Skip to main content

Cada dia que passa, percebemos mais e mais players chegando no Brasil, mirando no alto consumo dos brasileiros, principalmente em itens de ticket médio baixo.

Já não é mais novidade que as plataformas asiáticas são as queridinhas dos brasileiros. Segundo a pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ|Ebit e Bexs, os sites asiáticos vendem para 2/3 dos consumidores digitais brasileiros.

Esse número, já tem assustado até os maiores varejistas brasileiros, como Magazine Luiza, Americanas e Via, por exemplo. E, se até os grandes estão se sentindo intimidados, o que será que os menores players podem fazer? 

Aqui vamos trazer algumas opções para aumentar essa competitividade com esses varejistas, continue a leitura para entender melhor. Boa leitura!

É possível competir com essas plataformas?

Não podemos afirmar aqui que competir com esses gigantes como AliExpress, Shopee e Shein é uma tarefa fácil. Mas certamente é possível para os varejistas brasileiros se posicionarem para não perderem todo seu público.

A primeira coisa que devemos observar é que, por maiores que sejam, essas plataformas têm pontos fracos, principalmente aos olhos dos consumidores. Vamos listar alguns deles:

  • Tempo de entrega: em caso de produtos que não são entregue por vendedores brasileiros, essa entrega pode demorar meses;
  • Confiabilidade: muitos consumidores ainda não confiam nessas plataformas para fazer suas compras, muitas vezes com medo que o produto não chegue;
  • Qualidade: vários dos produtos vendidos são feitos em grandes quantidades o que por muitas vezes pode deixar a desejar na qualidade;
  • Ticket médio: apesar do número de consumidores que utilizam essas plataformas, a maior parte dessas vendas é de produtos com um ticket baixo

Como usar esses pontos fracos a favor do seu negócio

Para que sua loja online se destaque em meio a esses grandes varejistas é preciso se sobressair aos pontos fracos, citados anteriormente. Ou seja, investir em produtos de qualidade, que entreguem uma confiança ao consumidor, com um ticket médio mais alto e fazer entregas rápidas.

Porém, se sua loja tem um nicho específico que vende os mesmos produtos que essas plataformas, esse desafio pode ser ainda maior. Porque o valor do produto e qualidade serão as mesmas.

O que resta fazer nesse cenário é investir em experiência do consumidor. Oferecer uma experiência personalizada e pessoal para o seu cliente pode garantir uma identificação e, consequentemente, a permanência desse cliente. 

Nesse caso, as entregas mais rápidas podem ser um grande diferencial também, que vai ter colocar na frente dessas plataformas.

Leia também: Same-day Delivery: conheça essa tendência logística! 

Entregas mais rápidas com armazenamento inteligente

Em conclusão, percebemos que a velocidade nas entregas é o diferencial ideal para qualquer tipo de negócio. Mas afinal, é possível oferecer uma entrega mais rápida sem repassar esse custo para o cliente?

Sim, é possível! Através do Storage Intelligence (ou armazenamento inteligente), é possível ter mais opções de entrega para os clientes da sua loja. 

Opções como o transit point, com mini hubs logísticos próximos aos centros urbanos que possibilitam entregas mais rápidas, com veículos menores. Ou o click & collect, onde o próprio cliente retira a sua compra em um locker.

Essas são opções para otimizar as entregas sem precisar gastar em grandes mudanças no seu sistema logístico, altos custos com centros de distribuição ou contratações para aumento de agilidade que poderiam gerar gastos que acabariam encarecendo o valor final do frete.

Quer saber como levar a inteligência em armazenamento para otimizar a logística e aumentar a competitividade da sua loja online? Fale com a gente!