Kaizen: como ele melhora a logística da empresa?

Kaizen: como ele melhora a logística da empresa?

O Kaizen é um termo que vem do japonês e significa método para melhoria contínua. Em suma, trata-se de uma filosofia que entra em vigor dentro da rotina de um empresário ou microempreendedor. 

Além disso, as técnicas não se limitam a vida profissional, mas também a pessoal com as relações familiares entre parceiros ou filhos. Vale ressaltar, entretanto, que o termo foi encontrado primeiramente dentro do espaço industrial. 

O seu criador, Masaaki Imai, argumentava que essas eram as estratégias cruciais para alcançar e chegar ao sucesso. Muitas empresas específicas começam a praticar essas técnicas e, mais tarde, se desenvolvem positivamente.

O pressuposto do professor que fez a criação das técnicas é de que os trabalhadores e marcas podem trabalhar e atuar em conjunto para melhorar as qualificações e, assim sendo, otimizar as vendas. 

Nesse caso, a responsabilidade da equipe entra para o setor coletivo que envolve não somente a empresa como também questões sociais e econômicas. Assim, visam a melhoria da sociedade como um todo, são contra a corrupção e outros fatores negativos. Abaixo, confira mais sobre o assunto!

Como aplicar o método Kaizen?

Voltado para melhoria contínua dos processos, o método Kaizen é a peça chave para qualquer empresa melhorar a disciplina, organização, ordem e limpeza de todas as fases do processo logístico.

Mas, como aplicar esses benefícios na empresa? Bom, com certeza ficará mais simples e dinâmico se utilizar os 5 “S” como checklist de todos os processos:

  • Seiri: elenca as opções entre útil e inútil;
  • Seiton: consegue ordenar aquilo que foi separado como útil e permite tomar uma melhor decisão sobre o que é inútil;
  • Seiso: mantém a organização e a limpeza dentro das etapas;
  • Seiketzu: cuida da higiene no ambiente profissional, mas também se preocupa com o que toca o ambiente pessoal;
  • Sheitzuke: promove a disciplina e a contenção visando sempre a maior produtividade.

Com isso, é possível aplicar os benefícios que englobam esse método em diversas áreas e melhorar ainda mais a produção e direcionamento da empresa. Veja a seguir!

Kaizen ajuda a evitar o desperdício

O primeiro passo para começar a aplicar as técnicas do Kaizen é evitar o desperdício dentro de todas as funções da marca. Em suma, uma grande parcela do que jogamos fora pode ser reutilizado de forma lucrativa. 

Além disso, dentro dessa questão, fatores ambientais também fazem toda a diferença. Com o planeta terra em pleno aquecimento global, é necessário aprender a reutilizar e reciclar para garantir um espaço saudável para os seres humanos nos próximos séculos. 

Por isso, cuidar do meio ambiente vai além de questões ambientais, ou seja, se aproxima das questões éticas, morais e até mesmo de economia. Além disso, reciclar e reutilizar faz com que a empresa tenha um retorno sobre os materiais que comumente são jogados fora. 

Simplificar as tarefas

Com um ambiente devidamente organizado e distribuído por departamentos, utilidade de funções e prioridades, as tarefas se tornam mais dinâmicas e é exatamente isso que o método Kaizen proporciona.

Conhecê-lo e aplicá-lo é essencial para que uma empresa se torne mais saudável e ativa aos olhos de todos. Para isso:

  • crie e fortifique líderes para cada etapa de produção;
  • desenvolva ainda mais os valores pessoais;
  • escolha o que é prioridade entre os itens, mas não esqueça do segundo plano.

Priorizar os seres humanos

Quando o indivíduo se sente à vontade para trabalhar, ele trabalha mais e tem uma produção maior. Então, o método Kaizen prevê que o espaço de atuação deve ser limpo, bem arejado e de qualidade.

Então, o colaborador não se sente pressionado para produzir, mas se sente confortável. Afinal, são as pessoas que fazem as empresas, não o oposto. Então, pessoas felizes e satisfeitas, fazem com que a marca cresça. 

É importante que o empregador pense no lado dos trabalhadores e não somente no lucro. Nesse caso, as empresas que aplicam o Kaizen valorizam as profissões e querem que o profissional esteja sempre crescendo dentro do ambiente. 

Conclusão

O Kaizen é para empresas, principalmente indústrias, que estão interessadas em melhorias de modo geral, e para isso também é importante cuidar bem da gestão de ativos.

Quer entender como a gestão de ativos pode trazer melhorias? Leia Gestão de Ativos mais eficiente: inovação para armazenamento e entenda como implementar essa atividade estratégica na sua empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×