers precisam seguir medidas estabelecidas pelos Correios. Isso porque os Correios possuem dimensões padrões de embalagens e caixas para a entrega de encomendas.
Já para logística, no transit point, o ideal é que os compartimentos sejam maiores. Com uma capacidade similar a do compartimento de uma bicicleta cargueira.
Para o click & collect, ou clique e retire, o ideal é ter tamanhos diversificados. Dessa forma, pode-se garantir o recebimento de variados tipos de produtos. Seja em pontos de retirada em lojas, em locais públicos ou shopping centers.
Pensando em indústrias, o modelo para utilizar como gestão de ativos, em geral, tem portas menores e todas do mesmo tamanho. Considerando que são itens muitos similares armazenados nos compartimentos. Além disso, uma funcionalidade ideal para esse cenário é a porta USB ou tomada no compartimento. Com ela é possível carregar o equipamento (tablet, celular, notebook), e o locker ainda garante a entrega do equipamento com maior carga para o usuário.
Como funciona o armazenamento no smart locker
Independente do cenário, o ideal para qualquer smart locker é que ele possua um acesso exclusivo de abertura do compartimento. Esse acesso pode ser por:
- QR code
- Senha
- Link
- RFID
Para os casos onde o locker será acessado apenas uma vez pelo entregador ou uma vez pelo entregador e outra pelo destinatário – ou seja, nas entregas em condomínios ou nas soluções para e-commerce (transit point e click & collect) – o ideal é que esse acesso seja, além de exclusivo, temporário.
Vamos a um exemplo prático, para ficar mais claro. No caso das entregas em condomínios, funciona da seguinte forma:
- O entregador digita o número do apartamento e insere o nome do morador;
- Escolhe o compartimento de tamanho mais adequado e deposita a encomenda;
- Fecha a porta e automaticamente uma mensagem é enviada ao morador;
- O morador usa o QR Code ou senha que recebeu por mensagem e abre a porta exata.
Dessa forma, é possível garantir que apenas o destinatário, ou alguém a quem ele confiou a encomenda, possa retirá-la.
No click & collect, acontece de maneira similar. O entregador também tem as informações do comprador e, ao depositar a compra no locker, esse comprador recebe uma notificação com o seu acesso para se dirigir ao locker e retirar sua encomenda.
E no caso das indústrias, a função de um acesso temporário é uma opção para materiais muito sensíveis ou que possuam um nível de rotatividade que faça sentido. E além dessa opção, também é possível gerar acessos permanentes, que podem ser por turno, setor, e o mais recomendado, por colaborador. Com o acesso exclusivo por colaborador é possível monitorar e saber por que e quando o equipamento esteve em uso.
Quem pode usar os lockers inteligentes?
Como vimos, os lockers são soluções que utilizam tecnologia, por isso pode gerar questões sobre acessibilidade. Principalmente para pessoas que não possuem muita afinidade com a tecnologia.
Mas os lockers são extremamente simples de usar, em geral, tudo que o usuário precisa fazer são um ou dois cliques na tela de interação e apontar o QR code para a câmera.
Para usuários que não costumam usar a tecnologia de QR code, uma maneira simples de explicar é que eles funcionam como um leitor de preço de mercado. Onde é só apontar o símbolo para a câmera e a porta correspondente irá abrir.
Por isso, é seguro dizer que qualquer pessoa pode usar o locker. E além dessa facilidade, os lockers podem ser personalizados e customizados, de maneira que o design e o sistema possam ser adaptados a qualquer realidade e qualquer necessidade especial.
Agora que você entendeu como funciona, agende uma conversa com um especialista e saiba como levar essa praticidade para o seu negócio!