Lockers inteligentes como Cross Docking para Logística Last Mile e os benefícios na operação do cliente

Cross Docking para Logística Last Mile
O mundo da logística e operações de mercadorias têm ganhado cada vez mais possibilidades, tanto para melhor experiência do cliente quanto otimizações para a empresa. Dentre algumas medidas inovadoras, a HandOver vem conquistando espaço no mercado por meio de lockers inteligentes operando em cross docking para logística last mile e operações de delivery.
Isso porque cada vez mais empresas têm investido em processos eficientes de armazenamento, transporte e entrega de produtos. O motivo principal para esse cuidado pode ser explicado pela fragilidade da segurança pública.
Visando entregas mais rápidas, com custos menores e atendendo a eficiência que o cliente espera e merece, as empresas estão adotando esse novo modelo de entrega nas operações de last mile: o Cross Docking, o qual consegue atender a todos os requisitos citados, além de funcionar como uma estratégia de negócio para as empresas.

Entenda como funciona a operação de Cross Docking na Logística Last Mile

Em português o termo Cross Docking significa cruzamento de docas. De maneira mais exemplificada e clara, o Cross Docking se trata de uma operação que envolve um processo logístico de entrega de produtos.
Na prática, a operação funciona da seguinte maneira: o e-commerce possui um centro de distribuição, onde os produtos ficam alojados. Um caminhão retira esses produtos no centro de distribuição e leva para um armazém menor (first mile), de onde serão retirados por colaboradores deste mesmo centro de distribuição logístico, os quais farão a entrega do produto na casa do cliente (last mile).

Qual a relação do cross docking com os lockers inteligentes da HandOver?

A operação Cross Docking já é usada por alguns e-commerces para otimizar o processo de entrega de seus produtos na operação de last mile, mas ainda é algo que nem todas as empresas conhecem. Funcionando como uma excelente estratégia de logística, para quem adota esse tipo de operação.
Uma solução em constante crescimento no Brasil são os lockers Cross Docking inteligentes da HandOver para logística last mile, também chamados de guarda-volumes inteligentes. Na prática, a HandOver entrega uma solução que viabiliza a distribuição, reduz custo, e aumenta a eficiência da entrega dos produtos por meio dos lockers.
O Cross Docking é o cruzamento de produtos por meio dos lockers da HandOver. O caminhão passa pela manhã nos lockers e deixa os produtos, os quais ficam armazenados por volta de algumas horas à espera do funcionário de bicicleta que fará a entrega direta para o cliente final.
Os lockers costumam ser distribuídos em pontos estratégicos da cidade, e dessa forma o e-commerce deixa o produto no locker escolhido pelo cliente no fechamento de sua compra ou de acordo com o procedimento adotado pelo Cross Docking.
Esse novo conceito de guarda-volumes reduz o tempo de entrega dos produtos adquiridos via internet, de forma segura e mais acessível para os consumidores. O locker é protegido com vigilância de câmeras 24 horas, além de contar com abertura via aplicativo e sistema de alarme.

Os benefícios do processo Cross Docking para a Logística Last Mile

É possível citar uma série de benefícios gerados pela implementação do locker com Cross Docking na logística last mile, tais como:
Otimiza o transporte e entrega de produtos;
Diminui os gastos com estoques;
Possibilita uma logística mais eficiente.
Com a expansão do mercado e ascensão de novas empresas, se manter à frente dos concorrentes é uma premissa para qualquer corporação que deseja se destacar e crescer.
Para tal, é essencial adotar estratégias que podem fazer toda a diferença nesse processo, como é o caso dos lockers inteligentes como Cross Docking.
Quer saber mais? Conheça a HandOver, uma plataforma digital que viabiliza o aluguel de lockers inteligentes que atuam como guarda-volumes, pontos de entrega, retiradas e trocas de produtos.
Artigo produzido por HandOver
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×