Um dos principais desafios na hora de montar uma loja virtual continua sendo encontrar formas de otimizar a performance e a logística para e-commerce.
Implantar uma logística realmente eficiente é um assunto que ainda traz muitas dúvidas. Acompanhe a seguir algumas dicas.
Leia antes: Logística para e-commerces: os 8 conceitos mais importantes
Dicas de logística para e-commerce
Leve em consideração todas as etapas do processo
De nada adiantará o produto ser excelente se o seu e-commerce não tiver em estoque a quantidade suficiente, ou não puder entregá-lo dentro de um prazo razoável.
A facilidade que o cliente tem para se comunicar com a marca também é muito importante em todo o processo de compra.
Além disso, é preciso ter um controle rigoroso de tudo o que chega e sai da loja, para que não haja nenhum problema com as encomendas a serem entregues.
Classifique os produtos
Quem trabalha com mais de um tipo de produto (sejam bens ou serviços), deve criar uma classificação para tornar os itens de fácil reconhecimento pelo cliente, principalmente se tratando de logística para e-commerce.
Existem diversas variáveis que devem ser levadas em consideração nessa hora, tais como:
- Faixa de preço;
- Tipo de produto: Linhas do produto, se é mercadoria de luxo, em promoção, etc;
- Tipo de marca: Se é ocasional, reconhecida, se estará disponível em série, etc.
Isso deve ser feito porque todo produto tem um ciclo de vida próprio. Há aqueles que precisam ser comprados com frequência (como alimentos), aqueles que têm vendas periódicas, e os mais elaborados, que precisam de estudo e comparação antes de serem adquiridos.
Enquanto algumas mercadorias são vendidas de forma rápida, outras não têm a mesma saída.
Por isso, preços, características, linhas de produtos a venda, descontos e queima de estoque devem constar no sistema de logística para e-commerce da empresa, e serem atentamente considerados.
Leia também: Quais benefícios a terceirização logística pode trazer para o seu negócio?
Faça a gestão do estoque
Com uma startup de logística é possível atender, de forma contínua, toda a demanda do e-commerce.
Então, faça a organização e distribuição do estoque da loja, acompanhe o local onde está armazenado o produto e tenha a confirmação de uma entrega assim que a encomenda chegar ao destino.
Saiba mais: [CALCULADORA] Simule a sua redução de custos logísticos
Entrega via Lockers inteligentes
Os lockes inteligentes viraram tendência nos Estados Unidos e na Europa, e estão chegando ao Brasil para ajudar na logística para e-commerce de entregas de mercadorias das lojas físicas e virtuais.
O principal objetivo do locker é otimizar a entrega de mercadorias através de pontos estratégicos da cidade (locais públicos, como shoppings e estações).
Ou seja, ao invés do cliente esperar em casa pelo produto, poderá buscá-lo em um desses locais definidos pela empresa.
Leia também: Lockers inteligentes com Cross Docking e os benefícios na operação do cliente
Com startups de logística para e-commerce e apoio da Handover é possível melhorar a performance do seu negócio
A Handover é responsável por uma criação diferenciada de lockers e, sendo uma das principais startups de logística, traz consigo algo inovador, com o objetivo de revolucionar um conceito já existente, gerando conforto, autonomia e confiança no serviço oferecido.
O sistema de aluguel do locker é seguro, prático e muito rápido. Por meio do guarda-volumes da HandOver é possível depositar e retirar mercadorias de forma mais flexível, e sem transtornos, como frete ou horários incompatíveis.
A locação do LockerBox pode ser feita por hora, dia e até por mês. Isso vai depender da necessidade de cada cliente.
Artigo produzido por HandOver.